Professora tem projeto internacional aprovado em parceria com UNICAMP, USP e instituições alemãs
A Professora dos Cursos de Mestrado em Processos Químicos e Biotecnológicos (PPGQB) e do Mestrado Profissional em Biociências (PPGBio), Dra Kelen Rossi de Aguiar, teve o projeto "Bio-Functionalization of surfaces for dentistry and medical applications" aprovado no âmbito do edital CAPES-DAAD.
Esse edital da Capes trata de projetos desenvolvidos em parceria com instituições brasileiras e alemãs.
"O projeto tem como objetivo a funcionalização de superfícies poliméricas e suas aplicações na área médica e odontológica, tratando-se, portanto, de um biomaterial", explica a professora Kelen. O projeto tem como instituições envolvidas a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), o Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-TD), o Instituto Fraunhofer-IFAM e a Universität Frankfurt, na Alemanha.
Parte do projeto será executado no laboratório do Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (GPAN) do câmpus Toledo, grupo, no qual, a professora Kelen é pesquisadora. Nesse grupo participam docentes e acadêmicos do PPGQB, do curso de Processos Químicos e do curso de Engenharia de Bioprocessos.
A professora ainda destaca que "essa parceria levará o câmpus Toledo à uma projeção internacional, visto que no decorrer do projeto, que tem duração de 2 a 4 anos, haverá missões de trabalho de pesquisadores alemães em nossa universidade e de pesquisadores brasileiros nas Instituições alemãs."
Regularmente, o GPAN abre vagas em nível de mestrado para acadêmicos que tenham a intenção de desenvolver atividades de pesquisa relacionadas à temática do grupo. Informações sobre as linhas de pesquisa podem ser obtidas por meio do e-mail do grupo: gpan-td@utfpr.edu.br