Defesa de TCC - Rafael Figura Novato da Luz
Aluno: Rafael Figura Novato da Luz
Título: Animes e mangás como possibilidade pedagógica para o ensino de conceitos de geometria
Data e horário: 24/02/2025 às 14h
Sala: C-105 (LIFE)
Orientador: Rodolfo Eduardo Vertuan
Banca: Rodolfo Eduardo Vertuan, Heloísa Cristina da Silva e Vanessa Largo
Resumo: Os animes, presentes na vida dos jovens brasileiros desde os anos 1980, estabeleceram-se como parte integrante da cultura, refletindo-se na identidade da nova geração, denominada Otakus. A crescente influência nipônica no Brasil, como o segundo país com maior absorção dessa cultura fora do Japão, é evidenciada pela forte presença dos animes na sociedade. Impulsionado pelo avanço tecnológico e pela internet, o interesse dos jovens por essa expressão cultural ampliou-se, permitindo o acesso a conteúdos orientais mesmo sem conhecimento da língua japonesa. Eventos de cosplay e a adaptação dos elementos nipônicos ao cotidiano brasileiro demonstram não apenas a aceitação, mas a apropriação natural dessa cultura. Neste contexto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em diferentes bases de dados, sobre pesquisas que já tenham abordado o tema e, a partir disso, apresentamos possibilidades de atividades. Esperamos, portanto, lançar reflexões sobre a questão: Como o tema animes e mangás tem sido discutido na literatura da área de educação como uma possibilidade para o ensino de matemática, mais especificamente, de conceitos de geometria na Educação Básica? A proposta de integrar animes e mangás no ensino de Geometria Euclidiana Plana e Desenho Geométrico reflete a tentativa de tornar as aulas mais estimulantes para um grupo de educandos que compartilham desse gosto pelos elementos da cultura anime.