Pato BAJA
O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos alunos de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando fomentar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno compromete-se a desenvolver o projeto, desde a fase de concepção até a execução e testes, através do trabalho em equipe com estrutura organizacional bem definida, forte planejamento e metas a serem cumpridas. Estes projetos são postos à prova anualmente através de avaliações comparativas na competição Baja SAE.
Criada em 2012, a Pato BAJA. é a primeira equipe desta modalidade no Campus Pato Branco da UTFPR. A equipe é formada atualmente por alunos dos cursos de engenharia mecânica, civil e elétrica tendo por objetivo projetar, dimensionar e fabricar um protótipo mini-baja. O veículo mini-baja é um protótipo com características de fora de estrada (do inglês off-road), individual, o qual deve ser resistente suficiente para vencer variados tipos de terreno e condições climáticas, garantindo também a segurança do seu usuário. O protótipo pode ser testado e avaliado em competições regional, nacional e internacional, das quais participam equipes das melhores universidades de engenharia do Brasil e do mundo.
O organograma da equipe é estruturado de maneira que o projeto necessite de subprojetos que o complementam. Os subprojetos são divididos de acordo com as necessidades do projeto geral, tais como, suspensão, direção, freios, eletroeletrônica, powertrain, gestão de negócios, gestão de projetos e execução. Os subprojetos são chamados de células e possuem caráter funcional, ou seja, que executam tarefas e cumprem cronogramas. As células são divididas em três categorias, células permanentes, células não permanentes e células flutuantes. As células permanentes são células que desenvolvem atividades durante toda a temporada. As células não permanentes, não desenvolvem atividades durante toda a temporada, apenas em períodos específicos determinados pelo cronograma da equipe. As células flutuantes desenvolvem atividades durante toda a temporada na forma de prestação de serviços às outras células da equipe, realizando um rodízio, determinado pelo cronograma, assim “flutuando” de uma célula para outra em períodos previamente estipulados.
De maneira a facilitar a comunicação, fluxo de informações e acompanhamento do desempenho é necessário que cada célula funcional possua um representante, denominado líder de célula, onde esta pessoa se torna responsável pelo desenvolvimento, acompanhamento e cumprimento de todas as atividades realizadas dentro de sua célula. Este líder também é o agente responsável pela comunicação de sua célula com o capitão, a célula de gestão de projetos e demais células que compõem a equipe.
Desta maneira, cria-se uma hierarquia dentro da equipe, que preferencialmente deve seguir o seguinte fluxo:
INTEGRANTE <> LÍDER DE CÉLULA <> CAPITÃO <> PROFESSOR ORIENTADOR <> UNIVERSIDADE.
Existem também outros grupos que possuem caráter não funcional, ou seja, que não executam tarefas ou cumprem cronogramas, contudo são extremamente necessários para a equipe, como por exemplo, o professor orientador, o conselho e a assembleia geral. Atualmente a equipe conta com quarenta e dois alunos e um professor orientador, dentre os alunos trinta e oito estão inseridos diretamente nas células e outros quatro são colaboradores do projeto. A figura a seguir representa em caráter ilustrativo as divisões funcionais dos membros dentro do projeto, Dentro deste está incluído as gestões de projeto e negócios que auxiliam e dão suporte aos membros da fabricação, produção e simulação. O organograma segue o modelo empresarial, de forma a aperfeiçoar e facilitar o planejamento e desenvolvimento de atividades dentro da equipe.
Por se tratar de um projeto de extensão acadêmica, a equipe Pato BAJA participa frequentemente de exposições e feiras onde a comunidade civil e acadêmica pode conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos alunos
Prêmios
- 1º Lugar em Tração BAJA Regional Sul 2015
- 1º Lugar em Tração BAJA SAE Nacional 2017
- Melhor Equipe novata BAJA SAE Nacional 2017
Produtos
Protótipo BJ UTFPR-PB 01/13 - Concluído e testado no BAJA SUL 2013.
Protótipo BJ UTFPR-PB 02/14 - Concluído e testado no BAJA SUL 2014.
Protótipo BJ UTFPR-PB 03/15 - Concluído e testado no BAJA SUL 2015.
Protótipo Taurus UTFPR-PB 04/16 - Concluído e testado no BAJA SUL 2016; Aprimorado e testado no BAJA NACIONAL 2017.
Protótipo 99T UTFPR-PB 05/17 - Em desenvolvimento.