Home
/
Área Acadêmica
/
LABORATÓRIOS VINCULADOS AO PPGEE/PPGAEE

LABORATÓRIOS VINCULADOS AO PPGEE/PPGAEE

Publicado 6/26/2019, 2:58:34 PM, última modificação 3/11/2025, 2:30:35 PM

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (Mestrado e Doutorado) está instalado no bloco CIPECA (Centro Integrado de Pesquisa em Controle e Automação), estando disponíveis os seguintes laboratórios de pesquisa:

1. Laboratório de Eletrônica de Potência, Qualidade de Energia e Energias Renováveis (LEPQER)

Local: UTFPR-CP/CIPECA e sala I105 (Bloco I)

Sala: 18

DESCRIÇÃO DO LEPQER

Criado em 2010, o LEPQER está diretamente vinculado aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP, agregando em sua composição pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado, o que permite dar suporte às ações voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de Engenharia Elétrica. As ênfases de atuação associadas ao LEPQER abrangem sistemas de conversão de energia envolvendo áreas vinculadas à eletrônica de potência, qualidade da energia elétrica e energias renováveis. Dentro deste contexto, soluções voltadas à melhoria da qualidade de energia em sistemas elétricos de potência são um dos focos aliados às pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos realizados, viabilizados por meio de aplicações envolvendo condicionadores ativos de potência, tais como filtros ativos de potência, restauradores dinâmicos de tensão, condicionadores unificados de qualidade de energia, dentre outros. No LEPQER também são enfatizadas aplicações voltadas à utilização de fontes energias renováveis (FER), baseadas principalmente na energia solar fotovoltaica (FV) e eólica, tendo como enfoque principal aplicações no contexto de sistemas de geração distribuída (SGD). Tais aplicações se concentram na implementação e estudo de técnicas avançadas de controle, seguimento do ponto de máxima potência (MPPT) utilizando algoritmos convencionais e metaheurísticos, bem como o desenvolvimento de técnicas de modelagem e controle. Atividades de P&D adicionais são desenvolvidas dando enfoque aos inversores integrados de alta eficiência para aplicações em sistemas FVs, sistemas de armazenamento de energia (SAE), sistemas de energia ininterruptos (UPS), carregadores de baterias para veículos elétricos (V2G/G2V), emuladores eletrônicos de sistemas FVs e eólicos, sistemas de detecção de ângulo fase (PLL) e frequência (FLL), transformadores de estado sólido (SST), conversores multiníveis modulares (MMC), dentre

EQUIPE

Coordenadores:

Prof. Dr. Sérgio Augusto Oliveira da Silva (responsável)

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ-1D

Prof. Dr. Leonardo Poltronieri Sampaio

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ-2

Pesquisadores:

Prof. Dr. Guilherme Masquetti Pelz (UTFPR – Campus Cornélio Procópio)

Prof. Dr. Leonardo Bruno Garcia Campanhol (UTFPR – Campus Apucarana)

Pesquisadores Associados:

Prof. Dr. Rodrigo Augusto Modesto (UTFPR – Campus Cornélio Procópio)

Prof. Dr. Vinícius Dário Bacon (UTFPR – Campus Apucarana)

Prof. Dr. Sebastián de Jesús Manrique Machado (NREL - National Renewable Energy Laboratory – USA)outros.

2. Laboratório de Eletrônica de Potência, Qualidade de Energia e Energias Renováveis LEPQER – MR

Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 10

DESCRIÇÃO DO LEPQER-MR

Criado em 2018, o LEPQER-MR (Microrredes) está diretamente vinculado aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP, agregando em sua composição pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado, o que permite dar suporte às ações voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de Engenharia Elétrica. O LEPQER-MR tem como um de seus objetivos a análise e desenvolvimento das microrredes operando de forma autônoma e conectada ao sistema elétrico, envolvendo a inserção de fontes de armazenamento de energia (SAE) como baterias e supercapacitores, bem como a inclusão de fontes alternativas e renováveis de energia elétrica. As ênfases de atuação associadas ao LEPQER-MR abrangem estudos e desenvolvimentos de sistemas de microrredes de energia elétrica, os quais englobam o emprego da eletrônica de potência envolvendo sistemas de condicionamento da energia elétrica, qualidade da energia elétrica e energias renováveis, tais como fotovoltaica (FV), eólica e células combustível. Dentro deste contexto, são desenvolvidas soluções para o desenvolvimento de novas topologias de conversores estáticos de potência para a implementação de microrredes em corrente contínua (CC), corrente alternada (CA) e híbridas (CC+CA). Neste cenário, são analisadas técnicas de controle e gerenciamento das microrredes, as quais envolvem controle hierárquico (primário, secundário e terciário), desenvolvimento de técnica de comunicação entre as unidades geradoras, controles centralizado e distribuído, bem como a análise e estudo de técnicas de modelagem destes sistemas. Atividades de P&D adicionais são desenvolvidas dando enfoque no desenvolvimento de topologia conversores de potência de alta eficiência para aplicações em microrredes CC convencionais e bipolares, conversores de interconexão (rede elétrica-microrrede CC e CA), análise da qualidade de energia em ambientes de microrredes, integração de fontes alternativas e renováveis de energia elétrica, sistemas de gerenciamento da energia elétrica, dentre outros.

