Home
/
Destaques
/
I Semana Acadêmica do Curso de Agronomia tem público de todas as regiões do Brasil e presença de produtoras(es) rurais

I Semana Acadêmica do Curso de Agronomia tem público de todas as regiões do Brasil e presença de produtoras(es) rurais

Publicado 10/30/2020, 8:37:30 AM, última modificação 10/30/2020, 8:44:31 AM
Alta qualidade dos painelistas e dos temas debatidos atraiu vasto público

A I Semana Acadêmica do Curso de Agronomia (SEAGRO) da UTFPR Campus Santa Helena aconteceu no período de 21 a 25 de setembro de 2020, realizado em modo virtual, em função das medidas de segurança para o enfrentamento do avanço da Covid-19. O tema da I SEAGRO foi “Diversidade e mudanças de práticas: os desafios de pensar a Agronomia na sociedade contemporânea”. A realização do evento em um momento de crise pelo qual passa o Brasil e o mundo foi desafiador, mas também foi uma oportunidade de inovar e reinventar mesmos espaços de trocas e aprendizados.

Com a participação de renomados profissionais que atuam na área agronômica, o público participante pôde fazer perguntas, esclarecer dúvidas e debater os assuntos apresentados, tecendo muitos elogios e cumprimentos pelo espaço de aprendizado e troca. . As palestras foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no Canal do YouTube da InovaUTFPR e, também podem ser encontradas na página do Facebook (https://www.facebook.com/agronomia.utfpr.sh) e do Instagram (https://www.instagram.com/agronomia.utfpr.sh/) do Curso de Agronomia da UTFPR, Campus Santa Helena (programação completa abaixo). O evento superou o número de     4.000 visualizações, número que cresce constantemente, uma vez que se trata de material de alta qualidade disponível gratuitamente para ser acessado por toda a comunidade.

A I SEAGRO foi realizada no mês de setembro, integrando também atividades do InovaUTFPR, promovido na UTFPR Campus Santa Helena, com a realização de eventos durante todo o mês, com a participação dos demais cursos do Campus. Dessa maneira, as palestras da I SEAGRO estão disponíveis no Canal InovaUTFPR e podem ser acessadas pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC48F2eO1PZqbXWVZlUeV6lg

De acordo com as estatísticas da Comissão Organizadora, a I SEAGRO contou com 532 inscritos, dos quais a idade média era de 24 anos; aproximadamente 60,3% dos participantes eram mulheres e 39,7% homens. Com relação ao perfil profissional teve-se a participação de aproximadamente 72,6% de estudantes de Agronomia de diferentes instituições de ensino superior do Brasil, 9,2% de estudantes de outras áreas (incluindo estudantes do ensino médio, que avaliam a possibilidade de cursar Agronomia), 6,7% de produtores rurais, 4,0% de profissionais do setor público, 0,8% do setor privado, entre outros (6,7%).

A I SEAGRO atingiu seus objetivos centrais de difundir o conhecimento extraclasse a partir de discussões relevantes sobre temas atuais da área agronômica, vistos pela ótica de renomados profissionais; de estreitar o vínculo entre profissionais e futuros profissionais; incentivar o interesse discente pela produção de trabalhos, projetos, pesquisas, análises e debates que contribuam para o intercâmbio científico no ambiente universitário. Enfatiza-se ainda, como ponto positivo do evento a troca de informações, tanto entre os estudantes de Agronomia, especialmente discentes do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Santa Helena, mas também com a comunidade externa, caracterizando o sucesso do evento.

A Coordenadora da I SEAGRO, a Profa. Alessandra Matte registrou em seu discurso de encerramento, agradecimento a todos os envolvidos no planejamento e execução da I SEAGRO, em especial a Comissão Organizadora, docentes e discentes do Curso de Agronomia da UTFPR Campus Santa Helena. Bem como, agradeceu aos palestrantes e ao público participante pelas excelentes discussões promovidas nos temas abordados durante o evento. Por fim, enfatizou o convite para a próxima edição do evento que deve acontecer em 2021.

Comissão Organizadora da I SEAGRO

Docentes: Alessandra Matte, Dejane Santos Alves, Gilvan Moisés Bertollo, Nadia Graciele Krohn, Vitor Alex Alves de Marchi.

Discentes: Alexsandro Jose Tetzlaff, Alison De Meira Ramos, Ana Gabriela Tessaro, Angela Pivotto, Gabriela Carolina Bundschen, Henrique Oliveira de Lima, Luiz Antonio Borelli, Mariana Carolina Antunes De Jesus, Rebeca Maciel do Nascimento, Tharsos Hister Giovanella, Gustavo Silva Quieregato, Rander Carneiro, Erick Oliveira dos Santos.

Técnico Administrativo: Edgard Mota de Oliveira. 

Programação Completa

21 de setembro, segunda-feira,  19h às 21h 

Tema: Controle alternativo de doenças vegetais

Moderador: Daniel Debona

Palestra 1: O uso de microrganismos benéficos na proteção das culturas

Samuel Júlio Martins (University of Florida)

Palestra 2: Manejo de nematoides na cultura da soja 

Claudia Dias Arieira (UEM)

Dia 22 de setembro, terça-feira, 19h às 21h 

Tema: Agricultura de Precisão

Moderador: Gilvan Bertollo e Cintia Maria Fialho

Palestra 1: Agricultura de precisão no Brasil 

Eduardo Bottega (UFSM)

Palestra 2: Tecnologia de aplicação  

Alfran Tellechea Martini (UFSM)

Dia 23 de setembro, quarta-feira, 19h às 21h 

Tema: Clima e a produção agropecuária

Moderador: Alessandra Matte

Palestra 1: Mudanças climáticas e a produção pecuária global 

Jean François Tourrand (CIRAD, Montpelier, França)

Palestra 2: Mudanças climáticas e a produção agrícola global 

Alencar Zanon (UFSM)

Dia 24 de setembro, quinta-feira  - 19h às 21h 

Tema: Aplicação de métodos de baixo impacto ambiental e mercados potenciais

Moderador: Dejane Santos Alves

Palestra 1: Koppert Biological Systems Brasil Holding LTDA.

Marcelino Borges de Brito

Palestra 2: Manejo integrado de pragas em sistemas intensificados de produção

Simone Martins Mendes (Embrapa Milho e Sorgo)

Palestra 3: Manejo sustentável das áreas agrícolas 

Laércio Dalla Vecchia (Campeão de Produtividade de Soja do Brasil, Mangueirinha, PR)

Dia 25 de setembro, sexta-feira, 19h às 21h 

Tema: Mercados e o futuro da agronomia

Moderador: Nadia Krohn e Glauco Miranda

Palestra 1: Mercado contemporâneo de commodities agrícolas: um olhar sobre a soja

Valdemar João Wesz Junior (UNILA)

Palestra 2: Palestra 2: Protagonismo da Mulher na Agronomia

Marielen Aline Costa da Silva