Página Inicial
/
O programa

O programa

Publicado 1/6/2017, 9:52:57 AM, última modificação 11/23/2023, 10:16:41 AM

O PPGEB

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB), criado em 2011,  é sediado no Campus Curitiba da UTFPR. O PPGEB é o único programa de Engenharia Biomédica do Estado do Paraná e do sul do país, sendo um dos três programas de Engenharia Biomédica com mestrado profissional no país, com conceito 4 na CAPES.

O PPGEB tem como missão formar recursos humanos em alto nível para atender as demandas locais e regionais da sociedade, assim como potencializar a inovação na área de Engenharia Biomédica, considerando o desenvolvimento nacional. Esta representa a função essencial do programa e o meio pelo qual contribuímos para o avanço da área de engenharia biomédica no país.

A visão do PPGEB é tornar-se o maior centro de formação de recursos humanos em alto nível na área de engenharia biomédica no Estado do Paraná, tanto no nível de mestrado quanto de doutorado contribuindo para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento da área de Engenharia Biomédica no país, com reconhecimento internacional pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo seu corpo docente e pesquisadores, de forma multidisciplinar, nas áreas de Engenharia Biomédica e Física Médica.

 Para mais informações, acesse o regulamento do programa.

Mestrado Profissional em Engenharia Biomédica

O que é?

O PPGEB trabalha para trazer os problemas do setor de saúde (indústrias, hospitais, secretarias de saúde e demais) para serem resolvidos em parceria com a Academia, ao mesmo tempo em que forma e titula um profissional de alta competência. A formação ocorre tipicamente pela solução de um problema real da indústria, serviço ou setor, utilizando ferramentas das ciências da saúde, biológicas e/ou engenharias, interagindo com os setores produtivos, visando o melhoramento do panorama da saúde, da prestação de serviços e o desenvolvimento da indústria. O discente ingressa no programa já com um projeto de pesquisa dentro da sua área de atuação. O PPGEB atrai profissionais com formação em nível de graduação nas áreas de engenharias, ciências biológicas, saúde e física, bem como em cursos de tecnologia. Isto se deve às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa, bem como às demandas locais, regionais e nacionais, refletindo na diversidade da sua produção técnica, tecnológica e bibliográfica.

Objetivos do PPGEB

 I. Capacitar profissionais para a difusão e aplicação de conhecimentos científicos na execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento de produtos e processos produtivos, visando a solução de problemas ou a proposição de inovações tecnológicas para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

II. Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico estimulando a inovação junto ao setor produtivo dentro das áreas de concentração, nos níveis local, regional, nacional ou internacional.

III. Gerar ambiente propício ao aprimoramento do corpo docente da UTFPR, de outras instituições e de empresas correlatas em suas áreas de influência, contribuindo para a melhoria dos conhecimentos aplicados pela UTFPR em seus cursos e projetos.

IV. Interagir com o setor produtivo nas áreas de ciências da saúde e engenharias por meio dos diversos órgãos da UTFPR, na ampliação e qualificação do parque industrial envolvido nas áreas de conhecimento e de atuação do PPGEB.

V. Trabalhar junto à comunidade em consonância com as políticas governamentais,  o Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR e os objetivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visando impacto social positivo e o fortalecimento técnico científico do setor produtivo, agindo para a indução de novos produtos, serviços e empresas.

Áreas de Concentração

Engenharia Biomédica

A Engenharia Biomédica alia a ciência e a tecnologia na aplicação dos princípios e métodos dos diversos ramos da engenharia, das ciências exatas e biológicas, como, por exemplo, conhecimentos de fisiologia, anatomia, eletrônica, programação e processamento digital de sinais, para compreensão, definição e resolução de problemas em Biologia, Medicina e outros setores da Saúde, visando o desenvolvimento de equipamentos biomédicos e tecnologia para o diagnóstico, a monitoração, a terapia e prevenção de enfermidades. Devido ao seu caráter transdisciplinar, esta área de concentração no PPGEB conta com contribuições de diferentes profissionais como engenheiros, físicos, biólogos e outros profissionais da Saúde, aplicando métodos das ciências exatas e instrumentação aos problemas da biologia, medicina e saúde em geral, visando a melhoria do arsenal de instrumentos, técnicas, métodos de diagnóstico, terapias e qualidade de vida. Na área de concentração de Engenharia Biomédica são desenvolvidos projetos de pesquisa para Aplicação da Engenharia Biomédica em Ciências Forenses e Instrumentos e Sensores de Aplicação Biomédica, incluindo microdispositivos e testes para sistemas lab-on-chip, Gestão, Produção, Desenvolvimento de Novos Protocolos em Saúde, Avaliação da Tecnologia em Saúde e Informática Aplicada à Saúde.

Linhas de pesquisa

Engenharia Biomédica e Instrumentação: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos projetos em engenharia biomédica para desenvolvimento de aplicações e desenvolvimentos de novos protocolos clínicos, imagiologiamédica, biomateriais, materiais inteligentes, tecnologia assistiva, próteses e reabilitação, criação de dispositivos e sistemas para lab-on-chip e testes rápidos, equipamentos de telemedicina, hardware e software para diagnóstico, monitoração de pacientes e investigação de patologias, desenvolvimento e testes de protótipos e equipamentos médico-hospitalares.

Engenharia Clínica e Gestão: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos procedimentos, processos e protocolos para avaliação de tecnologia em saúde, gestão médico-hospitalar, tecnologia médica e serviços de saúde, desenvolvimento de procedimentos, testes e objetos simuladores para controle de qualidade e manutenção de equipamentos médico-hospitalares e tecnologias médicas.

    Física médica

    Na área de concentração de Física Médica tem-se a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica. Nesta área de concentração são desenvolvidos projetos com aplicações direta de métodos e princípios físicos e matemáticos aplicados ao diagnóstico por imagem, terapias envolvendo radiações ionizante e não-ionizante, otimização de procedimentos em radiologia, projetos em imaginologia e qualidade de imagens médicas, radioterapia e medicina nuclear, controle de qualidade de equipamentos em diagnóstico por imagem e terapias envolvendo radiações ionizantes, desenvolvimento de fantomas e objetos antropomórficos para diferentes processos de controle de qualidade e dosimetria das radiações.

    Linhas de pesquisa

    Física Médica e Radiologia: Nesta linha de pesquisa do PPGEB são aplicadas as ferramentas físicas e matemáticas aliadas a bioengenharia para resolução de problemas e melhoria de processos dentro do Diagnóstico por Imagem, Radiologia Médica, Radioterapia, Medicina Nuclear, Proteção Radiológica e exposição (ocupacional ou da população) às radiações ionizantes e não- ionizantes.