Home
/
Área Acadêmica
/
Internacionalização do PPGEE-CP
/
Atividades de Internacionalização

Atividades de Internacionalização

Publicado 2/20/2019, 9:32:06 AM, última modificação 3/8/2024, 1:46:07 PM

Internacionalização

O PPGEE-CP possui convenios de cooperação internacional, oficialmente reconhecidos, assinados pelos Reitores da UTFPR e das universidades parceiras, com suas disposições publicadas no Diário Oficial da União. O PPGEE-CP possui parceria estabelecida com o BCAM (Bilbao, Espanha), a UPC Barcelonatech (Espanha), Universidad de Valladolid (Espanha) e TUIASI (Romenia).

Documentos

 PPGEE-CP tem convênios de cooperação internacional com Espanha e Romenia, oficialmente reconhecidos e publicados no Diário Oficial da União, conforme abaixo detalhado (vide Docs acima).  Nos convênios existe acordo de intercâmbio para docentes e alunos.


Barcelona, Espanha:


Projeto Bilateral de Pesquisa UTFPR-UPC Barcelonatech: Estabilidad y control con aplicaciones en ingeniería
Descrição: Cooperação entre pesquisadores do Brasil e Espanha no tema Estabilidad y control con aplicaciones en ingeniería. As ações e regras do Projeto Bilateral de Pesquisa UTFPR-CODALAB Estabilidad y control con aplicaciones en ingeniería cumpriem as disposições do Acordo de Cooperação UPC-UTFPR publicado no Diário Oficial da União do Governo do Brasil, na Seção 3, no. 23, pg. 77, de 3 de fevereiro de 2015.


Bilbao, Espanha:


A UTFPR e o Basque Center for Applied Mathematics (BCAM), com sede em Bilbao, Espanha, formalizaram acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural, publicado no Diário Oficial da União, Seção 3, pg. 64, de 04 de outubro de 2011 sob coordenação do Prof. Dr. Alessandro do Nascimento Vargas. O convênio foi assinado pelo reitor Carlos Eduardo Cantarelli e pelo diretor científico do BCAM, Enrique Zuazua. O acordo possibilita intercâmbios de professores e pesquisadores e projetos conjuntos de pesquisa do PPGEE-CP e demais programas, além de promoção de eventos culturais e científicos. Seguindo os termos desse acordo de cooperação internacional, o PPGEE-CP desenvolveu o projeto de pesquisa no tema “Sistemas de Controle com Chaveamentos”, cujas atividades iniciaram junto ao BCAM em janeiro de 2012. Mais recentemente, em 2014, o Prof. Dr. Alessandro do Nascimento Vargas iniciou suas atividades de pesquisa de pós-doc na instituição referida.


Iasi, Romenia:


Projeto Bilateral de Pesquisa UTFPR-TUIASI: Model predictive control for networked nonlinear systems
Descrição: This research project is focused on developing efficient, sustainable and low-cost model predictive control solutions to control problems related to systems which are nonlinear and which are controlled through communication networks (nonlinear networked control systems). The networked predictive control solutions must be able to deal with: nonlinear dynamics characteristics, network-induced disturbances / uncertainties, hard time-constraints, limited computational / communication resources, hardware constraints / limited memory and / or variable workload. These problems increase the complexity of system analysis and controller design, can seriously affect the control performances and can even destabilize the closed-loop system if they are not taken into account in the design phase of the networked predictive controllers. As ações e regras do Projeto Bilateral de Pesquisa UTFPR-TUIASI cumprem as disposições do Termo de Cooperação UTFPR-TUIASI publicado no Diário Oficial da União do Governo do Brasil, na Seção 3, no. 134, pg. 65, de 16 de julho de 2015.

Organización de los Estados Americanos (OEA)

O PPGEE-CP, em parceria com Organización de los Estados Americanos (OEA), o Grupo Coimbra de Universidades  (GCUB), con apoyo de la División de Temas Educativos del MRE Brasil y la Organización Panamericana de la Salud (OPS/OMS), oferece a formação em nível de mestrado com bolsa de estudos a cidadãos oriundos de paises membros da OEA

A parceria entre o PPGEE-CP e a OEA visa promover a cooperação internacional para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica em temas de vanguarda, contribuindo para a difusão de conhecimentos e integração Latino-Americana.

Mais informações em:

http://www.oas.org/es/becas/brasil.asp

http://www.oas.org/es/becas/brasil/docs/Tabla2016.pdf

Demais atividades de internacionalização:

A internacionalização do PPGEE-CP se baseia em convênios com instituições estrangeiras, vinda de palestrantes internacionais e pesquisadores pós-docs, além de estágios e visitas em universidades estrangeiras.

