Home
/
O Programa

O Programa

Publicado 2/2/2017, 9:53:31 AM, última modificação 6/1/2020, 11:50:14 AM
O PPGEF é um polo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Polo 32) MNPEF

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um curso em rede nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em nível de pós-graduação Stricto Sensu, e congrega polos em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do País. Esses polos oferecem o Curso, atualmente com conceito 5 na CAPES.

Este mestrado nacional constitui um sistema de formação intelectual e de desenvolvimento de técnicas na área de Ensino de Física que visa habilitar ao exercício altamente qualificado de funções envolvendo ensino de Física no Ensino Básico.

O MNPEF objetiva a melhoria da qualificação profissional de professores de Física em exercício na educação básica visando tanto o desempenho do professor em sala de aula como no desenvolvimento de técnicas e produtos de aprendizagem de Física. É coordenado por uma Comissão de Pós-Graduação, que designa a Comissão de Seleção Nacional para dar andamento ao processo nacional. Esse processo ocorre em consonância com as Coordenações dos Polos, que designa Comissões de Seleção dos Polos.

As atividades acadêmicas dos alunos ingressantes por Edital serão realizadas nas Instituições de Ensino Superior que abrigam os Polos do MNPEF credenciados pela CAPES. O processo seletivo de ingresso no MNPEF será realizado na UTFPR, Câmpus Campo Mourão.

O curso é composto de um total de 540 horas de disciplinas, 60 horas de Estágio supervisionado, além da pesquisa em ensino de física, que estará contida na confecção da dissertação de mestrado.

O aluno que cumprir os requisitos acima e defender sua dissertação perante uma banca de três doutores na área, farão jus ao diploma do curso MNPEF-UTFPR, que confere o título de Mestre em Ensino de Física.

A página eletrônica do MNPEF na SBF está disponível em sbfisica.org.br/mnpef

Linhas de Pesquisa

Identificamos preliminarmente três importantes vertentes

Física no Ensino Fundamental (FEF)

Área de concentraçãoFísica na Educação Básica
Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

Física no Ensino Médio (FEM)

Área de concentração: Física na Educação Básica
Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física (PEA)

Área de concentração: Formação de professores de Física em nível de mestrado
Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.