Meu portal personalizado
ppgeb-ct
Esse texto deve ser inserido por primeiro na página
Perguntas Frequentes
1. O curso é gratuito?
Sim, o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica é 100% gratuito.
2. São quantas horas semanais dedicadas às aulas?
O número de aulas pode variar de acordo com as disciplinas selecionadas. As disciplinas selecionadas são de três créditos equivalendo a quatro horas semanais cada. As aulas podem ser distribuídas em qualquer horário do dia, havendo uma maior oferta na parte da manhã e tarde.
3. Como posso ingressar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica?
Para ingressar no programa de pós-graduação é necessário concorrer às vagas disponíveis em Processo Seletivo. O processo seletivo tem três etapas principais: 1) a inscrição e submissão de documentos; 2) a realização de entrevistas com os docentes da linha; e 3) a análise de documentação exigidas no edital. Saiba mais na página de Admissão ao PPGEB.
4. Quando abrem as inscrições para o processo seletivo do PPGEB?
As inscrições para o processo seletivo acontecem três vezes ao ano de acordo com as datas de cada seleção.
5. Como faço a matrícula?
Caso seja aceito no programa, a matrícula é realizada automaticamente mediante confirmação do candidato.
6. Posso participar do processo seletivo do mestrado sem ter um diploma de graduação?
Sim, pode. Basta entregar um documento que comprove que a conclusão da graduação está próxima. O diploma de graduação será necessário ao se tornar aluno de mestrado, conforme definido em edital de seleção.
7. O que devo apresentar no meu projeto?
A defesa do projeto de pesquisa tem por objetivo a avaliação do candidato em relação aos seus interesses, potencialidades, identificação com a linha, dedicação ao programa e sua capacidade de argumentação acerca dos questionamentos da banca em relação ao projeto apresentado. O candidato deve utilizar o modelo padrão de projeto de pesquisa disponibilizado no link. Para ingressar no PPGEB, o candidato deve apresentar um projeto de pesquisa relacionado à sua área de atuação, com problema do cotidiano profissional dentro da Engenharia Biomédica e/ou Física Médica para ser respondido e/ou solucionado em parceria com a academia. Como resultado, o projeto deve prever o desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos (abrangendo desde softwares, tecnologias em healthcare, protocolos clínicos até instrumentação biomédica, dentre outros) em sua maioria, com aplicação direta ou potencial aplicação nos setores produtivos, industriais ou de serviços.
1. Qual a diferença entre estudante regular e especial?
O estudante regular é todo estudante selecionado e matriculado em condições normais e que pode se dedicar integralmente ao Programa. Deve cursar um mínimo de duas disciplinas por período letivo, até integralizar os créditos em disciplinas necessários à obtenção do título
O estudante especial é aquele que, reunindo as condições acadêmicas exigidas no processo seletivo, é selecionado nesta condição e submete-se a regras específicas determinadas pelo Colegiado. A passagem da categoria de estudante especial para regular ocorrerá automaticamente após 12 meses, para estudantes que tenham cumprido ao menos 9 créditos e que tenham CR (Coeficiente de Rendimento) acima de 7.0.
2. Quando se iniciam as aulas? Quais os dias e horários de aula?
Para os estudantes novos, as aulas iniciam no inicio de cada quadrimestre, conforme Calendário Acadêmico.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em qualquer horário do dia, podendo haver alterações conforme calendário acadêmico e/ou disponibilidade de professores. Os horários específicos de cada disciplina são divulgados antes do início do quadrimestre (conforme os horários disponibilizados na página Área Acadêmica).
3. Como validar créditos de disciplinas cursadas enquanto estudante externo no PPGEB ou em outros programas de pós-graduação?
A validação de disciplinas cursadas antes de se tornar estudante regular ou especial do PPGEB não é automática. Para obter os créditos, envie e-mail para a coordenação (ppgeb-ct@utfpr.edu.br) informando seu nome completo e a(s) disciplina(s) a convalidar.
Só podem ser validadas disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu, em programas reconhecidos pela CAPES, e que possuam ementa e carga horária compatível com o currículo do PPGEB. Disciplinas cursadas em outros programas da UTFPR não precisam de documentação comprobatória para validação.
5. Há possibilidade de receber bolsa?
Sim. Os recursos de bolsas são provenientes da UTFPR ou de empresas privadas que decidem apoiar um projeto de pesquisa. A seleção para bolsistas é sempre divulgada em edital de bolsas disponível na página de Editais.
6. O que é regulamento do programa?
Regulamento é um conjunto de regras estabelecidas para regulamentar a organização e o funcionamento do Programas de Pós-Graduação. No regulamento do PPGEB, o estudante encontrará informações sobre prazos, créditos mínimos exigidos, exame de qualificação, defesa de dissertação etc. O regulamento do programa e resoluções específicas estão disponíveis na página de Normas, Instruções e Regulamentos.
7. Preciso refazer as matrículas em todos os quadrimestres?
Sim, a matrícula é realizada via Portal do Aluno. Recomenda-se conversar com o orientador antes de efetuar a matrícula.
8. Quais são os meus prazos?
- Proficiência em língua estrangeira: antes da defesa da dissertação (não é possível marcar a defesa sem completar este requisito);
- Defesa: em até 24 meses contados da data em que se tornou estudante regular do programa, podendo ser prorrogado em até 6 meses. A defesa só pode ser agendado após o cumprimento de todos os créditos e exigências do regulamento.
9. Qual o formato do texto a ser entregue para a qualificação e a dissertação?
As regras para elaboração de trabalhos acadêmicos estão disponíveis no site da biblioteca.
10. Após a defesa, quais são minhas obrigações?
Após a defesa, o estudante precisa entregar para o orientador o arquivo da dissertação, em formato PDF, com as considerações da banca. O orientador fará a entrega do documento via Sistema Acadêmico para publicação no Repositório Institucional (RIUT).
1. O que é um estudante externo?
Estudante externo é aquele que se matricula em alguma disciplina do programa sem participar do processo seletivo. Para isso, basta monitorar as notícias do PPGEB para identificar novas ofertas de disciplinas, os prazos estipulados e como se inscrever.
Estudantes de graduação e de pós-graduação de outros programas da UTFPR ou de outra instituição são considerados externos.
2. Como o estudante externo deve proceder?
As instruções de inscrição como estudante externo são publicadas juntamente com a oferta de disciplinas de cada semestre.
3. Quantas disciplinas o estudante externo pode cursar por semestre?
Até duas disciplinas por semestre.
4. O estudante externo pode cancelar disciplinas?
O participante externo não tem direito ao cancelamento de matrícula em disciplinas
5. O que acontece quando estudante externo reprova em alguma disciplina?
O participante externo que reprovar em alguma disciplina perde o direito de fazer novo requerimento de matrícula em disciplinas.
