Home
/
Nossos Egressos
/
Ítala Maria Gouveia Marx

Ítala Maria Gouveia Marx

Publicado 12/17/2018, 4:32:16 PM, última modificação 12/18/2018, 3:33:29 PM
Doutoranda em Ciências Farmacêuticas - Especialidade de Nutrição e Química dos Alimentos – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

Nome do egresso

Ítala Maria Gouveia Marx

Ocupação atual

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas - Especialidade de Nutrição e Química dos Alimentos – Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

LinkedIn

Sobre a ocupação

Minha tese de doutoramento tem como escopo a otimização de variáveis de produção de azeite de oliva, facilmente modificadas pelos produtores e que podem modular o conteúdo/perfil dos compostos fenólicos visando alcançar as alegações de saúde, melhorando as sensações sensoriais positivas e minimizando o risco de defeitos organolépticos, utilizando de Língua Eletrónica Potenciométrica como ferramenta rápida, económica e alternativa para análises físico-químicas e sensoriais, in-situ, dos azeites produzidos.

Depoimento do egresso

Desde pequena tive forte ligação com tudo o que dizia respeito a alimentos, lista de ingredientes, tabelas nutricionais, região de produção, reduções constantes em conteúdo líquido e embalagens, são exemplos do que mais me chamava atenção. O que antes era apenas curiosidade, virou carreira, após minha entrada no curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A pesquisa sempre foi meu sonho, onde pude desfrutar de tudo aquilo que a UTFPR vinha a proporcionar para a primeira turma de Engenharia de Alimentos, do campus Medianeira. Durante a graduação, tive o prazer de participar de quatro projetos de iniciação científica, três como bolsista e um como voluntária. Tais projetos agregaram a mim vasta aprendizagem em laboratório, escritas e publicações de artigos científicos em anais de evento e em revistas, participações em Congressos, Encontros Regionais, Conferências, apresentações orais, além das viagens.

Durante a graduação, ainda participei de algo que levarei para toda a vida, a primeira graduanda de Engenharia de Alimentos a fazer parte do Projeto Rondon, experiência única e indescritível. Só saberá o sentimento, quem um dia tiver a oportunidade de fazer parte de um time como esse.

Para somar a tudo aquilo que a graduação trouxe para mim, a Dupla Diplomação. Realizar o mestrado em Qualidade e Segurança Alimentar em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, entre os anos de 2015 e 2016, fez de mim o que sou hoje. O sonho do doutorado em Portugal, só foi possível se concretizar devido ao duplo diploma que adquiri. Porém, não segui área acadêmica direto, antes de retornar ao mundo acadêmico, tive experiência de dois anos em indústria de alimentos (Frigorífico de Suínos, Frigorífico de Aves e Indústria de Massas e Biscoitos), nos cargos de Assistente de Controle de Qualidade, Encarregada de Produção e Analista de Processos, o que me agregou muito em conhecimento específicos das áreas, bem como crescimento pessoal.

Eu só tenho a agradecer a UTFPR, pelo o que me tornei como profissional, pesquisadora e principalmente como pessoa.

Desejo que todos Engenheiros de Alimentos, se apaixonem pela profissão assim como eu sempre fui apaixonada!

“Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida.” – Confúcio.