ppgeb-ct
Sobre o PPGEB
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB), criado em 2011, é sediado no Campus Curitiba da UTFPR. O PPGEB é o único programa de Engenharia Biomédica do Estado do Paraná e do sul do país, sendo um dos três programas de Engenharia Biomédica com mestrado profissional no país, com conceito 4 na CAPES.
O PPGEB tem como missão formar recursos humanos em alto nível para atender as demandas locais e regionais da sociedade, assim como potencializar a inovação na área de Engenharia Biomédica, considerando o desenvolvimento nacional. Esta representa a função essencial do programa e o meio pelo qual contribuímos para o avanço da área de engenharia biomédica no país.
A visão do PPGEB é tornar-se o maior centro de formação de recursos humanos em alto nível na área de engenharia biomédica no Estado do Paraná, tanto no nível de mestrado quanto de doutorado contribuindo para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento da área de Engenharia Biomédica no país, com reconhecimento internacional pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo seu corpo docente e pesquisadores, de forma multidisciplinar, nas áreas de Engenharia Biomédica e Física Médica.
Para mais informações, acesse o regulamento do programa.
Mestrado Profissional em Engenharia Biomédica
O que é?
O PPGEB trabalha para trazer os problemas do setor de saúde (indústrias, hospitais, secretarias de saúde e demais) para serem resolvidos em parceria com a Academia, ao mesmo tempo em que forma e titula um profissional de alta competência. A formação ocorre tipicamente pela solução de um problema real da indústria, serviço ou setor, utilizando ferramentas das ciências da saúde, biológicas e/ou engenharias, interagindo com os setores produtivos, visando o melhoramento do panorama da saúde, da prestação de serviços e o desenvolvimento da indústria. O discente ingressa no programa já com um projeto de pesquisa dentro da sua área de atuação. O PPGEB atrai profissionais com formação em nível de graduação nas áreas de engenharias, ciências biológicas, saúde e física, bem como em cursos de tecnologia. Isto se deve às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa, bem como às demandas locais, regionais e nacionais, refletindo na diversidade da sua produção técnica, tecnológica e bibliográfica.
Objetivos do PPGEB
- Capacitar profissionais para a difusão e aplicação de conhecimentos científicos na execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento de produtos e processos produtivos, visando a solução de problemas ou a proposição de inovações tecnológicas para atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho.
- Definir, propor, coordenar e executar projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico estimulando a inovação junto ao setor produtivo dentro das áreas de concentração, nos níveis local, regional, nacional ou internacional.
- Gerar ambiente propício ao aprimoramento do corpo docente da UTFPR, de outras instituições e de empresas correlatas em suas áreas de influência, contribuindo para a melhoria dos conhecimentos aplicados pela UTFPR em seus cursos e projetos.
- Interagir com o setor produtivo nas áreas de ciências da saúde e engenharias por meio dos diversos órgãos da UTFPR, na ampliação e qualificação do parque industrial envolvido nas áreas de conhecimento e de atuação do PPGEB.
- Trabalhar junto à comunidade em consonância com as políticas governamentais, o Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR e os objetivos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visando impacto social positivo e o fortalecimento técnico científico do setor produtivo, agindo para a indução de novos produtos, serviços e empresas.
