Página Inicial
/
Destaques
/
Professor e alunas participam da Semana Acadêmica da Agronomia do IFPR Palmas

Professor e alunas participam da Semana Acadêmica da Agronomia do IFPR Palmas

Publicado 8/19/2019, 1:57:36 PM, última modificação 7/1/2020, 10:24:15 AM
Na oportunidade, o Prof. Alessandro Samuel-Rosa ofertou minicurso sobre mapeamento digital do solo para os alunos do curso de Agronomia do IFPR Palmas

Minicurso de mapeamento digital do solo

O curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena esteve presente na Semana Acadêmica da Agronomia do Instituto Federal do Paraná, na cidade de Palmas, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto. Na oportunidade, a convite do centro acadêmico do curso de Agronomia do IFPR Palmas, o Prof. Alessandro Samuel-Rosa ministrou um minicurso sobre mapeamento digital do solo.  Com duração de oito horas e voltado aos acadêmicos dos períodos finais do curso de Agronomia do IFPR Palmas, o minicurso abordou tópicos como relação solo-paisagem, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto e aprendizado de máquina. Apesar do curto tempo disponível, os participantes do minicurso conseguiram produzir, ao final do dia, mapas de classes do solo de uma área de estudo de 2000 ha.

"O mapeamento digital do solo é uma técnica cada vez mais popular de produção de informação do solo, principalmente porque permite a obtenção mais rápida dos produtos, que podem ser facilmente atualizados e constantemente melhorados conforme a necessidade do usuário", destacou o Prof. Alessandro. Ainda segundo o Prof. Alessandro, o curso de Agronomia da UTFPR deverá, em breve, contar com uma disciplina, em caráter optativo, tendo como tema o mapeamento digital do solo.

O Prof. Alessandro também aproveitou a visita à cidade mais fria do Paraná para coletar material do solo para as aulas práticas da disciplina de Gênese e Morfologia do Solo. Com o auxílio do Prof. Jessé Rodrigo Fink, do IFPR Palmas, foi coletado material de dois tipos de solo característicos daquela região, Latossolo Bruno e Cambissolo Húmico, ambos fortemente influenciados pelo pronunciado acúmulo de matéria orgânica. O Prof. Alessandro explicou que "a ideia é mostrar aos nossos alunos da Agronomia como o clima influencia as características do solo e, assim, seu potencial de uso: o Latossolo Bruno, por exemplo, desenvolvido a partir do intemperismo de rochas quase idênticas àquelas que temos em Santa Helena, possui características muito distintas do solo daqui em função das menores temperaturas e maiores precipitações da região de Palmas".

Também participaram da Semana Acadêmica as alunas Bruna Decarli e Gabriela Bündschen, ambas do curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena. Durante os três dias do evento, Bruna e Gabriela reuniram-se com os integrantes do centro acadêmico do curso de Agronomia do IFPR Palmas para coletar informações sobre os procedimentos necessários para a constituição de um centro acadêmico. A meta é iniciar a constituição do centro acadêmico do curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena. Elas também reuniram-se com os organizadores da Semana Acadêmica para traçar estratégias para a organização da primeira Semana Acadêmica do curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena, inicialmente planejada pela comunidade discente para acontecer no primeiro semestre do ano de 2020.

"Além dos conhecimentos adquiridos na semana acadêmica, conseguimos ter contato com atividades de um centro acadêmico e conversar com os participantes, que nos auxiliaram com ideias para formar o centro acadêmico do curso de Agronomia do nosso campus", destacou a aluna Gabriela Bündschen. Para a aluna Bruna Decarli, a viagem foi muito interessante pois permitiu "aprender sobre os solos ao auxiliar o Prof. Alessandro na descrição e coleta de amostras da região do campus do IFPR Palmas".  "pudemos observar como os cultivos mudam conforme a região devido a muitos aspectos físicos e climáticos, por exemplo, o cultivo de Pinus, muito comum na região de Palmas", completa Bruna.