Home
/
PPGECT
/
Mestrado

Mestrado

Publicado 4/20/2018, 10:49:26 AM, última modificação 7/23/2025, 8:19:19 AM

Missão

Formar pesquisadores e profissionais qualificados para atuarem na Educação Científica e Tecnológica promovendo inovação, interdisciplinaridade e impacto social.

Visão

Excelência em pesquisa e inovação educacional pela qualidade da formação acadêmica, impacto social e relevância científica.

Valores

Compromisso com a excelência acadêmica, a inovação, a ética e a responsabilidade social.

Objetivos

Geral

Proporcionar qualificação científica e formação profissional nas áreas de ensino pertinentes ao programa, promovendo a atualização curricular acerca do conhecimento científico e tecnológico contemporâneo, no sentido de elevar a capacidade de elaborar novas estratégias e processos de entender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos e tecnológicos, a fim de contribuir para melhoria do processo de ensino-aprendizagem em seus diversos níveis.

Específicos

Promover reflexões que envolvam o processo de ensino e aprendizagem, visando o desenvolvimento de perspectivas pedagógicas que possam auxiliar os profissionais em sua formação/atuação no processo educacional nos diversos níveis de ensino;

Propiciar investigações e reflexões epistemológicas, sociais e culturais acerca do conhecimento científico e tecnológico e suas contribuições no contexto do ensino e aprendizagem;

Possibilitar o conhecimento, a utilização e a produção de diferentes materiais didáticos e estratégias de ensino que promovam a construção de saberes para o ensino e aprendizagem.

Averiguar as contribuições dos diversos espaços de ensino e aprendizagem (formais e não formais) para a construção de saberes científicos e tecnológicos no ensino e aprendizagem.

Justificativa

O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia alinha-se ao compromisso institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná com a excelência na formação acadêmica e profissional, respondendo às demandas contemporâneas da educação científica e tecnológica. O curso fundamenta-se na busca contínua pela inovação pedagógica, promovendo a produção e aplicação de conhecimentos voltados à qualificação do ensino em diferentes contextos. Norteado por princípios éticos, pela responsabilidade social e pelo compromisso com a inclusão, o programa visa formar profissionais reflexivos, críticos e atuantes, capazes de integrar saberes científicos e tecnológicos à prática educativa, contribuindo para a transformação social e para o fortalecimento de uma educação de qualidade, democrática e acessível. Essa iniciativa reafirma a missão da instituição de promover o desenvolvimento científico e tecnológico com equidade e responsabilidade social.

A sua criação origina-se da análise do contexto regional em que se insere o Campus de Ponta Grossa , identificada a necessidade da criação de um espaço acadêmico de pós-graduação stricto sensu que respondesse às demandas formativas dos docentes das diversas instituições de ensino da região. A proposta visava consolidar reflexões teóricas e práticas sobre o processo ensino-aprendizagem, e desenvolver abordagens pedagógicas inovadoras voltadas à formação e atuação profissional na Educação Básica, Técnica e Superior.

Considerando a existência de uma massa crítica qualificada no Campus Ponta Grossa e a demanda regional por formação continuada, foi submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em março de 2007, o projeto de implantação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia. Aprovado em julho do mesmo ano, sob o registro 40006018006P3, o programa enquadra-se na modalidade de Mestrado Profissional, regulamentada pela CAPES por meio da Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009, posteriormente atualizada pela Portaria CAPES nº 131, de 28 de maio de 2017,e novamente atualizada em 22 de junho de 2022 que define os mestrados profissionais como cursos stricto sensu voltados à formação avançada e ao aprofundamento técnico- científico de profissionais inseridos no mercado de trabalho.

