Home
/
Área Acadêmica
/
Estágio Curricular

Estágio Curricular

Publicado 10/25/2018, 4:12:48 PM, última modificação 6/9/2020, 3:32:15 PM

O Estágio Curricular Obrigatório é uma disciplina obrigatória do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especialização profissional.

Em conformidade com o artigo 7º da Resolução 11/2002 do Conselho Nacional de Educação (CNE)/Câmara de Educação Superior (CES), o estágio supervisionado é uma disciplina obrigatória do Curso de Engenharia Mecânica – Câmpus Pato Branco da UTFPR. A disciplina de Estágio Supervisionado conta com uma carga horária de 400 horas e está alocada no 10º período da grade curricular do curso.

Objetivos

A disciplina de Estágio Supervisionado tem por finalidade:

a)    complementação do ensino e da aprendizagem;

b)    articulação dos conhecimentos acadêmicos com o ambiente industrial e produtivo;

c)    treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho;

d)    possibilitar o conhecimento da realidade do mercado de trabalho, interagindo com profissionais atuantes no mesmo;

e)    adaptação psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional;

f)     integrar o Curso de Engenharia Mecânica – Câmpus Pato Branco da UTFPR à comunidade, instituições e empresas, de modo a proporcionar a retroalimentação do processo educativo e do estágio.

Além dos pontos supramencionados, podem-se citar os seguintes objetivos complementares: 

a)    desenvolver a capacidade de expressão escrita dos alunos quando da redação do relatório de Estágio Supervisionado;

b)    propiciar aos alunos oportunidade para desenvolver sua capacidade de expressão oral quando da apresentação no Seminário de Estágio Supervisionado. 

Deve-se destacar que as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário devem estar relacionadas de forma clara com as linhas de atuação do curso. 

Procedimentos 

O Estágio Supervisionado será desenvolvido conforme estabelecido na lei nº 11.788, de 25/09/2008, e no Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos de bacharelado, dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR, aprovado pela Resolução Conjunta Coemp/Cogep nº 01/2020, de 02 de junho de 2020.

Contatos

Responsável: Prof. Dr. Fábio de Freiras Lima
E-mail: fabiol@utfpr.edu.br
Telefone: (46) 3220-2587
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Bloco J1, Damec

Documentos

Reportar erro