Matriz Curricular
Publicado 2/14/2023, 8:18:02 PM, última modificação 2/14/2023, 8:41:30 PM
Relação de Unidades Curriculares (Matérias) Obrigatórias por Período
UNIDADES CURRICULARES | E* | CARGA HORÁRIA (h) | ||
TEÓRICA | PRÁTICA | TOTAL | ||
Primeiro Período | ||||
Arquitetura de Computadores | 60 | 0 | 60 | |
Introdução à Computação | 30 | 30 | 60 | |
Fundamentos de Sistemas de Informação | 30 | 0 | 30 | |
Leitura e Letramento Acadêmico | 60 | 0 | 60 | |
Informática e Sociedade | 45 | 15 | 60 | |
Fundamentos de Álgebra Linear para Computação | 30 | 0 | 30 | |
Segundo Período | ||||
Linguagem de Programação | 45 | 45 | 90 | |
Redes de Computadores | 45 | 15 | 60 | |
Engenharia de Requisitos | 15 | 15 | 30 | |
Inglês para fins Acadêmicos | 30 | 0 | 30 | |
Filosofia e Tecnologia | 30 | 0 | 30 | |
Elementos de Matemática Discreta para Computação | 60 | 0 | 60 | |
Terceiro Período | ||||
Banco de Dados | 30 | 30 | 60 | |
Modelagem de Software | 15 | 15 | 30 | |
Programação Orientada a Objetos | 45 | 45 | 90 | |
Empreendedorismo | E | 45 | 0 | 45 |
Gestão Econômica e Financeira | E | 45 | 0 | 45 |
Práticas Extensionistas 1 | E | 0 | 30 | 30 |
Quarto Período | ||||
Construção, Validação e Manutenção de Software | 30 | 30 | 60 | |
Desenvolvimento Web Front-End | 30 | 30 | 60 | |
Interação Humano-Computador | 15 | 45 | 60 | |
Estrutura de Dados | 45 | 15 | 60 | |
Práticas Extensionistas 2 | E | 0 | 60 | 60 |
Quinto Período | ||||
Desenvolvimento Web Back-End | 30 | 30 | 60 | |
Arquitetura de Software | 15 | 15 | 30 | |
Trabalho, Tecnologia e Sociedade | 60 | 0 | 60 | |
Probabilidade e Estatística | 60 | 0 | 60 | |
Projeto Integrador CT&I 1 | 0 | 30 | 30 | |
Carga Horária de Optativas | * | * | 60 | |
Sexto Período | ||||
Sistemas Distribuídos e Ubíquos | 15 | 45 | 60 | |
Metodologia da Pesquisa | 30 | 0 | 30 | |
Linguagem, Tecnologia e Sujeito | 60 | 0 | 60 | |
Pesquisa Operacional | 30 | 30 | 60 | |
Projeto Integrador CT&I 2 | 0 | 30 | 30 | |
Carga Horária de Optativas | * | * | 60 | |
Sétimo Período | ||||
Gerenciamento de Projetos | 15 | 15 | 30 | |
Inteligência Computacional | 15 | 45 | 60 | |
Segurança da Informação | 15 | 15 | 30 | |
Gestão Empresarial | 45 | 0 | 45 | |
Trabalho de Conclusão de Curso 1 | 30 | 30 | 60 | |
Carga Horária de Optativas | * | * | 45 | |
Oitavo Período | ||||
Mineração de Dados | 30 | 30 | 60 | |
Diversidade e Cidadania na Sociedade da Informação | E | 60 | 0 | 60 |
Gestão de Pessoas | 45 | 0 | 45 | |
Carga Horária de Optativas | * | * | 45 |
*E – Unidade curricular com caráter extensionista
Relação de Componentes Curriculares
COMPONENTES CURRICULARES | CARGA HORÁRIA (h) |
Estágio Obrigatório | 450 |
Trabalho de Conclusão de Curso 2 | 120 |
Atividades Complementares | 90 |
Atividades Curriculares de Extensão | 60 |
Relação de Unidades Curriculares Optativas
GRUPO / ÁREA | UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS | CARGA HORÁRIA (h) | ||
TEÓRICA | PRÁTICA | TOTAL | ||
Informática Aplicada | Automação em Agricultura de Precisão | 30 | 30 | 60 |
