Defesa de TCC - Ana Luisa Ostroski Gomes
Aluna: Ana Luisa Ostroski Gomes
Título: Análise real e formação docente: percepções de egressos sobre a relevância e a utilização na Educação Básica
Data e horário: 03/07/2025 às 19h
Sala: C-105 (LIFE) e via Google Meet (link da videochamada: https://meet.google.com/gvq-znyt-ngs)
Orientador: Renato Francisco Merli
Banca: Renato Francisco Merli, Rodolfo Eduardo Vertuan e Carlos Roberto Vianna
Resumo: Este estudo investigou de que forma os egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), dos campus Cornélio Procópio , Curitiba , Pato Branco e Toledo , estabelecem relações entre os conteúdos da disciplina de Análise Real e suas práticas pedagógicas na Educação Básica. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa contemplou a análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de cada campus, considerando ementas, currículos e bibliografias, bem como o exame da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), com o intuito de compreender as articulações entre formação inicial e atuação docente. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: aplicação de um questionário on-line (Google Forms) e realização de entrevistas semiestruturadas com egressos, via Google Meet. Os resultados revelaram que os participantes atribuem relevância teórica à disciplina de Análise Real, mas enfrentam dificuldades em recordar seus conteúdos e, principalmente, em aplicá-los no cotidiano escolar, o que reforça a percepção de distanciamento entre a formação acadêmica e a prática pedagógica. As análises também indicam a necessidade de metodologias que favoreçam a introdução gradual do formalismo, a contextualização didática dos conteúdos e a promoção de espaços reflexivos durante a formação inicial, como as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e as Atividades Práticas como Componente Curricular (APCC). Espera-se que os achados deste trabalho contribuam para o aprimoramento das propostas formativas nos cursos de Licenciatura em Matemática, incentivem o fortalecimento das conexões entre teoria e prática e ofereçam subsídios para futuras investigações no campo da Educação Matemática.