Home
/
Regulamentos
/
Documentos auxiliares
/
Dúvidas e perguntas frequentes

Dúvidas e perguntas frequentes

Publicado 11/6/2020, 9:15:01 AM, última modificação 4/21/2021, 10:51:17 AM
Respostas para dúvidas e perguntas frequentemente realizadas pela comunidade externa (público atendido pelo programa e candidatos aos cursos) e interna (discentes e docentes).

Qual é o valor da mensalidade?

O Curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação do PPGCC-CM é gratuito.
Cabe destacar que a UTFPR é uma universidade pública e, por definição, todos os cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu acadêmico (mestrados e doutorados acadêmicos) são gratuitos em instituições de ensino públicas. Especificamente na UTFPR, todo curso de mestrado e doutorado, seja ele acadêmico ou profissional, é gratuito.

O curso é presencial ou a distância?

O curso é presencial. No entanto, excepcionalmente, devido à pandemia poderão ser ministradas disciplinas a distância durante o período de Regime Letivo Especial (RLE), conforme estabelecido na Resolução COPPG 30/2020, Instrução Normativa PROPPG 04/2020 e Instrução Normativa PROPPG 06/2020.

Cabe destacar que, na área de Ciência da Computação, não existe curso de mestrado a distância aprovado pela CAPES. A regulamentação sobre programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância (EaD) é recente, de abril de 2019 (Portaria CAPES 90/2019). Todo curso a distância requer polos EaD e a regulamentação desses foi publicada em junho de 2020 (Portaria CAPES 70/2020).

O curso oferece bolsas ou outras formas de apoio financeiro para os alunos?

Sim. Conforme disponibilidade de recursos da UTFPR, das agências de fomento (CAPES, CNPq, Fundação Araucária) e recursos próprios de projetos de pesquisa, são oferecidas bolsas de mestrado para alunos regulares. Para referência, o valor atual (2020) de uma bolsa de mestrado CAPES, CNPq ou UTFPR é de R$ 1.500,00. Informações sobre disponibilidade de bolsas serão divulgadas no portal do PPGCC-CM. Caso queira mais informações sobre bolsas de mestrado na UTFPR, consulte a página com as diversas possibilidades de bolsa.

Quantas disciplinas preciso fazer?

O curso de mestrado requer 20 créditos em disciplinas, o que se traduz em 5 disciplinas. Consulte a descrição completa das disciplinas para informações mais detalhadas sobre quais disciplinas estão disponíveis e os tipos de disciplinas.

Posso aproveitar disciplinas realizadas em outros cursos de mestrado?

Sim, é possível solicitar a convalidação de créditos referentes a disciplinas realizadas em outros programas de pós-graduação, conforme regulamentação específica. Ao menos duas disciplinas precisam ser realizadas no programa, sendo que as demais podem ser convalidadas, satisfeitos os requisitos estabelecidos no regulamento e com parecer favorável do Colegiado do PPGCC-CM.

Em quais dias da semana e períodos são ofertadas as disciplinas?

Cada disciplina possui 4 aulas semanais, sendo que cada aula possui 50 minutos, geralmente agrupada em dois conjuntos de 2 aulas por dia. O curso ocorre de segunda a sexta-feira, no período vespertino e noturno. Para otimizar o aproveitamento das disciplinas e maximizar a oportunidade de participação de alunos regulares, alunos especiais e participantes externos, busca-se organizar uma disciplina sempre no mesmo período. Por exemplo, se uma disciplina possui 2 aulas na segunda-feira a noite, as outras 2 aulas restantes da semana serão em algum outro dia da semana a noite (quarta-feira, por exemplo). Além disso, considerando as disciplinas ofertadas no semestre, evita-se o espalhamento de disciplinas durante a semana, considerando o perfil dos alunos de cada linha de pesquisa, de modo a permitir a concentração de aulas em menos dias (geralmente três dias da semana).

Preciso entregar algum documento (em meio físico) em Campo Mourão para confirmar a inscrição no edital de seleção?

Não, não é necessário. O sistema de inscrição, ao final do processo, informa que é necessária a entrega de documentos e da ficha de inscrição assinada, mas é uma mensagem automática e que não se aplica ao processo de seleção. Apenas após o processo de seleção, caso aprovado, poderá ser solicitada  a entrega de documentação adicional ao candidato para fins de matrícula (e provavelmente isso será feito por meio digital).

Preciso atualizar algum dado na minha inscrição ou anexo, mas o sistema não permite a edição dos dados ou fazer uma nova inscrição. O que faço agora?

Envie o anexo atualizado ou informação a ser atualizada para o email da comissão de seleção (selecao-ppgcc-cm@utfpr.edu.br). Além da informação ou anexo atualizado, informe, na mensagem do email, o erro no envio dos dados ou no acesso ao sistema de inscrição. Desta forma, para o próximo processo de seleção, podemos buscar a solução para este problema.

Na minha instituição de ensino, a avaliação de cada disciplina da graduação é definida por um conceito (A, B, C, D, ...) ao invés de notas no histórico escolar. Como devo proceder para calcular o Coeficiente de Rendimento nesse caso?

Verifique em sua instituição se existe uma tabela de conversão de conceito para notas na escala numérica. Caso exista tal documento, anexo-o aos documentos enviados para inscrição e o utilize para o cálculo. Caso não exista tal tabela de conversão, anexe aos documentos enviados para inscrição uma declaração da instituição de ensino informando que essa tabela de conversão não existe. Nesse caso, será utilizada a regra de conversão de conceitos para notas previsto no Artigo 50, Parágrafo 3 do Regulamento da Pós-Graduação da UTFPR (Deliberação COUNI 07/2016): "Para a contabilização em escala numérica, o conceito A corresponderá à nota dez, B a oito, C a seis, D a quatro e E a zero."

Como posso realizar a proficiência em inglês?

Os critérios para proficiência em inglês para os alunos do PPGCC-CM são definidos pela Instrução Normativa PROPPG 02/2019. Ela prevê que o aluno pode comprovar a proficiência pelos exames TOEFL IBT, TOEFL ITP, IELTS e Cambridge Exams, conforme pontuações e validades definidas na instrução normativa. Além disso, também são aceitos certificados de proficiência em inglês emitidos por universidades públicas ou privadas. Segue a lista de alguns exames oferecidos na região:

  • Na UTFPR, geralmente são ofertados testes de proficiência em inglês pelo CALEM. Cada câmpus da UTFPR possui um CALEM. Seguem exemplos de exames aplicados em alguns deles:
  • Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Departamento de Letras Modernas oferece o Teste de Proficiência em Línguas Estrangeiras, Língua Inglesa. Informações sobre esse exame podem ser consultadas em http://www.dlm.uem.br/proficiencia/.