O mestrado profissional tem como foco a aplicação do conhecimento científico e tecnológico na resolução de problemas concretos do contexto profissional. Nesse sentido, o programa tem como objetivo constituir-se em um espaço de interlocução inter e multidisciplinar, promovendo uma formação crítica, reflexiva e inovadora, articulada às demandas contemporâneas do ensino de ciências e tecnologias. O compromisso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, dada a vocação da Universidade Tecnológica, é promover estudos e pesquisas em que o contexto de sala de aula seja objeto de investigação. Com esse enfoque, dar suporte teórico para que o docente tenha condições de inovar sua prática em termos de compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia. A pesquisa, abordada dessa maneira, aproxima os estudos promovidos na Academia às práticas escolares. Busca-se, assim, fortalecer a produção de conhecimento aplicado, promovendo intervenções pedagógicas fundamentadas e contribuindo para o aprimoramento da prática docente e da qualidade do processo ensino-aprendizagem com inovação na região e no âmbito nacional.

Perfil do Egresso

Formar profissionais capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos exigidas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas para a formação de visão das interconexões da ciência e tecnologia com todas as esferas da sociedade.

Motivos para Escolha

Exposição de motivos sobre a escolha por um mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia

Necessidade cada vez maior de uma formação continuada dos docentes que vise não apenas à imersão em pesquisas, mas lhes assegure/possibilite atuar de forma crítica e decisiva no mundo profissional, localizando, reconhecendo, identificando e, sobretudo, utilizando o conhecimento construído de modo a agregar valor es a suas atividades, sejam elas de interesse pessoal ou coletivo.

Atuação dos docentes como multiplicadores, que compartilham seus conhecimentos com os demais profissionais no seu campo de atuação, o que favorecerá a formação de grupos de discussão e de pesquisas, objetivando a elaboração de projetos a serem desenvolvidos em seus contextos de atuação.

A sociedade exige que os docentes sejam capazes de trabalhar de forma coerente com as estruturas de pensamentos determinadas pela ciência e pela tecnologia, sabendo relacioná-las com suas inserções na realidade educacional e social, ao mesmo tempo em que saibam dar tratamento adequado à interdependência de conteúdos e disciplinas para a formação de visão das interconexões da tecnologia com todas as esferas do macrossocial.

Requisitos

Requisitos para obtenção do título

Para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, o discente deverá cumprir os seguintes requisitos:

- O aluno deverá obter no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos
- Para isso, deverá ter concluído e sido aprovado em 18 (dezoito) créditos em disciplinas e 6 (seis) créditos através dos seguintes mecanismos:

i) Estágio supervisionado (2 créditos), assim distribuídos:
- Acompanhamento sistemático da ação docente do mestrando, diretamente em sala de aula, com um mínimo de seis horas-aula, ao longo de, no máximo um ano;
- Apresentação do planejamento das atividades a serem desenvolvidas;
- Apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas;

ii) atividades complementares (1 a 4 créditos) assim distribuídas
- Pesquisas que incluem a participação em seminários, palestras, workshops, congressos, disciplinas específicas e outras atividades autorizadas pelo Colegiado;
- Tópicos especiais;

iii) O Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna (Inglês)
Deverá ser realizado no dia da matrícula ou durante a realização do curso.

iv) Defesa de dissertação
Na dissertação exige-se que o candidato demonstre domínio do objeto de estudo e capacidade de expressar-se sobre ele.

Duração

O curso terá duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses

Requisitos Básicos Considerados na Estrutura Curricular

I. Propiciar condições para a conclusão do curso de Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia no período máximo de dois anos;

II. Apresentar uma perspectiva pedagógica ajustada aos objetivos específicos do curso;

III- Formar o profissional que tenha condições de inovar sua prática docente em termos da compreensão e aplicação da ciência e da tecnologia, no que tange os conteúdos das disciplinas em seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos, tendo em vista o uso das novas tecnologias e materiais didáticos que venham aprimorar a prática docente.

IV. A estrutura curricular prevê a exigência de trabalho final do discente que demonstre domínio do objeto de estudo e capacidade de expressão estruturada adequadamente sobre tal objeto – a ser avaliado por uma banca de acadêmicos qualificados.

Reportar erro