Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/22/2018, 2:53:56 PM

Sobre o Curso

O curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, do Câmpus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-DV) tem por finalidade formar biólogos com sólida formação pedagógica, que além de atuar em todas as áreas de competência do biólogo constantes na legislação vigente no país, estarão plenamente capacitados a atuarem na docência e gestão educacional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional também estará apto a progredir em sua formação para atuar no ensino superior. Para alcançar o perfil profissional pretendido, o curso está estruturado de forma a inserir os acadêmicos nas etapas de produção do conhecimento, sua transmissão e socialização dos saberes científicos na comunidade interna e externa à universidade.

Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Ciências Biológicas pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. O curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, do Câmpus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-DV) tem por finalidade formar biólogos com sólida formação pedagógica, que além de atuar em todas as áreas de competência do biólogo constantes na legislação vigente no país, estarão plenamente capacitados a atuarem na docência e gestão educacional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional também estará apto a progredir em sua formação para atuar no ensino superior. Para alcançar o perfil profissional pretendido, o curso está estruturado de forma a inserir os acadêmicos nas etapas de produção do conhecimento, sua transmissão e socialização dos saberes científicos na comunidade interna e externa à universidade.
    2. Pesquisa: elaboração, coordenação e execução de projetos de pesquisa básica e aplicada.
    3. Prestação de serviços à comunidade: orientação, assessoramento e prestação de consultorias a empresas, fundações, autarquias, sociedades e associações de classe, no âmbito de sua especialidade. Realização de exames, perícias, emissão e assinatura de laudos técnicos e pareceres, de acordo com o currículo efetivamente realizado, conforme legislação vigente.

Ficha resumida do curso

Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.285 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Biólogo (Lei nº 6684/1979).
Habilitação e/ou ênfase e/ou núcleo
formador: Licenciado em Ciências Biológicas.
Início das Atividades: 2º semestre/2011

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução nº 176/10 COEPP,
de 09 de dezembro de 2010.

- Reconhecimento: Portaria MEC nº 496,
de 29 de junho de 2015.