Extensão

Publicado 1/24/2019, 3:30:57 PM, última modificação 1/4/2023, 4:12:57 PM

Uma atividade de Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, caracteriza-se por um envolvimento de docentes, discentes e comunidade em um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação entre esses atores, e executadas sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos e em unidades ou componentes curriculares extensionistas.

Os alunos que ingressarem no curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Campus Toledo, a partir de 2023, ou os que ingressaram antes e solicitaram migração para a nova matriz curricular, deverão cumprir no mínimo 330 h em Atividades Acadêmicas de Extensão (AAE). As atividades de extensão serão desenvolvidas em quatro unidades curriculares extensionistas obrigatórias: Unidade Curricular de Extensão 1, 2, 3 e 4.

As atividades de extensão se articulam no âmbito do curso com as Atividades Práticas como Componente Curricular – APCCs, uma vez que o discente
como protagonista do processo extensionista poderá interagir no tocante a matemática e suas vertentes em espaços como o da educação básica, sendo direcionados também à realidade de escolas na busca de atender suas demandas. Na concepção dos projetos, é considerado a característica da extensão em que estão envolvidos de forma dialógica docentes, discentes e a comunidade.

A efetivação da extensão se dará por meio de cursos, projetos e programas de extensão, como cursos preparatórios para o ENEM ou vestibular, reforço escolar, formação continuada dentre outros, abertos à comunidade ou fechado para um determinado grupo, que serão desenvolvidos no contexto das unidades curriculares extensionistas. Embora ocorra a contribuição dos docentes na atividade extensionista associada a unidades curriculares, o
discente permanece sendo o protagonista dessas ações, no sentido da realização de proposição, planejamento e execução da atividade extensionista sob a orientação dos docentes.

Os projetos de extensão promovem a divulgação do conhecimento matemático associado à ciência e à tecnologia e contribuem para o desenvolvimento social. Esses projetos buscam atender alunos da educação básica, podendo ser direcionadas ações para a rede pública de ensino que visem a melhoria de índices educacionais.

Os alunos também podem participar de projetos de extensão diferentes dos propostos nas unidades curriculares extensionistas, desde que estejam caracterizados como APCC, e solicitar a convalidação de uma ou mais unidades curriculares de extensão, desde que tenham cumprido carga horária equivalente nestes projetos. O requerimento de convalidação será analisado pelo Professor Responsável pelas Atividades de Extensão do curso (PRAExt), que emitirá parecer sobre o pedido.

Contatos

Professor responsável: Márcio Paulo de Oliveira
E-mail: marciooliveira@utfpr.edu.br
Sala: C-301

Documentos