Home
/
Área Acadêmica
/
Projetos de Graduação

Projetos de Graduação

Publicado 1/30/2019, 5:27:20 PM, última modificação 3/7/2019, 5:18:21 PM

Londribaja

No projeto SAE Baja, equipes formadas por estudantes de engenharia são desafiadas a desenvolver um veículo off road, colocando em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Equipe de Robótica

A Equipe de Robótica trata-se de um projeto contínuo que visa a participação em competições de robótica. Trata-se de um projeto comum nas mais conceituadas universidades. Além de permitir a integração de alunos de universidades de diferentes regiões do país os envolvidos nos projetos e competições também manterão contatos com fornecedores de materiais para fabricação dos robôs, organizadores de eventos, além é claro dos patrocinadores.

Gravidade Zero

O projeto Gravidade Zero é formado por estudantes de Engenharia de Materiais, Mecânica e Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina. O intuito é pesquisar e, principalmente, colocar em prática estudos de aerodinâmica e propulsão; informar a Sociedade Acadêmica e a comunidade sobre a importância do foguetemodelismo. A equipe é dividida em subequipes; a subequipe de Sistemas se consiste no projeto e pesquisa relacionados aos componentes eletrônicos necessários nos minifoguetes. A subequipe de Propulsão se destina ao projeto e pesquisa relacionados ao motor dos minifoguetes, testes estáticos e dinâmicos. A Subequipe de Marketing se destina a buscar patrocínio, controlar e incentivar a comunicação interna e externa, e é responsável por: Site, banners, folders, entrevistas e artigos em meios de comunicação. A equipe de aerodinâmica é responsável por projeto e pesquisa relacionados à trajetória, simulações computacionais de voo, confecção e testes dos minifoguetes. O projeto participará do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes que ocorrerá em Curitiba ocorrerá de 27 de abril a 1º de maio de 2019 e é uma ótima oportunidade de ganhar visibilidade e conhecimento.

Grifo AeroDesign

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes. 

Veículos de eficiência energética “TUBATURBO”

Os veículos de eficiência energética, são protótipos desenvolvidos por alunos de engenharia com o objetivo percorrer uma distancia com o menor consumo de combustível e/ou energia elétrica, não sendo importante chegar em  primeiro, nem atingir a maior velocidade.

A competição entre estudantes de engenharia que constroem veículos para Eficiência Energética, chamados “Supermileage” (designação da nomenclatura SAE), teve sua primeira edição no ano de 1983 nos Estados Unidos, e a partir de 2004 houve a sua primeira edição no Brasil, sendo um dos quatro países que organizam grandes disputas estudantis voltadas à pesquisa da eficiência energética automotiva, entre eles França, Inglaterra e Estados Unidos. Atualmente, a versão brasileira da prova é a segunda maior do gênero no mundo, superada apenas pela competição francesa, realizada desde 1985. 

Mostra de Fotografia – Engenharia Mecânica

Um dos principais objetivos no desenvolvimento das atividades complementares no curso de Engenharia Mecânica é motivar o estudante a participar de projetos que enriqueçam os seus conhecimentos no ensino-aprendizagem. Tais projetos que valorizem o crescimento social, cultural, profissional e humano.

Os objetivos específicos de promover a Mostra de Fotografia do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, Câmpus Londrina, foram:

- Motivar os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, Câmpus Londrina, a participarem de uma ação cultural;

- Contribuir com os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR, Câmpus Londrina, a conseguirem pontuação nas Atividades Complementares;

- Obter imagens que possam ser utilizadas pelo DAMEC e COEME para divulgação do curso.