Home
/
Documentos
/
Ementário
/
Disciplinas sem Horário Fixo

Disciplinas sem Horário Fixo

Publicado 7/1/2020, 9:42:36 AM, última modificação 7/1/2020, 9:44:17 AM

CACP201, CACP202, CACP203 - Estudo Individual 1, 2 ou 3

Carga horária: 45 horas-aula (3 créditos)

Ementa: estudo realizado pelo aluno individualmente, sob a supervisão de seu orientador, cobrindo um tema de interesse para seu trabalho de pesquisa. O estudo deve resultar em um relatório técnico de envergadura condizente com a duração do trabalho e o número de créditos da disciplina (sugere-se usar o formato de artigo da SBC para o relatório).

Os Estudos Individuais foram previstos para atender duas situações:

  • Completar eventuais créditos faltantes (por exemplo: o aluno tem 18 créditos em disciplinas e precisa de 19);

  • Permitir a alunos com excelente desempenho dedicar-se mais profundamente a seus temas de estudo.

Cada aluno pode realizar até três disciplinas de Estudo Individual não concomitantes, sempre com a anuência de seu orientador. Apesar de não ter aulas ou controle de frequência, um Estudo Individual é uma disciplina curricular normal, devendo ser integralmente desenvolvido durante uma fase do curso, e por isso necessita de matrícula prévia, como as demais disciplinas.

A conclusão de uma disciplina de Estudo Individual é informada pelo orientador ao colegiado do programa através de uma solicitação de validação de créditos, acompanhada do relatório produzido pelo aluno e do parecer de um professor da linha de pesquisa (que não o orientador ou o coorientador). O colegiado pode indeferir a solicitação, caso julgue o estudo insuficiente, inadequado ou de baixa qualidade. Uma solicitação indeferida pode ser reapresentada, desde que corrigidos os problemas que levaram à sua recusa pelo colegiado.

Procedimento

  1. No início do trimestre, o estudante requer matricula na disciplina de Estudo Individual 1, 2 ou 3.

  2. O estudante desenvolve seu estudo sob a supervisão do(a) orientador(a).

  3. Quando o estudante concluir o estudo, o(a) orientador(a) encaminha o estudo a um(a) professor(a) da mesma linha de pesquisa no programa, para que este(a) emita um parecer.  ̶O̶ ̶o̶r̶i̶e̶n̶t̶a̶d̶o̶r̶ ̶e̶n̶v̶i̶a̶ ̶à̶ ̶c̶o̶o̶r̶d̶e̶n̶a̶ç̶ã̶o̶ ̶a̶ ̶f̶i̶c̶h̶a̶ ̶d̶e̶ ̶s̶o̶l̶i̶c̶i̶t̶a̶ç̶ã̶o̶,̶ ̶a̶c̶o̶m̶p̶a̶n̶h̶a̶d̶a̶ ̶d̶o̶ ̶e̶s̶t̶u̶d̶o̶ ̶r̶e̶a̶l̶i̶z̶a̶d̶o̶ ̶p̶e̶l̶o̶ ̶a̶l̶u̶n̶o̶ ̶e̶ ̶d̶o̶ ̶p̶a̶r̶e̶c̶e̶r̶ ̶d̶o̶ ̶p̶r̶o̶f̶e̶s̶s̶o̶r̶ ̶d̶a̶ ̶l̶i̶n̶h̶a̶. 

    Durante a pandemia, basta que o parecer seja enviado ao email do programa (ppgca-ct AT utfpr.edu.br) e á pessoa orientadora contendo quantidade de céditos (1 a 3) e conceito (A a E). Depois disto, a pessoa estudante deve preencher este formulário e o pedido de validação de créditos será analisado na próxima reunião de colegiado.

  4. O colegiado aprova/recusa a validação de crédito.

  5. O coordenador lança o conceito da disciplina no sistema.

Bibliografia:

  • artigos e livros indicados pelo orientador.