Home
/
Área Acadêmica
/
Disciplinas
/
Trabalho, Sujeito e Mediações

Trabalho, Sujeito e Mediações

Publicado 6/3/2024, 4:44:58 PM, última modificação 4/30/2025, 9:36:08 AM

Prática Social. Teoria da Atividade. Mediação Vigostki e Marx. Ferramentas e artefatos como componentes do funcionamento humano integrais e inseparáveis. Estrutura hierárquica da atividade. Sistema de atividade. Produção de sentido. Mudança. Redes de atividade.

Bibliografia da Disciplina:

  • ACKROYD, Stephen, BATT, Rosemary, THOMPSON, Paul, TOLBERT, Pamela. The Oxford Handbook of Work & Organization. UK: Oxford Press, 2006.
  • BULGACOV, Yára Lúcia Mazziotti; CAMARGO, Denise de; ZDEPSKI, Fabíola Bevervanço; CANOPF, Liliane; MATOS, Raquel Dorigan de. Contribuições da Teoria da Atividade para o Estudo das Organizações. Cadernos EBAPE, v. 12, n. 3, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2014. pp.648–662.
  • BULGACOV, Y. L. M.; VIZEU, F.. A positividade da emoção na prática da pesquisa social em organizações. Cadernos EBAPE, 9, (spe 1), 2011. pp. 488-509.
  • CHIRATO, Maria A. R. O feitiço das organizações: sistemas imaginários. São Paulo: Atlas, 2000.
  • CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 2007.
  • _______. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
  • DANIELS, H. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002.
  • ___________. Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 2004.
  • ___________. Vygotsky e a pesquisa. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011.
  • ENGESTRÖM, Y.. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987.
  • _______________. Expansive learning at work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, 14(1), 2001. p. 133-156.
  • ______________. Como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: Daniels, H. (Org.).  Uma introdução a Vigotski. São Paulo: Loyola, 2002.
  • ______________. Interobjectivity, ideality, and dialectics. Mind, Culture and Activity, v.3, 2006. p. 259-265.
  • CLEGG, S; HARDY, C.  e NORD, W.. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2004.
  • GONZÁLEZ REY, F. L.. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
  • GONZÁLEZ REY, F.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A.. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.
  • __________________.  Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos da construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
  • KORCZYNSKI, Marek, HODSON, Randy & EDWARDS, Paul. Social Theory of Work. UK: Oxford Press, 2006.
  • LEONTIEV, A. N.. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
  • _______________. Actividad, conciencia y personalidad. Habana: Pueblo y Educación, 1983.
  • _______________.  Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. Em Vigotski, L. V.; Luria, A. R. & Leontiev, A. N..  (Org.) Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-83.
  • SENNETT, R. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
  • VYGOTSKY, L. S.. The instrumental method in psychology. In: J.V. WERTSCH (Ed.), The concept of activity in Soviet psychology. Armonk, NY: M.E. Sharpe, 1981.
  • _________________. Pensamiento y palabra. In Obras Escogidas:Vol. 2. Madrid, España: Visor, 1993.
  • VIGOTSKI, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • ______________. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Reportar erro