Home
/
Destaques
/
Alunos do Curso de Agronomia promovem diálogos sobre Extensão Rural

Alunos do Curso de Agronomia promovem diálogos sobre Extensão Rural

Publicado 9/8/2021, 11:01:59 AM, última modificação 9/8/2021, 11:03:56 AM
Estudantes do 5° período realizaram evento aberto para dialogar sobre perspectivas e desafios da Extensão Rural nas diferentes regiões do Brasil

Os estudantes do 5° período que realizam a disciplina de Extensão Rural organizaram evento aberto para dialogar com profissionais que atuam na extensão rural de diferentes regiões do Brasil. Segundo a professora Alessandra Matte, responsável pela disciplina, os alunos têm buscado compreender a diversidade da realidade brasileira e os desafios profissionais que possam vir a encontrar. Pensando nisso, a ideia do evento online, com convidados de diferentes regiões, foi para atender esse interesse.

Ao longo da disciplina, os estudantes receberam convidados representando os três estados da Região Sul. Visando contemplar outros contextos, os estudantes organizaram dois dias de evento, em que reuniram convidados das demais regiões do Brasil. Os alunos definiram os objetivos da atividade, identificaram organizações de Extensão Rural, contataram profissionais da área e realizaram os eventos.

Entre os convidados, participaram:

12 de agosto de 2021

Eneide Taumaturgo Macambira Braga, Engenheira Agrônoma da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio - SEPA, Rio Branco, Acre.

Título da apresentação: Experiências da Ater no Estado do Acre.

Hector Carlos Barreto Leal, Extensionista Rural da EMATER-MG, Unaí, Minas Gerais.

Título da apresentação: Perspectivas da Extensão Rural.

19 de agosto de 2021

Gledson Alves Rocha, Professor no Centro Universitário São Francisco de Barreiras, Barreiras, Bahia.

Título da apresentação: Extensão Rural na Região Nordeste. 

Francismar de Camargo Anchieta Trevisoli, Extensionista Rural e Assessora Técnica da EMATER - GO (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária) na Regional Rio Paranaíba.

Título da apresentação: Extensionismo rural como profissão: desafios e experiências no trabalho de ATER pública ao produtor rural.

Segundo os alunos, a atividade possibilitou experiência profissional na realização de eventos, mas, especialmente, ampliou a visibilidade sobre o leque de possibilidades de atuação profissional. Sobretudo, compreender a diversidade de biomas, paisagens, solos, culturas são fundamentais para atuação ética e responsável.