Home
/
Destaques
/
Publicado livro de Manejo e Conservação do Solo e Água para o Paraná

Publicado livro de Manejo e Conservação do Solo e Água para o Paraná

Publicado 4/2/2020, 10:23:55 AM, última modificação 7/1/2020, 8:59:32 PM
Profa Ana Regina, do curso de Agronomia da UTFPR Santa Helena, é coautora do tema consórcios de culturas, em parceria com professor da UTFPR Dois Vizinhos e IAPAR

O solo e água são recursos naturais essenciais à vida. A capacidade do homem em gerir riquezas a partir dos recursos naturais está diretamente relacionada à competência de proporcionar estabilidade aos sistemas produtivos. O estado do Paraná é considerado uma importante potência agrícola no Brasil e no mundo, nesse sentido, impõe-se a necessidade de adoção de medidas que garantam a preservação dos recursos naturais.

Visando contribuir com informações atuais e relevantes relacionadas às práticas de manejo e conservação do solo e da água, o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) com a participação de 72 profissionais (professores, pesquisadores e extensionistas) de 16 instituições (universidade estaduais e federais, institutos de pesquisa estaduais e federais, secretarias do estado e serviço de extensão) lançou em 2019 o Manual de Manejo e Conservação do Solo e Água para o Estado do Paraná.  Esse material conta com a colaboração da Profa. Dra. Ana Regina Dahlem Ziech da UTFPR Santa Helena, com o Prof. Dr Paulo Cesar Conceição da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos e a pesquisadora do IAPAR Ponta Grossa Dra Lutécia Beatriz dos Santos Canalli, na elaboração de uma das seções que compõem as Práticas Conservacionistas.

A seção Consórcios de culturas do livro aborda os aspectos da utilização concomitante de uma ou mais espécies na exploração do solo, sejam elas estabelecidas em plantio intercalar ou consorciados. Trazendo resultados científicos referentes a inserção de consórcios entre plantas de cobertura, em sistema de sucessão com culturas de interesse econômico (milho), quanto a capacidade de proteção do solo, produção de biomassa e manutenção de matéria seca em superfície, potencial de liberação de nitrogênio (N) e produtividade de grãos de milho sem adição de N mineral.

O manual aborda informações referentes à caracterização do estado do Paraná; problemas em recursos naturais; aptidão agrícola dos principais solos do estado do Paraná; planejamento do meio físico rural; manejo do solo; recuperação de áreas degradadas; infiltração de água no solo; resíduos agroindustriais na produção agrícola; sistemas integrados de produção; manejo conservacionista de pastagens; reflorestamento conservacionista e cultivo florestal madeireiro e manejo de bacias hidrográficas. Constituindo um importante recurso para a formação de estudantes, capacitação e atualização de profissionais que trabalham na orientação de produtores rurais.

O livro encontra-se disponível para aquisição na página da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo pelo link https://www.sbcs.org.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=137.

Reportar erro