Página Inicial
/
Destaques
/
4° Turma de Agronomia inicia atividades na UTFPR Santa Helena

4° Turma de Agronomia inicia atividades na UTFPR Santa Helena

Publicado 3/6/2020, 2:43:59 PM, última modificação 7/1/2020, 8:54:55 PM
Calouros de diferentes regiões do estado e do país foram recepcionados pelos professores do Curso de Agronomia

4° Turma do Curso de Agronomia

A última semana do mês de fevereiro foi marcada pelo início das atividades letivas nos diferentes câmpus da UTFPR. No dia 28 de fevereiro, a 4° Turma de Agronomia iniciou suas atividades no câmpus Santa Helena, por meio de atividades programadas de recepção dos calouros. A programação contou com acolhimento realizado pelo Departamento de Educação - DEPED, que apresentou a estrutura universitária e seu funcionamento, bem como a estrutura física do câmpus. 

O segundo momento foi conduzido pela coordenação do Curso de Agronomia, que familiarizou os estudantes ao sistema acadêmico, ilustrando parte dos desafios e aprendizados pelos quais estarão em contato ao longo do período da graduação. Posterior a isso, os estudantes foram acolhidos no auditório aberto, para um momento de trocas e diálogos em torno de suas expectativas e responsabilidades com o início da nova fase. Por meio de dinâmicas ativas, foram realizadas atividades de descontração, de apresentação da diversidade do grupo e de alinhamento com princípios norteadores para formação profissional e humana de qualidade. Esse tipo de atividade mostra-se importante meio de acolhimento e construção de entusiasmo, visto que são jovens estudantes originários das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com trajetórias e histórias distintas, que passam, a partir do ingresso em um curso superior, a compartilhar objetivos comuns. 

Entre os temas dialogados com os alunos, estavam cooperação e colaboração, respeito e empatia, responsabilidade e comprometimento, diversidade e inclusão, criticidade na busca de conhecimento, espaço público e responsabilidade social, criatividade e proatividade, maturidade e autonomia, resiliência e perseverança, e honestidade e humildade. As atividades foram conduzidas pelos professores: Alessandro Samuel-Rosa, coordenador do curso de Agronomia, Alessandra Matte, responsável pelas atividades de extensão do curso de Agronomia, e Cintia Maria Teixeira Fialho, responsável pelo núcleo de acessibilidade e inclusão do câmpus.

O curso de Agronomia deseja boas-vindas aos estudantes da 4° Turma de Agronomia, desejando que seja um período de muito aprendizado e amadurecimento individual e coletivo.