Defesa de TCC - Vanessa Duartes da Silva
Aluna: Vanessa Duartes da Silva
Título: O pensamento computacional no ensino de matemática para estudantes com TEA em produções acadêmicas
Data e horário: 03/07/2025 às 16h
Sala: C-105 (LIFE)
Orientadora: Vanessa Largo Andrade
Coorientadora: Aline Keryn Pin
Banca: Vanessa Largo Andrade, Aline Keryn Pin, Barbara Winiarski Diesel Novaes e Renato Francisco Merli
Resumo: Esta pesquisa investiga como o pensamento computacional no ensino de Matemática a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é abordado nas produções acadêmicas. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento realizado nas bases do Google Acadêmico, no período de 2014 a 2025. A análise dos dados foi conduzida a partir da Análise de Conteúdo, permitindo observar como as propostas encontradas têm estruturado atividades voltadas para alunos com TEA. Dos 86 trabalhos inicialmente identificados, apenas quatro atenderam aos critérios da pesquisa, o que evidencia a escassez de estudos que articulem esses três elementos. Apesar da quantidade reduzida de estudos, foram identificadas propostas pedagógicas que destacam o potencial do pensamento computacional para tornar o ensino de Matemática mais acessível e inclusivo. As atividades apresentadas mostram contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico, autonomia e engajamento dos alunos com TEA, especialmente quando estruturadas de forma interativa e adaptada às suas necessidades. Também foi observado que a familiarização com os materiais e o ambiente das atividades favorece a participação ativa dos estudantes.