Defesa de TCC - Dayane Gabriela Klein França
Aluna: Dayane Gabriela Klein França
Título: A álgebra presente no livro Psicoaritmética de Maria Montessori
Data e horário: 30/06/2025 às 19h
Sala: C-306
Orientadora: Barbara Winiarski Diesel Novaes
Banca: Barbara Winiarski Diesel Novaes, Emerson Tortola e Cézar Ricardo de Freitas
Resumo: Esta pesquisa consiste em analisar a abordagem algébrica presente no livro Psicoaritmética de Maria Montessori, investigando que álgebra que é proposta e a sua relação com os materiais para o ensino de álgebra presentes no livro. Essa análise parte de uma perspectiva da História Cultural, com questões de apropriações, representações e práticas, definidas por Chartier (1990), assim como cultura escolar, definidas por Julia (2010) e os saberes a ensinar e para ensinar, definidos por Hofstetter; Schneuwly (2017). Disso então, para a pesquisa, é realizado um revisão não sistemática de outras pesquisas com temas relacionados e uma análise do livro, focando em seu capítulo dedicado a álgebra, porém expandindo para os outros capítulos para analisarmos a passagem da aritmética para a álgebra. Essa pesquisa tem respaldo na atualidade do tema, contribuição para a área da Educação Matemática, uma vez que os materiais didáticos e a abordagem adotada na obra permite refletirmos sobre o ensino de álgebra na atualidade. Sendo assim, a partir das análises feitas verificamos que essa passagem se dá de modo natural, a álgebra surge inicialmente como instrumento para generalização, ou seja, naturalmente pelas manipulações feitas com os materiais se vai criando a necessidade de termos algébricos para expressar as regularidades encontradas. Sendo isso trabalhado com os materiais que Montessori propõe para o ensino de álgebra, de forma gradual, sendo esses materiais os: Bastões largos, Bastõezinhos de contas, Quadrado subdividido, Cubo, Cubo binomial e Cubo do trinômio. E isso é concretizado alinhando a geometria com a álgebra a partir da aritmética, ou seja, temos as representações geométricas pelos materiais e a aritmética sendo trabalhada como meio de se chegar nas abstrações algébricas de conceitos mais complexos. Sendo assim em conclusão temos uma álgebra introduzida naturalmente e sendo trabalhada, de forma gradual, de uma utilização para representação de generalizações até chegar a manipulações mais complexas como mudanças de números para letras e simplificação de cálculos mais complexos, respaldados nos materiais propostos por Montessori para esse ensino já que os Bastões largos e alguns exercícios com os Bastõezinhos de contas são utilizados para ensinar a generalizar e sistematizar regularidades e as manipulações com o Quadrado subdividido, Cubo, Cubo binomial e Cubo trinomial são usados para entender os termos algébricos e a manipulação possível com eles.