EQUIPE

Coordenadores:

Prof. Dr. Leonardo Poltronieri Sampaio (Responsável)

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ-2


Prof. Dr. Sérgio Augusto Oliveira da Silva

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ-1D

Pesquisadores:

Prof. Dr. Guilherme Masquetti Pelz (UTFPR – Campus Cornélio Procópio)

Prof. Dr. Leonardo Bruno Garcia Campanhol (UTFPR – Campus Apucarana)

Pesquisadores Associados:

Prof. Dr. Rodrigo Augusto Modesto (UTFPR– Campus Cornélio Procópio)

Prof. Dr. Vinícius Dário Bacon (UTFPR– Campus Apucarana)

Prof. Dr. Sebastián de Jesús Manrique Machado (NREL - National Renewable Energy Laboratory – USA)

3. Laboratório de Telecomunicações e Processamento de Sinais (LTPS)

Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 08

DESCRIÇÃO DO LTPS

O LTPS é formado por pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado vinculados aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP. Criado em 2024, o LTPS tem como objetivo dar suporte às atividades de pesquisa e desenvolvimento de seus membros, sendo um ambiente de permanência, estudo, e realização de atividades como simulação computacional de sistemas de telecomunicações modernos, programação de microcontroladores e processadores digitais de sinais, e desenvolvimento de algoritmos e circuitos de comunicação. Os principais temas de pesquisa abordados estão relacionados a sistemas de telecomunicações e processamento de sinais modernos, mais especificamente sistemas celulares de sexta geração (6G), incluindo tecnologias como múltiplas antenas em escala massiva (massive MIMO), superfícies inteligentes reconfiguráveis (RIS), sensoriamento e comunicação integrados (ISAC), sistemas de radares, estimação de canal sem fio, redes de internet das coisas (IoT) e sistemas cyber-físicos, redes de sensores, redes industriais e indústria 4.0, redes para cidades inteligentes, redes não terrestres e comunicação via satélite, localização e posicionamento, segurança da camada física, ondas milimétricas e comunicação em terahertz, processamento estocástico de sinais, e otimização de sistemas de telecomunicações em geral, com aplicação de algoritmos de otimização convexa, metaheurísticas, e de aprendizado de máquinas.

EQUIPE

Coordenadores:

Prof. Dr. José Carlos Marinello Filho


Pesquisadores Associados:

Prof. Dr. Alessandro Goedtel

Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari

Prof. Dr. Guilherme Serpa Sestito

Prof. Dr. Herman Lucas dos Santos

Prof. Dr. Paulo Rogério Scalassara

4. Laboratório de Processamento de Sinais e Aplicações (LPSA)

Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 15

DESCRIÇÃO DO LPSA

O Laboratório de Processamento de Sinais e Aplicações (LPSA) está localizado no Centro Integrado de Pesquisas em Controle e Automação (CIPECA) e vinculado aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP. O LPSA foi criado em 2012, possui área de 50m² e tem disponibilidade de computadores para simulação, osciloscópios, sistemas de aquisição de dados e plataformas de desenvolvimento para sistemas embarcados. A equipe é composta por professores dos programas de pesquisa e do Departamento Acadêmico de Elétrica (DAELE-CP), além de estudantes de graduação (em iniciação científica ou em trabalho de conclusão de curso) e pós-graduação (mestrado e doutorado). As pesquisas se concentram nas áreas de processamento estatístico de sinais, reconhecimento de padrões, aprendizagem de máquina e sistemas embarcados. Uma das principais linhas de atuação é em processamento de sinais biológicos, focando em detecção de patologias, engenharia de reabilitação e criação de bancos de sinais para análise com diferentes técnicas.

EQUIPE

Coordenador:

Prof. Dr. Paulo Rogério Scalassara

Pesquisadores:

Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari

Prof. Dr. Wesley Angelino de Souza

Pesquisadores Associados:

