Internacionalização
POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
A política de internacionalização da UTFPR disponibiliza distintas formas para capacitar seus estudantes de graduação, seja em instituições de ensino superior ou instituições de pesquisa no exterior, bem como receber estudantes de instituições internacionais parceiras em todos os seus campi. Na sequência são apresentadas três formas de modalidades de internacionalização:
1 - Mobilidade Estudantil internacional (MEI)
Entende-se por Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras parceiras da UTFPR, prevendo que a conclusão do curso se dê na UTFPR após seu retorno. A MEI não é um programa de transferência de curso ou de dupla diplomação.
EDITAIS ABERTOS
2 - Dupla diplomação
A dupla diplomação é o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante para estudo em instituições estrangeiras conveniadas, seguindo um Plano de Estudos previamente acordado entre as coordenações de curso, para então receber dois diplomas, de ambas as instituições.
3 - Cooperação internacional
Acordos de cooperação internacional são resultado de atividades desenvolvidas pelo Escritório Internacional, por departamentos acadêmicos, programas de pós-graduação, laboratórios, grupos de pesquisa ou mesmo por servidores individuais, e instituições parceiras.
d) Brasil França Agricultura (Brafagri)
O programa consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.
POLÍTICA LINGUÍSTICA
A política linguística tem por objetivo fornecer cursos de línguas estrangeiras modernas, aos estudantes e servidores da UTFPR, de maneira a habilitá-los à mobilidade internacional.
EDITAIS ABERTOS
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DE MOBILIDADE INTERNACIONAL
De modo geral, os estudantes que desejem se candidatar nos editais internos devem ter obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, em exame realizado a partir de 2009 (será considerada a maior nota caso o candidato tenha realizado o exame mais de uma vez); ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da missão de estudos; ter nível de proficiência exigida pelo edital específico; e não ter sido beneficiário de bolsa de estudos no exterior paga por agência pública de fomento brasileira. Porém, os editais internos de seleção podem estabelecer requisitos além desses, como curso, coeficiente de rendimento mínimo, participação em atividades como iniciação científica ou monitoria, entre outros.
EDITAIS ABERTOS
Ganhando o Mundo com a Ciência: Alberta
Período de candidaturas: Inverno: de 23 de agosto até 9 de setembro de 2025.
Verão: de 24 de setembro até 13 de novembro de 2025.
A Fundação Araucária divulga as Diretrizes da Universidade de Alberta (UAlberta).
Responsável:
Prof. Dr.: Eder da Costa dos Santos
E-mail: edersantos@utfpr.edu.br