Área Acadêmica
/
Corpo Docente

Corpo Docente

Publicado 2/22/2018, 3:03:02 PM, última modificação 2/22/2018, 3:21:08 PM

Linha de Pesquisa - Análise Ambiental

Nome do docente
E-mail
Área de Pesquisa
Categoria

 Pedometria, disciplina da Ciência do Solo interessada no desenvolvimento e aplicação de métodos matemáticos, estatísticos e computacionais para o estudo da distribuição espacial e temporal de propriedades do solo de interesse agrícola e ambiental. Os interesses de pesquisa incluem otimização de configurações amostrais, modelos (geo)estatísticos e aprendizado de máquina, e padronização e harmonização de dados da pesquisa em Ciência do Solo.

 

Permanente

Estudos de solo e ar voltados ao diagnóstico e prognóstico dos meios físico-químico e químico, como também os impactos ambientais nesses sistemas.

Permanente

Diagnósticos e prognósticos do meio físico visando a compreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas geoambientais urbanos e/ou rurais, bacias hidrográficas, a geodiversidade e geoconservação.

Permanente

Geomática aplicada ao estudo e gestão ambiental de bacia hidrográfica e do meio urbano.

Permanente
Diagnósticos de biodiversidade. Avaliação de impactos e variações de parâmetros abióticos que afetam a fauna. Estratégias para conservação da biodiversidade.
Permanente

Estudo, através de técnicas físico-químicas e toxicológicas, de substâncias presentes nos diferentes ecossistemas, sejam elas naturais ou de aporte antropogênico, como substâncias húmicas e nanopartículas. Compreender seu comportamento e assim diagnosticar seu impacto e/ou importância nos ambientes estudados.

Permanente

Tomada de decisão a respeito de processos químicos, físicos ou biológicos, apoiada pela análise estatística de dados. Modelagem, previsão e monitoramento de séries temporais de dados hidrometeorológicos. Geração de índices e agrupamentos de dados ambientais por meio de análise multivariada.

Permanente

Linha de Pesquisa - Tecnologia Ambiental

Nome do docente
E-mail
Área de Pesquisa
Categoria

Avaliação toxigenética de recursos hídricos, com ênfase a receptores de efluentes de esgotos domésticos e industriais. Toxicidade de poluentes emergentes do tipo corantes alimentares em receptores naturais. Toxicidade e bioacumulação de poluentes emergentes.

Permanente

Microbiologia e bioquímica do solo. Biotecnologia ambiental: ênfase em biodegradação e biorremediação de hidrocarbonetos e substâncias xenobióticas.Interação planta-microrganismo. Biologia molecular: ênfase em metabolômica e metaproteômica. Bioprospecção de compostos bioativos. Bioanalítica. Rede neural aplicada a sistemas biogeoquímicos caóticos.

Permanente

Diagnóstico e monitoramento dos recursos hídricos em termos toxicológicos, a fim de estabelecer estratégias para a conservação destes e dos organismos que deles dependem. Aprimorar os sistemas de tratamentos de resíduos líquidos, buscando reduzir a toxicidade destes efluentes.

Permanente

Aplicação de dados geoambientais para investigar áreas contaminadas e sugerir as técnicas de biorremediação e fitorremediação para o tratamento das mesmas.

Permanente

Tratamento e reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos por meio de processos de adsorção/biossorção, ozonização, extração e membranas líquidas, podendo promover o reuso de água e valorização de materiais residuais.

Permanente

Processos biotecnológicos voltados ao tratamento de efluentes e resíduos. Desenvolvimento e otimização de processos de produção de biogás. Uso energético do biogás. Processos biológicos de remoção de nitrogênio e suas emissões atmosféricas. Inventário de emissões de gases de efeito estufa.



Permanente

Gerenciamento e tratamento de efluentes e resíduos agropecuários e agroindustriais. Desenvolvimento de reatores biotecnológicos voltados ao tratamento de efluentes. Processos de remoção de nitrogênio como nitrificação, ANAMMOX e desamonificação.

Permanente

Síntese  e aplicação de Líquidos Iônicos para o meio ambiente: Remoção de metais pesados, substâncias orgânicas e outros  do meio ambiente. Quebra da Celulose de resíduos ou subprodutos para a produção de biocombustíveis

Pesquisador (a) Associado (a) ao Programa (PAP)

Tratamento e recuperação de resíduos industriais. Tratamento físico-químico de efluentes, processos oxidativos avançados (POAs), fotocatálise, visando o correto lançamento destes nos recursos hídricos, além de promover o monitoramento dos mesmos.

Permanente