Home
/
Destaques
/
UTFPR Santa Helena é referência em mapeamento digital do solo

UTFPR Santa Helena é referência em mapeamento digital do solo

Publicado 4/7/2019, 4:12:48 PM, última modificação 7/1/2020, 12:10:15 AM
Prof. Dr. Alessandro Samuel-Rosa será vice-presidente de grupo de trabalho internacional em mapeamento digital do solo.

Os grupos de trabalho (GT) em Digital Soil Mapping e GlobalSoilMap da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS) acabam de realizar, pela primeira vez, um workshop conjunto. O 2019 Joint workshop for Digital Soil Mapping and GlobalSoilMap, realizado entre 12 e 16 de março, foi sediado pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile e contou com o apoio da Sociedade Chilena de Ciência do Solo. Dentre os participantes estavam os principais pesquisadores da área de mapeamento digital do solo (MDS) de países de todos os cinco continentes. Também participaram docentes, técnicos extensionistas e representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O Prof. Dr. Alessandro Samuel-Rosa, da UTFPR Santa Helena, participou do workshop e conta um pouco sobre o evento.

Durante o workshop foi debatido o desenvolvimento de técnicas cada vez mais robustas e eficientes de produção de informação espacial e temporal do solo. Mas também foi discutido sobre o tipo de informação do solo que a sociedade moderna precisa, da propriedade rural ao planeta, e sobre como fazer com que essa informação chegue aos seus usuários de maneira eficiente e compreensível. O desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais como PronaSolos, GlobalSoilMap e Aliança Global pelo Solo fizeram parte dessas discussões. Nesse contexto, um dos principais gargalos identificados pelos participantes ainda é a limitada disponibilidade de dados básicos do solo. Iniciativas de resgate e distribuição de dados básicos do solo como o Repositório Brasileiro Livre para Dados Abertos do Solo (febr), apresentado durante o workshop, são fundamentais para mudar esse cenário. Coordenado pelo Prof. Alessandro, o febr é um projeto de pesquisa e extensão mantido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua meta é constituir um repositório centralizado para armazenar e servir dados do solo em formato padronizado e harmonizado para várias aplicações, tanto na agricultura como na pesquisa.

O trabalho apresentado pelo Prof. Alessandro, intitulado Advances in soil data availability for large scale digital soil mapping (GlobalSoilMap) in Brazil, foi muito bem recebido pelos participantes do workshop. Um dos pontos positivos apontados durante a discussão foi o envolvimento de estudantes matriculados em disciplinas básicas de ciência do solo de cursos de graduação nas atividades de resgate e distribuição de dados básicos do solo no febr. O envolvimento formal de estudantes de graduação nas atividades do febr foi considerado fundamental para que se consiga produzir uma mudança cultural duradoura em direção a uma realidade de maior compartilhamento de dados básicos de solo no Brasil. Como resultado da qualidade do trabalho do Prof. Alessandro a frente do febr, os pesquisadores do ISRIC World Soil Information manifestaram o interesse em utilizar os dados do febr para a produção de mapas globais de propriedades do solo via projeto SoilGrids. As tratativas continuarão nos próximos meses, com a possibilidade de assinatura de termo de cooperação internacional entre a UTFPR Santa Helena e o ISRIC. Isso alavancará a UTFPR no cenário internacional como instituição referência em dados do solo no Brasil.

Ao final do evento, o Prof. Alessandro foi convidado para proferir palestra sobre MDS no Congresso Peruano de Ciência do Solo, a ser realizado em maio próximo, e foi escolhido o novo vice-presidente do GT Digital Soil Mapping. Dentre as atividades a serem realizadas está a organização da próxima edição do workshop, que será realizado em dezembro de 2020 na Índia.

Mais informações podem ser encontradas no relatório de viagem internacional do Prof. Alessandro, disponível no SEI (código verificador 0775343 e código CRC 0A1279BA). A participação do Prof. Alessandro no workshop foi viabilizada pela Fundação Agrisus.

Reportar erro