Infraestrutura em Apucarana
No Câmpus Apucarana desta mesma universidade, 54 quilômetros de distância de Londrina, estão lotados três membros permanentes que contam com o apoio dos seguintes laboratórios para atender suas atividades de pesquisa:
(13) Laboratório de Nanomateriais e Complexos
L105 Câmpus Apucarana, 68,04 m²
atende principalmente às necessidades dos pesquisadores da área de materiais do Câmpus. Os equipamentos/utensílios de laboratório disponíveis são: 01 geladeira; 01 sistema de purificação de água (osmose reversa); 01 circulador de líquido refrigerado (c hiller) ; 01 centrífuga para tubos; 01 balança analítica; 01 balança semianalítica; 01 portátil (USB 4000); 01 refratômetro digital portátil; 01 pHmetro digital; 01 agitador de tubos; 01 estufa ventilada; 04 agitadores magnéticos; 01 bomba de vácuo; 01 capela; 01 barrilete para armazenamento de água;
(14) Laboratório de materiais, macromoléculas e compósitos
N104 - Câmpus Apucarana, 68,43 m²
Atende às necessidades de pesquisadores que almejam trabalhar na área de Materiais. A estrutura do laboratório conta com os seguintes equipamentos/utensílios: 01 geladeira; 01 sistema de purificação de água (osmose reversa); 01 banhomaria modelo EEQ9018/TH 220; 01 banho ultratermostático modelo SL 152, 01 bomba de vácuo modelo Prismatec; 01 centrífuga modelo Labstore; 05 agitadores magnéticos com aquecimento; 01 tensiômetro modelo Krüss k6; 01 estufa incubadora com sistema de ventilação modelo EEQ 9100; 01 espectrofotômetro UVVis; 01 pHmetro digital; 01 capela; 01 barrilete para armazenamento de água e um equipamento de eletrofiação completo;
O laboratório N104 do grupo de materiais, macromoléculas e compósitos possui um espaço destinado exclusivamente para acomodar os alunos. Neste espaço, os alunos podem usar para escrever projetos, dissertações, teses e artigos científicos. Nesse espaço também será instalado uma estrutura para que alunos possam armazenar alimentos e realizar refeições.
(15) Laboratório Multiusuário 01
M106 Câmpus Apucarana, 34,22 m²
Acomoda equipamentos de grande importância para o desenvolvimento de atividades de pesquisa. Os equipamentos são: 01 absorção atômica de chama acoplado com forno de grafite e amostrador automático; 01 cromatógrafo líquido de alta eficiência com detecção na região do UV; 01 espectrofotômetro FTIR; 01 Liofilizador de bancada; 01 calorímetro diferencial de varredura configurado para operar com sistema automático de resfriamento; 01 analisador termogravimétrico; 01 cromatógrafo a gás;
Alguns desses equipamentos estão apresentados nas imagens abaixo.
(16) Laboratório de cultura de células
M108 - 38 m²
O espaço destinado ao laboratório de cultura de células o qual está sendo implantado no M108 está ilustrado nas imagens a seguir. Será instalado neste espaço: i) microscópio de fluorescência, ii) leitor de microplacas UV-Vis, iii) microscópio de bancada, iv) Freezer de ultracongelamento, v) capela de fluxo laminar, vi) estufa de CO2 e vii) centrífuga.
(17) Laboratório de Fluidos Complexos
Bloco N, Apucarana, sala N301 - 33,82 m²
O espaço é constituído de dois ambientes, sendo um deles projetado para uso dos alunos do grupo para desenvolverem seus estudos teóricos, sem que esse afete os experimentos da sala anexa.
Já o segundo ambiente é um ambiente planejado para preparo e manipulação de amostras, prioritariamente fluidos anisotrópicas, e medidas ópticas e elétricas com adequado controle de temperatura. O ambiente deverá ser revestido para reduzir ao máximo a entrada de luz externa, permitindo maior acurácia nas medidas ópticas. O laboratório possui microscópio de luz polarizada, mesa óptica, espectrofotômetro portátil thorlabs, fotodetector, controlador térmico Instec, placa NI para automatização e controle de experimentos e aparatos óticos diversos.
Adicionalmente, diversos docentes do programa mantêm atividades sistemáticas de colaboração com pesquisadores de outras instituições que disponibilizam suas infraestruturas para alunos e professores deste programa. Devido à proximidade física e afinidade de trabalho, vários docentes do programa mantêm uma colaboração estreita com diversos grupos de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta interação possibilita o acesso aos laboratórios específicos e laboratórios multiusuários desta instituição. Nestes laboratórios há equipamentos de caracterização como DRX, MEV, FTIR, MET, Raman Confocal, ressonância magnética nuclear, espectrometria de massas e sistema de medida de tempo de vida de estados eletrônicos (fotoluminescência com resolução temporal).
O grupo de pesquisadores do programa também tem acesso ao laboratório multiusuário do sistema UTFPR, Câmpus Curitiba, que conta com um Microscópio Eletrônico de Varredura, um Difratômetro de Raios X, bem como técnicos especializados para operar estes equipamentos.