Aquisição de trator pelo curso de Agronomia da UTFPR, Câmpus Santa Helena, para atividades de ensino e pesquisa
O curso de Agronomia da UTFPR Câmpus Santa Helena, buscando aprimorar a qualidade do ensino e das pesquisas que são realizadas, após muitas tentativas, adquiriu no final do ano de 2020 um trator agrícola que foi entregue para a universidade recentemente pelo fabricante.
Para a aquisição do trator, buscou-se, entre tantas características, aquelas que atendam às necessidades de ensino e pesquisa. Neste sentido, o trator adquirido apresenta um motor da marca Perkins, com quatro cilindros, com injeção direta de combustível, volume deslocado de 4.400 cm³ com Turbo e Aftercooler, resultando em potência, segundo os dados fornecidos pelo fabricante e de acordo com a norma ISO TR 14396 de 93 cv (68 kW) e torque de 393 N.m.
Além de potência e torque adequadas para os formar conjuntos mecanizados com os implementos agrícolas disponíveis no Câmpus, o trator possui destaques como 24 marchas, sendo 12 à frente e 12 à ré, com reversor sincronizado, e um super redutor que fornece baixas velocidades e elevado torque para trabalhos específicos que exijam essas características.
A capacidade do sistema hidráulico é de 86 litros por minuto de vazão e de 3.600 kg de levante medidos na rótula. Possui três válvulas de controle remoto (VCR) com vazão de 62 litros por minuto. Também é equipado com tomada de potência (TDP) com três velocidades (540 rpm, 750 rpm e 1000 rpm) com acionamento independente. Essas características tornam o trator versátil, podendo ser utilizado para diversos trabalhos, além de oportunidade para os estudantes, conhecerem as formas de funcionamentos e utilização do trator com maiores detalhes, em aulas práticas.
Atento as inovações tecnológicas e para melhorar a qualidade das aulas para os estudantes, buscou-se adquirir um trator com diversas tecnologias para essa faixa de potência. Neste sentido, o trator está equipado com sistema de orientação por satélite e direção assistida por computador (piloto automático), permitindo que o trator se desloque de forma automática. Desta forma, os futuros profissionais terão a oportunidade de conhecer, manusear e melhor utilizar as tecnologias disponíveis no mercado na área de Agricultura de Precisão.