Página Inicial
/
Agenda
/
XI Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas

XI Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas

Publicado 10/26/2020, 10:50:44 AM, última modificação 10/26/2020, 10:55:02 AM

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná realizará nos dias 23 a 27 de novembro o XI COLÓQUIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS: A Geoinformação em uma sociedade transformada.

O evento será totalmente on-line e gratuito.

A última década foi caracterizada pelo rápido desenvolvimento tecnológico de sensores de navegação e posicionamento, de plataformas aéreas e terrestres embarcadas com sensores de imageamento e novos conceitos de classificação de imagens e nuvens de pontos 3D. Isso inclui o desenvolvimento não apenas de novos e inovadores conceitos tecnológicos, mas também modelos e métodos para explorar e avaliar novas formas de aquisição de dados espaciais.

Este evento é uma importante plataforma de discussão técnica-científica no contexto de Ciências Geodésicas originado de diversas instituições, tais como universidades, empresas públicas e empresas privadas de diversas regiões do Brasil e até mesmo de outros países da América do Sul.

Nesta edição, o XI Colóquio Brasileiro de Ciências Geodésicas será organizado em apresentações orais, palestras via webinar (quando aplicado) e posters dedicados à diferentes temáticas, bem como eventos sociais e discussões de grupos de trabalhos (quando aplicado). As SESSÕES TEMÁTICAS, que compõem o novo formato deste evento, são as que seguem:

  • Varredura LASER: métodos de aquisição, processamento, visualização 3D e integração de sensores
  • Cadastro Territorial Brasileiro: aspectos conceituais, institucionais, tecnológicos e regulamentadores
  • Contribuições da Geodésia na definição e realização de referenciais e no monitoramento do Sistema Terra; Perspectivas para o GGRS/GGRF
  • Mapas, serviços geográficos e experiência do usuário: aplicações indoor e outdoor
  • Dados e Sistemas Geoespaciais Abertos e Colaborativos
  • Geotecnologias, Meteorologia e Desenvolvimento Sustentável
  • Avanços em sensoriamento remoto de vegetação: sensores, metodologias e aplicações
  • Prevenção e monitoramento de desastres com Sensoriamento Remoto e Fotogrametria
  • Estudos, desenvolvimentos tecnológicos e aplicações da Fotogrametria – VANT na extração de geoinformações da superfície terrestre
  • Geodésia Espacial: Posicionamento e Navegação pelo GNSS; Modelagem e Controle de Qualidade; Estimativa de Parâmetros da Atmosfera; Monitoramento de Estruturas; Integração entre GNSS e Outras Técnicas de Levantamento.

Informações adicionais no site do evento: http://www.cbcg.ufpr.br/home/