Home
/
Destaques
/
Professora e discentes do curso de Agronomia participam do 58° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Professora e discentes do curso de Agronomia participam do 58° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural

Publicado 11/3/2020, 9:39:44 PM, última modificação 11/3/2020, 10:11:55 PM
Estudantes apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidos sob orientação da professora Alessandra

Os estudantes do Curso de Agronomia, Aline Bidin e Gabriel Ceretta, juntamente com a Professora Alessandra Matte, participaram do 58° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, ocorrido nos dias 26 a 28 de outubro de 2020, de modo virtual na edição deste ano. O renomado evento está em sua 58° edição e, em sua história, os debates e resultados de pesquisas debatidos ao longo das edições anteriores, foram importantes mecanismos de apoio para elaboração de políticas públicas a nível nacional.

 Além de participarem como ouvintes, acompanhando os debates dos painéis do evento – com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, representantes do governo, do setor privado e de populações rurais –, os estudantes apresentaram resultados de suas pesquisas, as quais foram realizadas sob a orientação da Professora Alessandra.

Gabriel, bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária, apresentou o trabalho intitulado “Dinâmica produtiva da suinocultura no Brasil: análises a partir do novo Censo Agropecuário”. O estudante analisou dados relativos à produção de suínos por agricultores familiares no Brasil, comparando a representatividade da atividade nas distintas regiões do país. Os resultados apontam que a região sul do Brasil detém o maior plantel desses animais, enquanto a região Nordeste é aquela com maior número de estabelecimento com registro da atividade. 

Aline, bolsista de Iniciação Científica pela UTFPR, apresentou o trabalho intitulado “Mudanças produtivas na agroindústria rural familiar no Oeste do Paraná”. Na obra, Aline apresenta análise da dinâmica produtiva das agroindústrias familiares rurais de Santa Helena, mostrando o expressivo aumento desses estabelecimentos no município no período compreendido de 2006 a 2017. O processamento de sucos de frutas, doces e geleias, e carne de peixe são as atividades que apresentaram crescimento no município.

A professora Alessandra Matte também fez parte da Comissão Organizadora, além de ser responsável pela coordenação do GT05 – Agricultura familiar e ruralidades, juntamente com o Professor Armando Fornazier, da Universidade Federal de Brasília (UnB). Somente o GT05 recebeu mais de 80 trabalhos, entre artigos completos e resumos expandidos, focados em estudos relacionados aos processos de transformação social, econômica e cultural que afetam os sistemas familiares de produção. Conforme a professora Matte, o evento foi importante espaço para trocas e aprendizados, aliado a oportunidade de os estudantes apresentarem seus trabalhos como forma de validar o andamento das pesquisas. Para os estudantes a experiência foi exitosa, na medida em que os trabalhos receberam reconhecimento e destaque entre as apresentações pela qualidade dos dados e das análises realizadas.

Para saber mais sobre o evento e acessar os trabalhos realizados pelos estudantes e demais participantes, além da programação completa, visite o site oficial do 58° Congresso SOBER: www.even3.com.br/sober2020