Home
/
Destaques
/
Curso de Agronomia representado no 59° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Curso de Agronomia representado no 59° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Publicado 9/1/2021, 11:03:45 AM, última modificação 9/1/2021, 11:23:11 AM
Professora Alessandra Matte coordena GT05 de Agricultura Familiar e Ruralidades e o estudante de Agronomia, Gabriel Ceretta, apresentou resultados de pesquisa

O estudante do Curso de Agronomia, Gabriel Ceretta, juntamente com a Professora Alessandra Matte, participaram do 59° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, realizado de forma virtual, de 02 a 06 de agosto de 2021, tendo Brasília (DF) como sua cidade-sede. O renomado evento está em sua 59° edição e, em sua história, os debates e resultados de pesquisas apresentados ao longo das edições foram importantes mecanismos de apoio para elaboração de políticas públicas a nível nacional.

 A professora do curso de Agronomia, Alessandra Matte, é responsável pela coordenação do GT05 – Agricultura familiar e ruralidades, juntamente com o Professor Armando Fornazier, da Universidade Federal de Brasília (UnB). Somente o GT05 recebeu mais de 70 trabalhos, entre artigos completos e resumos expandidos, focados em estudos relacionados aos processos de transformação social, econômica e cultural que afetam os sistemas familiares de produção. Conforme a professora Matte, o evento foi importante espaço para trocas e aprendizados, aliado a oportunidade de os estudantes apresentarem seus trabalhos como forma de validar o andamento das pesquisas. Para o estudante a experiência foi exitosa, na medida em que o trabalho recebeu reconhecimento e destaque entre as apresentações pela qualidade dos dados e das análises realizadas.

 Além de participarem como ouvintes, acompanhando os debates dos painéis do evento – com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, representantes do governo, do setor privado e de populações rurais –, o estudante apresentou resultados de sua pesquisa, os quais foram realizados sob a orientação da Professora Alessandra.

 Mudanças alimentares no consumo de proteína animal durante a pandemia de Covid-19 na Região Sul Brasil

 Gabriel, bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária, apresentou o trabalho intitulado “Mudanças alimentares no consumo de proteína animal durante a pandemia de Covid-19 na Região Sul Brasil”. Diante do cenário de crise econômica e sanitária, principalmente decorrente da pandemia, o objetivo do estudo foi descrever as características do consumo de proteínas de origem animal durante a vigência da pandemia de Covid-19 na Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário online anônimo, buscando identificar aspectos da ingestão alimentar de proteína de origem animal entre 997 participantes dos três estados da região Sul do Brasil, durante junho a outubro de 2020.

Os resultados mostram que o isolamento causado pela pandemia e as mudanças socioeconômicas do período influenciaram os hábitos alimentares com relação ao consumo de proteínas de origem animal. A principal mudança observada está no aumento do consumo de carnes de aves e de ovos na taxa de 14,7% e 19,8% respectivamente, em detrimento a uma redução no consumo da carne bovina na taxa de 29,5%. Essa redução está associada a diferentes fatores, entre os quais o aumento do preço, a redução salarial e a insegurança financeira fruto da incerteza do momento da pandemia.

De maneira geral, os resultados nos permitem concluir que não necessariamente houve mudança na quantidade consumida de proteína animal, mas sim no tipo de proteína que passou as ser ingerida. Portanto, a presença desses alimentos é relevante para a composição da dieta da Região Sul, ocorrendo ajuste e redistribuição do componente representante dessa categoria, mas assegurando sua presença.

Para saber mais sobre o evento e acessar os trabalhos apresentados, visite o site oficial do 58° Congresso SOBER: https://www.even3.com.br/soberebpc2021/