Defesa de TCC - Isadora Gabrielly Ranucci Pini da Silva
Aluna: Isadora Gabrielly Ranucci Pini da Silva
Título: Ensino de Matemática na perspectiva inclusiva: proposta de sequência didática para alunos com deficiência intelectual
Data e horário: 07/07/2025 às 19h
Sala: C-105 (LIFE)
Orientador: Renato Francisco Merli
Banca: Renato Francisco Merli, Aline Keryn Pin e Vanessa Largo Andrade
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investiga o potencial de uma sequência didática adaptada para promover o ensino das quatro operações matemáticas básicas a estudantes com Deficiência Intelectual (DI), com base nos princípios da Educação Inclusiva e do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, contempla revisão sistemática da literatura, análise de referenciais teóricos sobre DI e educação matemática inclusiva, bem como a aplicação prática da proposta pedagógica. A sequência didática foi construída com foco na acessibilidade, na valorização das singularidades dos alunos e no uso de materiais manipuláveis, recursos lúdicos e estratégias multissensoriais. A avaliação, de caráter diagnóstico e formativo, permitiu identificar os saberes prévios e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, promovendo uma intervenção pedagógica sensível e efetiva. Os resultados evidenciam que o planejamento intencional, aliado à mediação pedagógica qualificada e ao compromisso com a inclusão, contribui para o avanço cognitivo, a autonomia e o pertencimento dos alunos com DI no contexto do ensino de matemática.