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Projeto Gestão Empresarial

Projeto Gestão Empresarial

Publicado 4/28/2020, 3:24:07 PM, última modificação 3/17/2021, 4:01:03 PM
Projeto de extensão multidisciplinar para orientação empresarial do curso de Administração da UTFPR-PB

Escopo e Objetivo

Coordenado por professores pesquisadores do Curso de Administração da UTFPR de Pato Branco, o projeto visa o desenvolvimento de conhecimento e práticas de gestão a partir da interação entre Docentes, Discentes e os Gestores das organizações, promovendo também o intercâmbio de conhecimento teórico e prático entre os participantes.

Vídeos do projeto GE: 01| 02.

Os discentes assumem o protagonismo nessa interação e trazem situações reais das organizações participantes que servem de base para o processo de ensino-aprendizado de conceitos, técnicas e práticas de gestão.

Sob orientação de docentes e demais membros da equipe executora, o projeto permite que os discentes realizem diagnóstico, escolha de alternativas de ação e apresentação de propostas aos gestores.

Essa via de mão dupla proporciona uma revisão da gestão de quatro dimensões organizacionais: Produto, Processos, Pessoas e Mercado.

Objetivos Específicos

a) Orientar e assessorar os gestores das organizações selecionadas;
b) Orientar o processo de tomada de decisões dos gestores das organizações selecionadas;
c) Promover a aplicação prática de diagnóstico e plano de ação sobre as rotinas de gestão;
d) Promover a prática de conceitos e ferramentas de gestão nas organizações selecionadas;
e) Buscar o aprimoramento de metodologias de ensino das disciplinas participantes;
f) Estimular os discentes no desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, liderança, ética, proatividade e comprometimento;
g) Promover ações em prol de instituições de apoio social;
h) Estreitar as relações entre o ambiente universitário (UTFPR) e a comunidade empresarial (organizações selecionadas);

Como funciona o projeto?

O projeto possui uma Equipe Executora formada por docentes orientadoras(es) e discentes que atuam como investigadoras(es) e propositoras(es) de melhorias. O trabalho da Equipe Executora é dividido em duas fases. A primeira é a Seleção das Organizações Participantes. A segunda é o Atendimento propriamente dito às Organizações Selecionadas.

Veja o detalhes de cada fase em nossa Metodologia de Trabalho.

Como os gestores e organizações participam do projeto?

Os gestores poderão inscrever suas organizações públicas e privadas até dia 05/03/2020, conforme Edital. A inscrição deverá ocorrer por meio de formulário eletrônico disponível no endereço:

 Os dados inseridos no formulário devem obedecer às prerrogativas do Edital e são de responsabilidade dos gestores da organização inscrita. A seleção será feita a partir das seguintes informações:

a)    Dados de Contato da Organização e seus Gestores;
b)    Informações sobre Produto, Mercado e Gestão da Organização;
c)     Características sobre disponibilidade dos Gestores no atendimento ao projeto;
d)    Características sobre a acessibilidade aos dados de Gestão da Organização;
e)    Nome do(a) discente que está indicando a Organização (quando houver);
f)     O formulário poderá ser preenchido parcialmente e editado, quantas vezes forem necessárias, até o prazo final de inscrição.

Clique aqui para ler a integra do Edital.

Como colaborar com o projeto?

Gestores, profissionais autônomos e egressos podem participar do projeto apoiando as atividades realizadas pela equipe executora junto às organizações participantes. Solicite a sua participação para os coordenadores do projeto pelo e-mail abaixo, ou ainda, na página do projeto do Facebook ou Instagram

Organizações e Instituições de Representação, Apoio ou Fomento da Região podem colaborar com o projeto de várias formas:

a) Com a divulgação do projeto e seu edital de seleção aos gestores das organizações associadas/filiadas a sua instituição;
b) Apoiando e acompanhando as atividades propostas/realizadas pela equipe executora para melhorar a gestão das organizações participantes;
c) O acompanhamento dos resultados obtidos, a partir das ações realizadas pela equipe executora do projeto;
d) Divulgação dos resultados obtidos, quando do interesse da vossa instituição;
e) Premiação ou fomento para as(os) discentes da Equipe Executora.

Veja os detalhes em nosso Acordo de Parceria

Seleção de Bolsistas

Aguarde o próximo edital 

Fale conosco

Este projeto é coordenado pela Profa. Elizângela Mara Carvalheiro, Prof. Luciano Minghini e o Prof. Rafael Kuramoto Gonzalez.

Entre em contato com os coordenadores pelo e-mail gestaoempresarial-pb@utfpr.edu.br.  

Documentos do Projeto