Home
/
Área Acadêmica
/
Procedimentos Acadêmicos

Procedimentos Acadêmicos

Publicado 7/19/2021, 5:14:06 PM, última modificação 11/24/2025, 4:46:33 PM
Defesas, Qualificações, Proficiência, atividades complementares, entre outros

Instruções para a realização dos procedimentos acadêmicos

Ficha de Requerimento - Clique aqui

Obs: após preenchida e assinada, enviar a ficha de requerimento para o email da secretaria stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br para ser gerado o protocolo no SEI . Posteriormente a secretaria encaminhará a solicitação para coordenação. As demandas serão analisadas pelo colegiado do PPGCTA em reuniões com datas definidas através de edital. 

Solicitação
Local
Procedimento

Normas para Trabalhos Acadêmicos

 

Normas da Biblioteca

Redação do documento de Qualificação, Tese e Dissertação

 

Agendamento da qualificação e defesa

Portal do aluno

A solicitação de defesa do exame de qualificação ou dissertação deve ser feita através do portal do aluno [tutorial].

Cadastro de membros externos: enviar para a secretaria o email stricto-ecoville-ct@utfpr.edu.br o formulário preenchido.

A composição das bancas deve respeitar o Regulamento Interno do PPGCTA, artigo 55, parágrafos 3 e 4.

Roteiro para realização de defesas

Titulação

Página do PPGCTA

Após a defesa: fazer todos os passos especificados no checklist

Atividades complementares 

Secretaria

Entregar o formulário preenchido com todas as assinaturas na secretaria do programa, de acordo com a Resolução 02/2021 do PPGCTA.

Auxílio para participação em eventos

 SEI

Entrar em contato com a coordenação para verificar a disponibilidade de recursos. Após, o orientador deve abrir o processo de solicitação no SEI .

Acesse: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 05A/2019 – PROPPG/PROPLAD

Dispõe sobre a concessão de auxílio financeiro a estudantes para a participação discente em atividades previstas no PROAP. 

Cancelamento de disciplina

Secretaria

Entregar o formulário preenchido na secretaria, com assinatura do aluno e orientador, justificando o cancelamento, dentro do prazo de ajuste de cada fase (verificar no horário das disciplinas).

Declaração de matrícula

DERAC

Solicitar diretamente na DERAC.

Declaração de disciplina cursada como aluno externo

DERAC

Solicitar diretamente na DERAC.

Declarações específicas

Secretaria

Solicitar a declaração na secretaria Stricto sensu

Desligamento do curso

Secretaria 

Entregar o formulário preenchido na secretaria, com assinatura do aluno e orientador ou coorientador, justificando o desligamento.

Histórico

Pode ser obtido diretamente pelo portal do Aluno. Caso não seja emitido, entregar o formulário preenchido no DERAC, com assinatura do aluno.

Matrícula em disciplinas

Portal do aluno

Solicitar no portal do Aluno dentro do prazo determinado no calendário Stricto sensu

Prorrogação do prazo de defesa/qualificação

Secretaria 

Entregar o formulário preenchido na secretaria, com assinatura do aluno e orientador, justificando a prorrogação e anexando a documentação comprobatória.

Trancamento do curso

Secretaria

Entregar o formulário preenchido na secretaria, com assinatura do aluno e orientador, justificando o trancamento e anexando a documentação comprobatória.

Troca de orientação

Secretaria

Entregar o formulário preenchido na Secretaria, com assinatura do aluno e orientador atual, e carta de aceitação do novo orientador.

Validação de créditos em disciplinas externas

Entregar o formulário preenchido na Secretaria, com assinatura do aluno e orientador, especificando as disciplinas a serem validadas. Para disciplinas externas à UTFPR é necessário anexar a documentação comprobatória.

Validação do exame de proficiência (instruções para realização no CALEM)

Secretaria 

Entregar o formulário preenchido na secretaria com assinatura do aluno e orientador,  e anexar a documentação comprobatória, de acordo com a a Resolução 03/2020 do PPGCTA.

Reportar erro