Área Acadêmica
/
Estágio Curricular Obrigatório (ECO)

Estágio Curricular Obrigatório (ECO)

Publicado 8/11/2022, 11:34:33 AM, última modificação 8/18/2023, 12:11:13 PM

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO (ECO)

O ECO é uma disciplina do Curso e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando o estudante à sua futura atividade profissional para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientar o estudante na escolha de sua especialização profissional. Sua carga horária mínima é de 400 horas.

Para a realização do Estágio Curricular Obrigatório, o estudante deverá ter cumprido as disciplinas, no mínimo, até o 8º período, com aproveitamento, desde que a área do conhecimento de realização do estágio não implique em uso de conhecimentos ainda a serem adquiridos em disciplinas do 9º período. Neste caso, a realização do estágio só ocorrerá após o aluno ter cursado com aproveitamento a disciplina que seja base para um bom aproveitamento do estágio. Cada caso será julgado pela coordenação do curso, junto com responsável por estágios do curso e do Câmpus.

É necessário ressaltar que as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário devem estar relacionadas de forma clara com as áreas de atuação do Curso de Agronomia.

Calendário ECO 2023/2

1- Solicitação de estágio curricular obrigatório (ECO): FLUXO CONTÍNUO (sem data limite), mediante a apresentação dos seguintes documentos: 

  • Entrega do plano de estágio (clique aqui) ao PRAE. Responsabilidade do acadêmico e do orientador.
  • Geração do Termo de compromisso no SIE - Sistema Integrado de Estágios (https://estagio.utfpr.edu.br). Responsabilidade do RH da UCE (Unidade Concedente de Estágio) com a ajuda do acadêmico.

OBS: Caso a UCE não esteja cadastrada no SIE, a mesma deverá providenciar um dos seguintes documentos para cadastro:

  • Se a UCE for de Dois Vizinhos: Relatório Comprobatório de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho  (clique aqui);
  • Se a UCE for fora de Dois Vizinhos: Declaração Comprobatória de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho  (clique aqui).

Obs 1: Respeitar o prazo da data limite para solicitação de ECO. Ao longo do semestre, respeitar o prazo mínimo de entrega do plano de estágio de 15 dias antes do início do estágio obrigatório.

Obs 2: O estudante que planeja realizar ECO em empresa localizada longe de Dois Vizinhos deverá antecipar o trâmite dos documentos.

Obs 3:  EM HIPÓTESE ALGUMA O (A) ALUNO (A) PODERÁ INICIAR O ESTÁGIO ANTES DE RECEBER UM E-MAIL DO DEPEC CONTENDO AMBOS OS DOCUMENTOS ASSINADOS (PLANO DE ESTÁGIO E TERMO DE COMPROMISSO). As atividades realizadas sem que os documentos estejam assinados, inclusive pela universidade, não computam horas de estágio para o aluno e configura relação de trabalho entre aluno e empresa.

Defesas de ECO (semestre 2023/2):

  • 29/11/2023- Prazo máximo para entrega dos documentos (relatórios descritos abaixo), devidamente assinados por todos os envolvidos.
  • 06/12/2023 - Evento de Defesa de Estágio do Curso (auditório): caso o aluno(a) necessitar apresentar seu relatório de estágio em outra data fora do evento, por força maior, o mesmo deverá encaminhar uma justificativa assinada (aluno/orientador) ao e-mail do PRAE.
  •  13/12/2023 - Prazo máximo para entrega ao PRAE do Relatório Final corrigido com a anuência (ok) do orientador(a). Responsabilidade do acadêmico e do orientador.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE! Por força dos regulamentos de estágios da UTFPR e do Curso de Agronomia, o aluno(a) que não apresentar/defender seu estágio no mesmo semestre em que concluiu o mesmo, deverá, OBRIGATORIAMENTE, defender até o final do semestre seguinte, sob a pena de ser reprovado no mesmo e ter que realizar novo estágio.

 Documentos necessários para conclusão de ECO:

  • i) Relatório de Visita à Unidade Concedente de estágio (após 100 horas do início do estágio). (clique aqui).
  • ii) Relatório Parcial de Estágio - Supervisor (clique aqui).
  • iii) Relatório Parcial de Estágio - Estagiário (clique aqui).
  • iv) Modelo de Relatório Final (clique aqui).
  • v) Carta de Entrega de Documentos para Defesa de Estágio Curricular Obrigatório (clique aqui).

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Contatos:

Prof.  Gilmar Antônio Nava (PRAE do ECO)
E-mail: prae-coagr-dv@utfpr.edu.br

Telefone: (46) 99935-2393

Antes de procurar o PRAE verifique a documentação.

DEPEC - Departamento de Estágios e Cursos de Qualificação Profissional
Shelli Anne Basso Bernardi
E-mail: depec-dv@utfpr.edu.br
Telefone: (46) 3536-8939