Processo de seleção para ingresso no curso de mestrado do PPGDR em 2019
Edital nº 05/2018-PPGDR - Veja o edital e documentos relacionados
Observações
- Leia atentamente o edital de seleção;
- Para efetuar a inscrição tenha em mãos todos os seus documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, certificado militar, comprovante de residência, diploma) e também a proposta de pesquisa, pois uma vez feita a inscrição não é possível alterá-la/complementá-la;
- No formulário de inscrição online fique atento para selecionar "PPGDR", área de concentração e linha de pesquisa escolhida;
- O campo "professor" deve ser preenchido com o nome do provável orientador (dentre o rol de docentes do PPGDR);
- Inscrições sem a indicação da linha de pesquisa e sugestão de professor orientador não serão homologadas;
- Após efetuar a inscrição online imprima a ficha, assine e entregue para o fiscal de sala no dia da prova escrita;
- O arquivo da Proposta de Pesquisa deve ser encaminhado, no formato PDF, e com o nome do candidato, por meio do formulário de inscrição online;
- Este processo de seleção é válido para o ano letivo de 2019.
Atenção: Para realizar a prova escrita o candidato deverá portar documento oficial de identificação com foto e entregar a ficha de inscrição, gerada pelo sistema, impressa e assinada. A entrada na sala de prova será permitida das 13h30min às 14 horas.
Atenção
a) O/A candidato/a deverá comparecer ao local da arguição portando documentos que comprovem sua trajetória acadêmica e ou profissional conforme especificado no item 7 do edital.
b) O não-comparecimento à arguição na data, local e horário definidos no cronograma implica eliminação do/a candidato/a do processo seletivo.
REFERÊNCIAS INDICADAS PARA A PROVA ESCRITA
BOISIER, S. Desarrollo (local): ¿De qué estamos hablando? In: Madoery, Oscar e Vázquez Barquero, Antonio (Eds.),Transformaciones globales, Instituciones y Politicas de desarrollo local. Rosario: Editorial Homo Sapiens, 2001.
BRUNO, Lúcia. Educação e desenvolvimento econômico no Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 16, n. 48, set.-dez. 2011.
GUERRA, L. D.; RAMALHO, D. S.; SILVA, J. B. et al. Ecologia política da construção da crise ambiental global e do modelo do desenvolvimento sustentável. Revista Internacional de Desenvolvimento Local. V. 8, N. 1, p. 09-25, Mar. 2007. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/inter/v8n1/a02v8n1.pdf>
HEIDEMANN, Francisco G. Do sonho do progresso às políticas de desenvolvimento. In: HEIDEMANN, Francisco G.; SALM, José Francisco (org). Políticas Públicas e desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora da UNB, 2009, p. 23-39.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De saberes e de territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência Latino- Americana. GEOgraphia. vol. 8, n.16, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
SAVIANI, Dermeval. A importância da educação no projeto de desenvolvimento do país. In: O Lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas: Autores Associados, 2014, p.161-174.
SILVA Junior, Roberto Donato da; FERREIRA, Leila da Costa; LEWINSOHN, Thomas Michael. Entre hibridismos e polissemias: das sustentabilidades. Ambient. soc., Dez 2015, vol.18, n.4, p.35-54.