Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 10/25/2018, 6:42:29 PM

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Mecânica do campus Pato Branco atende na plenitude a resolução 11/2002 do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Educação Superior (CES) a qual dispõe a respeito das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Engenharia, também foram levadas em consideração as diretrizes curriculares para os cursos de Engenharia da UTFPR e os referenciais nacionais dos cursos de Engenharia propostos pelo MEC.

O projeto do curso leva em consideração também o perfil do novo engenheiro que o mercado demanda. As atuais circunstâncias mostram que é necessário que o engenheiro tenha iniciativa, criatividade, espírito empreendedor e capacidade de atualização constante.

O futuro engenheiro mecânico terá formação sólida em ciência básica (Matemática, Física e Química), garantindo que o profissional, após formado, tenha facilidade de  acompanhar a evolução tecnológica. Conhecimento na área de Informática, ministrada já no início do curso, para que possa ser utilizada como ferramenta em todas as disciplinas, como também na vida profissional. Conhecimento na área gerencial (Economia e Administração) abrindo sua visão para as possibilidades de tornar-se um empreendedor, além de fornecer-lhe as ferramentas necessárias a um gerente na área de engenharia. Formação humanística objetivando o bom relacionamento humano no trabalho, e tornar-se um Engenheiro consciente de seu papel dentro da comunidade. Visão global e interdisciplinar proporcionada pelo Trabalho de Conclusão de Curso, em que os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas deverão ser aplicados. Visão real de sua vida profissional, proporcionada por um Estágio Curricular Obrigatório de no mínimo 400 horas.

Atuação

O profissional formado em Engenharia Mecânica pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Mecânica Aplicada: sistemas mecânicos; sistemas, métodos e processos de produção;
    2. Termodinâmica Aplicada: transmissão, distribuição e utilização de energia térmica; caldeiras; refrigeração; condicionamento de ar; conforto ambiental;
    3. Fenômenos  de Transporte: transmissão, distribuição e utilização de fluidos em geral; pneumática e hidrotécnica; máquinas de fluxo;
    4. Tecnologia Mecânica: tecnologia dos materiais de construção mecânica; metrologia; métodos e processos de usinagem e conformação; engenharia do produto; transportadores e elevadores; métodos de controle e automação dos processos mecânicos em geral; equipamentos, componentes e dispositivos mecânicos.

Ficha resumida do curso

Turno: Manhã e tarde
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4.135 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel emEngenharia Mecânica
Início das Atividades: 1º semestre/2010

Autorização e Reconhecimento

- Aprovado o funcionamento pela Resolução
nº 85/06-COEPP de 17/11/06.

- Autorização do Curso: Portaria MEC
n° 398/10 de 20/04/10.

- Reconhecimento do Curso: Portaria MEC
n° 23/12 de 12/03/12.

- Reconhecimento Renovado: Portaria MEC
n° 286/12 de 21/12/12.

- Reconhecimento Renovado: Portaria MEC
n° 1099/15 de 24/12/15.