Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/22/2018, 12:09:00 PM

Sobre o curso

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem por objetivo geral formar profissionais com conhecimento teórico e prático, inseridos no contexto socioeconômico e ambiental, aptos a desenvolver, executar e analisar projetos técnicos e científicos. Além de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelas diversas atividades humanas, adotando procedimentos capazes de prevenir, evitar, minimizar ou corrigir os impactos ambientais indesejáveis. Tendo a formação estruturada na gestão de recursos naturais, gestão ambiental, no saneamento ambiental, em fundamentos de economia e administração, geociências e fundamentos socioculturais no meio ambiente. 

Como objetivos específicos, o curso visa oferecer condições para a formação de um profissional e cidadão responsável, capaz de: Fazer uso de metodologias, técnicas, equipamentos e instrumentos visando identificar, diagnosticar, avaliar, mapear, mitigar e solucionar os diversos tipos de problemas e degradações ambientais;  Desenvolver, coordenar e supervisionar projetos de prevenção de problemas ambientais e recuperação do ambiente baseado nas exigências legais; Proporcionar orientações sobre as consequências das diversas ações humanas sobre o meio; Atuar de forma ética e crítica quanto aos paradigmas (conceitos, legislação, padrões) pertinentes às questões ambientais.

Perfil do egresso

Os egressos do curso superior em Engenharia Ambiental e Sanitária são profissionais voltados para uma visão sistêmica e holística, um cidadão-engenheiro, capazes de coordenar ações para promover o desenvolvimento ambiental, econômico e social, como preconizado pela Resolução/Parecer CNE/CES nº 2/2019. Tais profissionais se caracterizam por intervir em cenários que demandam soluções tecnológicas ambientais e sanitárias. Poderão atuar em organizações públicas, privadas, não governamentais e como profissionais liberais, sendo capazes de:

− Avaliar os impactos sócio-ambientais;

− Projetar sistemas de saneamento e gestão ambiental eficientes e inovadores;

− Implementar ações de saneamento e gestão ambiental;

− Gerenciar sistemas sanitários e uso racional de recursos naturais

Ficha resumida do curso 

Turno: Integral - Manhã e tarde
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4155h

Regime escolar: Seriado, com matrícula semestral
Estágio Curricular: 405 horas de estágio
Vagas por Semestre/ano: 44 semestrais
Titulação: Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária

Modalidade do curso: Curso regular de Engenharia - Modalidade Presencial
Início das atividades: 01/2009

Autorização e Reconhecimento

A autorização foi dada pela Resolução nº 88 de 12 de setembro de 2008 do COEPP
O curso foi reconhecido pelo MEC com conceito 4 – Portaria nº 217 de 28 de março de 2014 e 2018 recebeu nova avaliação e obteve o conceito máximo 5. 

Mudança de matriz curricular de Engenharia Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - RESOLUÇÃO COGEP/UTFPR Nº 213, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2022.