Novas Tecnologias em Sistemas de Informação | 30 | 30 | 60 | |
Internet das Coisas | 0 | 30 | 30 | |
Padrões de Projeto | 15 | 15 | 30 | |
Dispositivos Móveis | 30 | 30 | 60 | |
Computação Sustentável | 30 | 0 | 30 | |
Inteligência Computacional | Aprendizagem de Máquina | 15 | 15 | 30 |
Business Intelligence | 15 | 15 | 30 | |
Computação Afetiva | 15 | 15 | 30 | |
Processamento Digital de Imagens | 30 | 30 | 60 | |
Jogos Digitais | Diversidade e Narrativas Audiovisuais | 30 | 0 | 30 |
Psicologia Social | 45 | 0 | 45 | |
Gamificação | 15 | 15 | 30 | |
Game Design | 30 | 30 | 60 | |
Game Engines | 15 | 15 | 30 | |
Gestão | Gestão de Tecnologia da Informação | 30 | 30 | 60 |
Gestão do Conhecimento | 45 | 0 | 45 | |
Gestão e Estratégias de Inovação e Tecnologia | 45 | 0 | 45 | |
Comportamento Organizacional | 45 | 0 | 45 | |
Administração de Marketing | 60 | 0 | 60 | |
Inovação Sustentável | 60 | 0 | 60 | |
Gestão da Qualidade | 45 | 0 | 45 | |
Inovação Sociotécnica | 45 | 0 | 45 | |
Gestão de Projetos | 45 | 0 | 45 | |
Educação Financeira | 30 | 0 | 30 | |
Informática na Educação | Informática na Educação | 45 | 15 | 60 |
Objetos de Aprendizagem Digitais | 30 | 30 | 60 | |
Educação Científica e Tecnológica | 45 | 0 | 45 | |
Tecnologias da Educação | 15 | 15 | 30 | |
Educação, trabalho e sociedade | 45 | 0 | 45 | |
História da Educação | 45 | 0 | 45 | |
Políticas Educacionais | 45 | 0 | 45 | |
Tópicos Especiais em Educação | 45 | 0 | 45 | |
Cultura e Artes | Técnica Vocal - Canto | 0 | 30 | 30 |
Técnica Vocal Avançada | 0 | 30 | 30 | |
Música Instrumental | 0 | 30 | 30 | |
Prática de Orquestra | 0 | 45 | 45 | |
Canto Coral | 0 | 45 | 45 | |
Instrumento Musical - Violino I | 0 | 60 | 60 | |
Instrumento Musical - Violino II | 0 | 30 | 30 | |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 45 | 0 | 45 | |
História do Paraná e do Sudoeste Paranaense | 45 | 0 | 45 | |
Literatura e formação do sujeito | 45 | 0 | 45 | |
Tópicos Especiais em Ciências Humanas | 45 | 0 | 45 | |
Linguagens | Libras 1 | 30 | 0 | 30 |
Libras 2 | 30 | 0 | 30 | |
Língua Inglesa I | 60 | 0 | 60 | |
Língua Inglesa II | 60 | 0 | 60 | |
Língua Inglesa III | 60 | 0 | 60 | |
Língua Inglesa IV | 60 | 0 | 60 | |
Língua Inglesa V | 60 | 0 | 60 | |
Língua Inglesa VI | 60 | 0 | 60 | |
Comunicação Linguística | 30 | 0 | 30 | |
Leitura e Produção Textual | 30 | 0 | 30 | |
Linguagem, Ideologia e Subjetividade | 30 | 0 | 30 | |
Linguagem, Cultura e Sociedade | 30 | 0 | 30 | |
Ciência, Tecnologia e Sociedade | Ciência, Tecnologia e Gênero | 45 | 0 | 45 |
História da Técnica e da Tecnologia | 45 | 0 | 45 | |
Sociedade e Política no Brasil | 45 | 0 | 45 | |
Introdução à Comunidade Política | 45 | 0 | 45 | |
Tecnologia e Sociedade | 45 | 0 | 45 | |
Tecnossistema e Tecnopolíticas | 45 | 0 | 45 | |
Antropologia da Técnica e da Tecnologia | 45 | 0 | 45 | |
Filosofia da Ciência | 45 | 0 | 45 | |
Representações da tecnologia na Literatura | 45 | 0 | 45 | |
Matemática Aplicada | Pré-Cálculo | 60 | 0 | 60 |
Cálculo 1 | 60 | 0 | 60 | |
Cálculo 2 | 60 | 0 | 60 | |
Esportes da Mente | 30 | 15 | 45 |