  • Em dezembro 2016, o PPGEE-CP teve a visita do Professor Oscar Duque Perez da Universidad de Valladolid, dentro do acordo do Convenio com Universidad de Valladolid (Espanha).   O custeio parcial das despesas ocorreu via projeto CNPq / CAPES CHAMADA PÚBLICA Nº 06/2011 – CASADINHO/PROCAD processo no. 552269/2011-5 (responsavel: Prof. Alessandro Goedtel). O grupo de pesquisa do Professor Oscar Duque Perez e Daniel Morinigo Sotelo está alinhado com as investigações realizadas no PPGEE-CP, e o Professor Wagner Fontes Godoy (UTFPR-CP) realizou parte do seu doutoramento em Valladolid sob supervisão de ambos os docentes.

  • O PPGEE-CP hospedou o Sr. Mohamed Bahloul, aluno de Doutorado da Université de Sfax, Tunisia, durante o seu Doutorado Sanduiche.  O estágio em pesquisa Sanduiche iniciou em 15 de agosto de 2015 e encerrou em 30 de setembro de 2015 sob supervisão do prof. Alessandro do Nascimento Vargas.
  • O PPGEE-CP recebeu em junho-julho-2015 o Prof. Leonardo Acho (UPC Barcelonatech, Espanha), que contribuiu com pesquisas no PPGEE-CP, com todas as despesas a cargo do projeto Sistemas estocásticos com aplicações em engenharia automotiva [Programa Pesquisador Visitante Especial - PVEs. Processo CAPES 88881.030423/2013-01]
  • Em 2014, o PPGEE-CP recebeu o prof. Bhola Ram Gurjar do Indian Institute of Technology (IIT), o qual veio apresentar suas experiências de pesquisa no IIT.
  •  O PPGEE-CP recebeu dois pesquisadores pós-docs com bolsas CAPES provenientes da Espanha, sob indicação de docentes da UPC Barcelonatech, Espanha. O pesquisador Mauricio Fabián Zapateiro De la Hoz realizou uma visita técnica de um mês em 2013 e depois retornou como bolsista de pós-doc no PPGEE-CP (usufruiu bolsa por um ano e meio, permanencendo até janeiro de 2015). O Dr. Mauricio foi professor doutor assistente da UPC Barcelona, Escuela de Eng. Industrial de Barcelona, por 3 anos. Também o PPGEE-CP recebeu a pesquisadora bolsista de pós-doc Yenny Teresa Leal Moncada, que permaneceu entre março-agosto-2015, e depois desligou-se do PPGEE-CP para aceitar convite para ser docente da Univ. Padua, Italia.
  • A Dra. Yenny Moncada desenvolve pesquisa no tema de "Monitores de glicose em pacientes diabéticos e seus algoritmos para melhoria de leitura-calibração de instrumentos". O Dr. Mauricio Zapateiro desenvolve pesquisa no tema "Controle não-linear e aplicações em amortecedores - passivos, semi-passivos e ativos".
  • O PPGEE-CP hospedou o professor visitante Dr. Constantin Florin Caruntu, docente concursado efetivo da TUIASI (Romenia), que encontrou-se entre novembro-2015 até outubro-2016 usufruindo de bolsa pós-doc CAPES sob supervisão do Prof. Alessandro do Nascimento Vargas no tema Stochastic Model Predictive Control. A bolsa pós-doc CAPES do Dr. Constantin obedeceu os termos do convenio de cooperação internacional que o PPGEE-CP possui com a TUIASI (Romenia).

Atividades de internacionalização:

  • O prof. Alessandro do Nascimento Vargas desenvolveu estágio de pós-doutorado entre junho-2014 a junho-2015 na Universitat Politècnica de Catalunya - BarcelonaTech (UPC), Espanha, sob supervisão do Prof. Jose Rodellar, junto ao "Grupo Codalab" nas instalações da Escola Universitària d'Enginyeria Tècnica Industrial de Barcelona. O projeto foi intitulado "Estabilidade e Controle em Sistemas Estocásticos: Aplicações em Engenharia", na modalidade Pós-doutorado no Exterior-Ciência Sem Fronteiras (CNPq - Processo: 248470/2013-2).
  •  O Prof. Paulo Rogério Scalassara desenvolveu estágio de pós-doutorado entre janeiro-2016 a janeiro-2017 no Computational NeuroEngineering Laboratory da University of Florida, USA, usufruindo de bolsa do CNPq.