Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 3/11/2019, 4:08:15 PM

Sobre o Curso

A Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que aborda o estudo e a aplicação da eletricidade e do eletromagnetismo. O curso de Engenharia Elétrica do campus Medianeira tem por objetivo atender a demanda de profissionais para a região e o pais, oferecendo aos egressos os conhecimentos específicos nas áreas de Automação e Controle, Eletrotécnica, Sistemas Elétricos de Potência e Eletrônica.

O curso de Engenharia Elétrica do campus Medianeira da UTFPR iniciou suas atividades em Agosto de 2011, autorizado pela Portaria MEC 127/2011 e reconhecido pela Portaria MEC 246/2016.

Por ocasião do reconhecimento pelo Ministério da Educação, o curso recebeu a nota 5 (nota máxima).

Atuação

O profissional formado em Engenharia Elétrica pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Sistemas de energia elétrica: estudos da matriz energética, da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; planejamento, instalações, confiabilidade, estabilidade e proteção de sistemas elétricos; utilização de técnicas computacionais aplicadas a sistemas de potência, eficiência energética e qualidade de energia.
    2. Sistemas eletrônicos: estudos de dispositivos e equipamentos eletrônicos, analógicos e digitais, controle e simulação numérica de sistemas.
    3. Sistemas de conversão de energia elétrica: estudos envolvendo o eletromagnetismo aplicado à conversão eletromecânica de energia elétrica, máquinas e acionamentos elétricos.
    4. Sistemas de computação: estudos, projeto e desenvolvimento de sistemas digitais, sistemas microprocessados e de comunicação de dados.
    5. Sistemas de controle e automação: análise e simulação de sistemas dinâmicos, projetos de controladores de processos, controladores lógicos programáveis, sistemas de supervisão e controle para automação industrial.

Ficha resumida do curso

Turno: Matutino e vespertino (integral)
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4.255 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Engenharia Elétrica
Início das Atividades: 2º semestre/2011

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Portaria MEC nº 127, de 13 de junho de 2011

- Reconhecimento: Portaria MEC nº 246, de 30 de junho de 2016