Home
/
Área Acadêmica
/
Processos e Procedimentos
/
PP003 - Processo de Estágio-Docência

PP003 - Processo de Estágio-Docência

Publicado 4/21/2019, 8:46:14 AM, última modificação 8/13/2019, 1:03:39 PM

3.      Processo de Estágio em Docência
        O Estágio em Docência é a participação do aluno em atividades didático-pedagógicas nos cursos de graduação, como: elaboração de material didático; a preparação e a apresentação de aulas teóricas e/ou práticas; a aplicação ou o desenvolvimento de métodos ou técnicas pedagógicas; e o acompanhamento de estudos dirigidos, seminários e minicursos.


         3.1.    Definir e divulgar período do estágio

Responsável: Coordenação do PPGA.

Quando: Antes do início do semestre letivo dos cursos de graduação.

Descrição: Cabe ao PPGA definir e divulgar o período em que cada discente deverá realizar o Estágio em Docência, sem que haja prejuízo de tempo de titulação do aluno. Esse planejamento deverá ser feito para cada aluno matriculado no programa de pós-graduação, sendo este em conjunto com o professor que ministra a disciplina na graduação.


3.2.    Encaminhar o requerimento de Estágio em Docência

Responsável: Coordenação do PPGA.

Quando: Antes do início do semestre letivo dos cursos de graduação.

Descrição: Ao definir as datas de estágio nos cursos de graduação, o PPGA deverá enviar o requerimento de solicitação do estágio docente à coordenação do curso de graduação para que sejam aceitos ou não os períodos em questão.

3.3.    Solicitação para o Estágio Docente e Termo de Acordo

Responsável: Aluno.

Quando: De acordo com a coordenação do curso.

Descrição: O aluno deverá encaminhar, via secretaria do Departamento, o formulário de solicitação e o termo de acordo para a realização do estágio docente, que deve constar: o orientador, a disciplina requerida, o professor responsável pela disciplina, carga horária (obrigatoriamente 15h) e o curso de graduação. Ambos devem estar assinados pelo orientador, professor responsável, aluno e coordenação do programa. Apenas a solicitação deve ser assinada pelo coordenador da graduação escolhida para realizar o estágio.

3.4.    Supervisão das atividades do Estágio

Responsável: Coordenação do PPGA.

Quando: Durante a realização do estágio.

Descrição: As atividades do Estágio em Docência serão desenvolvidas sob responsabilidade e acompanhamento do Professor Responsável pela disciplina do Curso de Graduação e supervisionado pelo Orientador do discente. A coordenação do curso deverá, junto ao orientador do aluno, supervisionar o andamento do estágio.


         3.5.    Processo de avaliação dos alunos

Responsável: Professor Orientador do PPGA.

Quando: Durante a realização do estágio.

Descrição: O Orientador/Supervisor, juntamente com o Professor Responsável pela disciplina do curso de graduação, avaliará o desempenho do discente durante o Estágio Docência. A avaliação do desempenho do aluno será registrada na Ficha de Avaliação do docente.


         3.6.    Registro de Créditos

Responsável: Coordenador do PPGA.

Quando: Após ser solicitado pela Comissão de Bolsas do Programa.

Descrição: Compete à Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação homologar o Estágio Docência e solicitar ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação o registro dos créditos relativos ao Estágio Docência do aluno.

Reportar erro