Mobilidade Estudantil
A possibilidade para troca de experiências acadêmicas e de integração aos diversos contextos e cenários proporciona uma visão mais abrangente de diferentes realidades, tanto no cenário profissional como cultural, econômico e social. Conforme o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a mobilidade é prevista de forma interna (intercâmpus) e externa (interuniversitário nacional e internacional). A mobilidade interna é assegurada por meio de diretrizes comuns, possibilitando que os alunos cursem disciplinas em outros Câmpus da UTFPR, que se localizam em outras regiões do estado do Paraná, a fim inserirem-se no contexto regional e trocarem experiências. Quanto à mobilidade externa, busca-se a participação e o apoio de outras instituições nacionais e internacionais, por meio de convênios.
Como estímulo à participação de alunos nesses programas de intercâmbio, busca-se sempre a avaliação dos planos de trabalho pelos professores responsáveis, juntamente com aval da coordenação de curso, considerando-se não só o aspecto técnico de disciplinas e atividades a ser desenvolvidas, mas sim o benefício geral por parte de alunos, levando-se em conta aspectos culturais, sociais, profissionais e econômicos.
Documentos
- Instrução Normativa Conjunta 02/2011 – PROGRAD/PROREC – Estabelece procedimentos para participação de estudantes da UTFPR em programas de Mobilidade Estudantil Nacional.
- Instrução Normativa Conjunta 01/2014 – PROGRAD/PROREC – Estabelece procedimentos para a Mobilidade Estudantil Internacional (MEI)
- Instrução Normativa 01/14 – PROGRAD – Estabelece as orientações para a realização dos procedimentos de Mobilidade Estudantil Intercâmpus a serem adotados pela UTFPR a partir do 1º semestre de 2014.