Estágio

Publicado 1/16/2018, 3:20:57 PM, última modificação 3/6/2023, 2:08:14 PM

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do Curso Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão, poderá ser obrigatório (de caráter curricular) ou não obrigatório (de caráter extracurricular). O ECS na UTFPR é regido pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Lei do estágio – (BRASIL, 2008) e pelo Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Bacharelado, dos Cursos Superiores de Tecnologia e dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da UTFPR - RESOLUÇÃO CONJUNTA COEMP/COGEP Nº 01/2020, DE 02 DE JUNHO DE 2020. 

O Estágio Obrigatório é uma unidade curricular, parte necessária para conclusão do curso. O não cumprimento da carga horária mínima ou a não obtenção do aproveitamento mínimo na avaliação final do estágio é fator limitante para conclusão do curso. Poderá solicitar matrícula em Estágio Obrigatório o estudante que esteja matriculado a partir do 7º período do curso. A restrição do período é necessária para garantir o efetivo aproveitamento do estágio, do ponto de vista pedagógico, além de potencializar o alcance dos objetivos do Estágio Obrigatório. As atividades de estágio serão coordenadas pelo Professor Responsável pela Atividade de Estágio – PRAE, definido pelo colegiado do curso. A matrícula na unidade curricular Estágio Obrigatório será realizada pelo Professor Responsável pela Atividade de Estágio – PRAE – em até 07 dias após o PRAE ser informado da assinatura completa do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e do Plano de Estágio (PE). A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias - DIREC, é responsável pela estrutura dos termos de convênio de estágio. 81O Estágio Obrigatório terá carga horária total mínima de 405 horas, podendo essa ser maior, sem limite máximo de carga horária. Salienta-se que, como definido na Lei do estágio, a carga horária semanal máxima do ECS não poderá ultrapassar os limites de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

Docente Responsável

Prof. Marcelo Bortoli
Contato e-mail: marcelobortoli@utfpr.edu.br
Contato WhatsApp: (49) 99928-5929
O professor responsável pela atividade de estágio atende com horário marcado. Agende seu horário clicando AQUI.

 ATENÇÂO ESTUDANTES

Segundo o artigo 39 do Regulamento:

Art. 39.  Ao aluno estagiário incumbe:

I.    Tomar conhecimento deste regulamento;
II.   Preencher, assinar e coletar assinaturas do orientador e do supervisor de estágio no Plano de Estágio e apresentá-lo ao PRAE, no prazo mínimo de 05 (cinco) dias úteis antes da data prevista para o início da atividade do Estágio;
III.  Assinar instrumento jurídico com a UCE, com interveniência da UTFPR, antes do início do estágio;
IV.  Acatar as normas da UCE;
V.   Respeitar as cláusulas estabelecidas no instrumento jurídico;
VI.  Apresentar ao Professor Orientador, os relatórios parciais de estágio (Estagiário e Supervisor), em prazo não superior a 6 meses de atividades.
VII. Para o Estágio Obrigatório e não Obrigatório, apresentar o relatório final de estágio e demais exigências de avaliação definidas pelo colegiado de curso.

Regulamento dos Estágios Supervisionados da UTFPR

Relatórios

Relatório de Visita à Unidade Concedente de Estágio
deve ser elaborado, obrigatoriamente, para os estágios do tipo obrigatório, após 100h de estágio

   .pdf   

Relatório Parcial de Estágio - Estagiário
relatório de acompanhamento de estágio, deve ser entregue pelo estagiário com periodicidade máxima de 6 meses

   .pdf   

Relatório Parcial de Estágio - Supervisor
relatório de acompanhamento de estágio, deve ser entregue pelo supervisor de estágio com periodicidade máxima de 6 meses

  .docx  

    .pdf   

Atividades de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico