Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/7/2018, 4:22:28 PM

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Química do Câmpus Medianeira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi implantado no primeiro semestre de 2013, no período noturno, com o ingresso de 44 alunos/turma por semestre. O curso está estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), construído em consonância com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química visando à formação de Licenciados em Química que atenda às necessidades e demandas da sociedade, a qual precisa de uma maior quantidade de cidadãos cuja formação tenha como foco a educação básica na rede pública, diminuindo assim a necessidade de programas emergenciais para suprimento destes profissionais.  

A Química se encontra entre temáticas mais importantes para a sociedade, que abrangem desde a melhoria da qualidade de saúde, aumento da expectativa de vida, utilização racional e conservação de recursos naturais, proteção do meio ambiente, cadeia de produção e conservação de alimentos, farmoquímicos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, qualidade de água, construções, petroquímicos, etc., ou seja, a Química está presente em tudo o que utilizamos diariamente.

A proposta do curso de Licenciatura em Química toma como referencial o entendimento de que o estudo da Ciência deve refletir sua natureza dinâmica, articulada historicamente e, acima de tudo, não neutra às novas exigências do mundo de hoje. Os aspectos legais e os parâmetros curriculares, numa perspectiva de construir referenciais nacionais comuns sem, contudo, deixar de reconhecer a necessidade de se respeitar às diversidades regionais, políticas e culturais existentes, tem como horizonte a transversalidade dos saberes que envolvem os conhecimentos em ciências. 

Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Química pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito de suas atribuições respectivas.
    2. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.
    3. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento de serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
    4. Exercício do Magistério respeitada a legislação específica.
    5. Desempenho de cargos e funções técnicas, no âmbito das atribuições respectivas.
    6. Ensaios e pesquisas em geral, pesquisas e desenvolvimento de métodos e produtos.
    7. Análises química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, biotecnológica e legal, padronização e controle de qualidade.

Ficha resumida do curso

Turno: Noturno
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.245 horas
Estágio Curricular: 405 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Licenciado em Química
Início das Atividades: 1º semestre/2013

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução COGEP nº 42 de 21 de outubro de 2011

- Reconhecimento: Portaria MEC n° 745 de 14 de julho de 2017
(com nota 5)

Reportar erro