Defesa de TCC - Karoline Vitória Ribeiro
Aluna: Karoline Vitória Ribeiro
Título: Educação Financeira e Modelagem Matemática em turmas do segundo ano do Ensino Médio: o caso da produção e venda de sabonetes artesanais
Data e horário: 21/02/2025 às 14h
Sala: C-105 (LIFE)
Orientador: Rodolfo Eduardo Vertuan
Banca: Rodolfo Eduardo Vertuan, Emerson Tortola e Renato Francisco Merli
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da Modelagem Matemática no ensino de Educação Financeira para alunos do Ensino Médio, no contexto de uma escola pública Cívico-Militar no oeste do Paraná. A pesquisa tem como foco investigar o impacto dessa metodologia nas aulas de Educação Financeira, em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio, analisando o engajamento, a aprendizagem e o interesse dos alunos. A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um desafio para os docentes, especialmente devido à falta de formação adequada. Assim, a Modelagem Matemática foi utilizada como uma estratégia pedagógica para relacionar conceitos matemáticos com situações cotidianas, com o objetivo de tornar o aprendizado significativo para a realidade dos alunos envolvidos. A metodologia envolveu o desenvolvimento de atividades práticas sobre a produção e comercialização de sabonetes artesanais, buscando engajar os alunos em um problema real relacionado à formatura e à feira escolar. A análise dos dados coletados, foi feita por meio de entrevistas, observações e o diário de pesquisa, visando a contribuição da Modelagem Matemática para o maior engajamento dos alunos e a compreensão de conceitos matemáticos em contextos financeiros reais.