Infraestrutura em Apucarana

Publicado 5/23/2019, 3:34:50 PM, última modificação 3/8/2024, 1:22:38 PM

No Câmpus Apucarana desta mesma universidade, 54 quilômetros de distância de Londrina, estão lotados três membros permanentes que contam com o apoio dos seguintes laboratórios para atender suas atividades de pesquisa:

(13) Laboratório de Nanomateriais e Complexos

L105 ­ Câmpus Apucarana, 68,04 m²
­atende principalmente às necessidades dos pesquisadores da área de materiais do Câmpus. Os equipamentos/utensílios de laboratório disponíveis são: 01 geladeira; 01 sistema de purificação de água (osmose reversa); 01 circulador de líquido refrigerado (c hiller) ; 01 centrífuga para tubos; 01 balança analítica; 01 balança semi­analítica; 01  portátil (USB 4000); 01 refratômetro digital portátil; 01 pHmetro digital; 01 agitador de tubos; 01 estufa ventilada; 04 agitadores magnéticos; 01 bomba de vácuo; 01 capela; 01 barrilete para armazenamento de água;

(14) Laboratório de materiais, macromoléculas e compósitos

N104 -­ Câmpus Apucarana, 68,43 m²

Atende às necessidades de pesquisadores que almejam trabalhar na área de Materiais. A estrutura do laboratório conta com os seguintes equipamentos/utensílios: 01 geladeira; 01 sistema de purificação de água (osmose reversa); 01 banho­maria ­ modelo EEQ­9018/TH 220; 01 banho ultratermostático ­ modelo SL 152, 01 bomba de vácuo ­ modelo Prismatec; 01 centrífuga ­ modelo Labstore; 05 agitadores magnéticos com aquecimento; 01 tensiômetro ­ modelo Krüss k6; 01 estufa incubadora com sistema de ventilação ­ modelo EEQ 9100; 01 espectrofotômetro UV­Vis; 01 pHmetro digital; 01 capela; 01 barrilete para armazenamento de água e um equipamento de eletrofiação completo;

O laboratório N104 do grupo de materiais, macromoléculas e compósitos possui um espaço destinado exclusivamente para acomodar os alunos. Neste espaço, os alunos podem usar para escrever projetos, dissertações, teses e artigos científicos. Nesse espaço também será instalado uma estrutura para que alunos possam armazenar alimentos e realizar refeições.

(15) Laboratório Multiusuário 01

M106 ­ Câmpus Apucarana, 34,22 m²

Acomoda equipamentos de grande importância para o desenvolvimento de atividades de pesquisa. Os equipamentos são: 01 absorção atômica de chama acoplado com forno de grafite e amostrador automático; 01 cromatógrafo líquido de alta eficiência com detecção na região do UV; 01 espectrofotômetro FTIR; 01 Liofilizador de bancada; 01 calorímetro diferencial de varredura configurado para operar com sistema automático de resfriamento; 01 analisador termogravimétrico; 01 cromatógrafo a gás;

Alguns desses equipamentos estão apresentados nas imagens abaixo.

(16) Laboratório de cultura de células

M108 - 38 m²

O espaço destinado ao laboratório de cultura de células o qual está sendo implantado no M108 está ilustrado nas imagens a seguir. Será instalado neste espaço: i) microscópio de fluorescência, ii) leitor de microplacas UV-Vis, iii) microscópio de bancada, iv) Freezer de ultracongelamento, v) capela de fluxo laminar, vi) estufa de CO2 e vii) centrífuga.

(17) Laboratório de Fluidos Complexos

Bloco N, Apucarana, sala N301 - 33,82 m² 

O espaço é constituído de dois ambientes, sendo um deles projetado para uso dos alunos do grupo para desenvolverem seus estudos teóricos, sem que esse afete os experimentos da sala anexa.
Já o segundo ambiente é um ambiente planejado para preparo e manipulação de amostras, prioritariamente fluidos anisotrópicas, e medidas ópticas e elétricas com adequado controle de temperatura. O ambiente deverá ser revestido para reduzir ao máximo a entrada de luz externa, permitindo maior acurácia nas medidas ópticas. O laboratório possui microscópio de luz polarizada, mesa óptica, espectrofotômetro portátil thorlabs, fotodetector, controlador térmico Instec, placa NI para automatização e controle de experimentos e aparatos óticos diversos.

Adicionalmente, diversos docentes do programa mantêm atividades sistemáticas de colaboração com pesquisadores de outras instituições que disponibilizam suas infraestruturas para alunos e professores deste programa. Devido à proximidade física e afinidade de trabalho, vários docentes do programa mantêm uma colaboração estreita com diversos grupos de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta interação possibilita o acesso aos laboratórios específicos e laboratórios multiusuários desta instituição. Nestes laboratórios há equipamentos de caracterização como DRX, MEV, FTIR, MET, Raman Confocal, ressonância magnética nuclear, espectrometria de massas e sistema de medida de tempo de vida de estados eletrônicos (fotoluminescência com resolução temporal).

O grupo de pesquisadores do programa também tem acesso ao laboratório multiusuário do sistema UTFPR, Câmpus Curitiba, que conta com um Microscópio Eletrônico de Varredura, um Difratômetro de Raios ­X, bem como técnicos especializados para operar estes equipamentos.

Reportar erro