Áreas de Concentração
Engenharia Biomédica
A Engenharia Biomédica alia a ciência e a tecnologia na aplicação dos princípios e métodos dos diversos ramos da engenharia, das ciências exatas e biológicas, como, por exemplo, conhecimentos de fisiologia, anatomia, eletrônica, programação e processamento digital de sinais, para compreensão, definição e resolução de problemas em Biologia, Medicina e outros setores da Saúde, visando o desenvolvimento de equipamentos biomédicos e tecnologia para o diagnóstico, a monitoração, a terapia e prevenção de enfermidades. Devido ao seu caráter transdisciplinar, esta área de concentração no PPGEB conta com contribuições de diferentes profissionais como engenheiros, físicos, biólogos e outros profissionais da Saúde, aplicando métodos das ciências exatas e instrumentação aos problemas da biologia, medicina e saúde em geral, visando a melhoria do arsenal de instrumentos, técnicas, métodos de diagnóstico, terapias e qualidade de vida. Na área de concentração de Engenharia Biomédica são desenvolvidos projetos de pesquisa para Aplicação da Engenharia Biomédica em Ciências Forenses e Instrumentos e Sensores de Aplicação Biomédica, incluindo microdispositivos e testes para sistemas lab-on-chip, Gestão, Produção, Desenvolvimento de Novos Protocolos em Saúde, Avaliação da Tecnologia em Saúde e Informática Aplicada à Saúde.
Linhas de pesquisa
Engenharia Biomédica e Instrumentação: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos projetos em engenharia biomédica para desenvolvimento de aplicações e desenvolvimentos de novos protocolos clínicos, imagiologiamédica, biomateriais, materiais inteligentes, tecnologia assistiva, próteses e reabilitação, criação de dispositivos e sistemas para lab-on-chip e testes rápidos, equipamentos de telemedicina, hardware e software para diagnóstico, monitoração de pacientes e investigação de patologias, desenvolvimento e testes de protótipos e equipamentos médico-hospitalares.
Engenharia Clínica e Gestão: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos procedimentos, processos e protocolos para avaliação de tecnologia em saúde, gestão médico-hospitalar, tecnologia médica e serviços de saúde, desenvolvimento de procedimentos, testes e objetos simuladores para controle de qualidade e manutenção de equipamentos médico-hospitalares e tecnologias médicas.
Física médica
Na área de concentração de Física Médica tem-se a aplicação dos conceitos, leis, modelos, agentes e métodos da Física para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, desempenhando uma importante função na assistência médica, na pesquisa biomédica e na otimização da proteção radiológica. Nesta área de concentração são desenvolvidos projetos com aplicações direta de métodos e princípios físicos e matemáticos aplicados ao diagnóstico por imagem, terapias envolvendo radiações ionizante e não-ionizante, otimização de procedimentos em radiologia, projetos em imaginologia e qualidade de imagens médicas, radioterapia e medicina nuclear, controle de qualidade de equipamentos em diagnóstico por imagem e terapias envolvendo radiações ionizantes, desenvolvimento de fantomas e objetos antropomórficos para diferentes processos de controle de qualidade e dosimetria das radiações.
Linhas de pesquisa
Física Médica e Radiologia: Nesta linha de pesquisa do PPGEB são aplicadas as ferramentas físicas e matemáticas aliadas a bioengenharia para resolução de problemas e melhoria de processos dentro do Diagnóstico por Imagem, Radiologia Médica, Radioterapia, Medicina Nuclear, Proteção Radiológica e exposição (ocupacional ou da população) às radiações ionizantes e não- ionizantes.
Perfil do Egresso
O discente do PPGEB opta, dentro do conjunto de disciplinas, por aquelas que delimitam e se aplicam ao desenvolvimento do produto tecnológico ou tema proposto, podendo complementar com disciplinas de áreas correlatas que abrangem fundamentos de engenharias, biológicas e saúde. A formação proposta é complementada por meio de Atividades de Ensino e Pesquisa que abrangem participação em eventos científicos e tecnológicos, desenvolvimento de trabalhos individuais, publicação de artigos e desenvolvimento de trabalhos técnicos. Devido a sua formação de alto nível, o egresso do curso de doutorado profissional em Engenharia Biomédica no PPGEB será capaz de atuar em diversos setores e serviços, aplicando ferramentas de ciências da saúde e biológicas bem como de engenharias, de forma independente, atendendo as demandas da sua área de atuação profissional; coordenar equipes e grupos de trabalho para estabelecer processos e técnicas; desenvolver documentos técnicos e produtos inovadores na área de saúde e serviços associados.
