Projetos de Graduação
Herbário da Figueira
Como resultado das atividades antrópicas, atualmente os biomas estão ficando restritos a fragmentos de tamanhos cada vez menores. Essa fragmentação de habitats contribui para a perda de biodiversidade e, segundo o Ministério do Meio Ambiente (2016) existem três razões principais que justificam a preocupação com a conservação da diversidade biológica. Primeiro, porque a diversidade biológica é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Segundo, porque a diversidade biológica representa um imenso potencial de uso econômico, em especial pela biotecnologia. Terceiro, porque a diversidade biológica está se deteriorando, com aumento da taxa de extinção de espécies, devido ao impacto das atividades antrópicas.
Conhecer a diversidade biológica de determinada região é de extrema importância para conseguir entender a distribuição dos organismos e, assim, planejar sua conservação.
Atividades relacionadas ao herbário vem a somar essa preocupação com a conservação da diversidade biológica e, assim, ajudar no seu manejo.
As atividades realizadas na integração do herbário junto ao curso de Tecnologia em Gestão Ambiental servem de base para o desenvolvimento de estudos e pesquisas com diferentes enfoques, dentre os quais podem ser citados os estudos de espécies vegetais nativas, a restauração de áreas degradadas, vegetais aromáticos e medicinais, levantamentos fitossociológicos, identificação da arborização urbana, de áreas específicas, educação ambiental, dentre outros.