Prof. Dr. Wagner Endo

Prof. Dr. Herman Lucas dos Santos


5. Laboratório de Controle e Otimização de Sistemas (LACOS)

Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 09

DESCRIÇÃO DO LACOS

Iniciando suas atividades em 2010, em conjunto coma a criação do PPGEE-CP, o LACOS atua principalmente nas áreas relacionadas à análise, controle e otimização de sistemas dinâmicos. O laboratório conta com alunos de graduação (principalmente dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Elétrica e Eletrônica), mestrado e doutorado, bem como com pesquisadores das áreas relacionadas aos temas trabalhados. Os principais objetos de pesquisa atualmente desenvolvidos no LACOS envolvem: controle de sistemas lineares sujeitos a incertezas invariantes ou variantes (LPV) no tempo; controle a dados amostrados (sampled-data systems); controle de determinadas classes de sistemas não-lineares; síntese de controladores ótimos com garantias de robustez; controle robusto a partir de técnicas inteligentes; estimação paramétrica de sistemas dinâmicos; detecção de falhas; entre outros. Contando com duas plantas didáticas (sistema torcional e sistema giroscópio), as técnicas desenvolvidas no laboratório são também validadas em ambientes físicos, gerando resultados mais completos em nível científico e tecnológico. Os métodos desenvolvidos no LACOS também são integrados com sucesso em colaborações com outros laboratórios, tanto do CIPECA como externos, principalmente nas aplicações de detecção de máquinas em falhas elétricas, controle em sistemas aerodinâmicos e controle em conversores estáticos.

EQUIPE

Coordenador:

Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari (responsável)

Pesquisadores:

Prof. Dr. Alessandro Goedtel

Prof. Dr. Alessandro do Nascimento Vargas

Prof. Dr. José Carlos Marinello Filho

Prof. Dr. Marcelo Favoretto Castoldi

Prof. Dr. Paulo Rogério Scalassara

Prof. Dr. Wesley Angelino de Souza

Pesquisadores Associados:

Prof. Dr. Bruno Augusto Angélico

Prof. Dr. Emerson Ravazzi Pires da Silva

Prof. Dr. Herman Lucas dos Santos

Prof. Dr. Luiz Francisco Sanches Buzzacchero

6. Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI)

Local: LSI 01, sala 19 do CIPECA

LSI 02, sala I102 do Bloco I


DESCRIÇÃO DO LSI

O Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) está localizado no Centro Integrado de Pesquisa em Controle e Automação (CIPECA). Neste centro são desenvolvidas as atividades de pesquisa de Graduação, Mestrado e Doutorado na área elétrica do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio .

Áreas de Atuação

O LSI tem a sua principal atuação nas seguintes áreas de pesquisa: Identificação de Falhas em Máquinas Elétricas e Acionamentos, Armazenamento de Energia, Controle de Máquinas Elétricas e Sistemas Embarcados.

  1. Monitoramento e Diagnóstico de Falhas em Máquinas Elétricas

A área de atuação intitulada Identificação Inteligente de Falhas em Máquinas Elétricas possui como objetivo principal o desenvolvimento de novas estratégias fundamentadas em inteligência computacional e multissensoriamento, que serão integradas às metodologias convencionais de processamento de sinais para efetuar a identificação de falhas em máquinas elétricas. Os dados necessários para o desenvolvimento e validação dos sistemas inteligentes são diretamente obtidos através de ensaios experimentais em laboratório de máquinas elétricas, permitindo que os sistemas desenvolvidos forneçam respostas precisas e que estejam de acordo com aquelas observadas na prática.

  1. Armazenamento de Energia em Volantes Inerciais

Nesta área, são propostas estratégias de conexão à rede elétrica de geradores de indução acoplado a volantes inerciais como uma técnica de armazenamento de energia cinética. Tal será convertida em energia elétrica, buscando soluções para mitigar efeitos dos transitórios de corrente e qualidade de energia na injeção da tensão gerada à rede elétrica. Assim, estuda-se o modelo matemático do motor de indução trifásico e da carga, bem como o modelo do gerador de indução utilizado para simulações do seu comportamento dinâmico. O modelo de cargas inerciais é relatado permitindo a compreensão do efeito do armazenamento da energia cinética do conjunto. Uma bancada de acionamento experimental foi desenvolvida para validação dos resultados de simulação. Assim, o LSI pesquisa soluções alternativas na área de geração de energia elétrica utilizando o gerador de indução, com ganhos de qualidade de energia, permitindo amenizar perturbações na rede e efeitos de transitórios de corrente.

  1. Acionamento e Controle de Máquinas Elétricas

A atuação na área de acionamento e controle de máquinas elétricas tem o objetivo de analisar o desempenho de estratégias de controle de velocidade e de torque do acionamento de um motor de indução trifásico (MIT) por meio da variação da frequência de alimentação. As principais estratégias de acionamento estudadas é o escalar (Scalar Control), controle direto de torque (Direct Torque Control) e o controle por orientação de fluxo indireto (Indirect Field Oriented Control) e Controle Preditivo (Predictive Control). Neste contexto, o LSI tem pesquisas relacionadas a melhoria da eficiência energética e a estimação paramétrica que visam auxiliar as estratégias de controle e acionamento com vista a melhoria da eficiência energética utilizando os sistemas inteligentes.

  1. Sistemas Embarcados

A área de sistemas embarcados tem como objetivo o desenvolvimento de técnicas e ferramentas para aplicação de inteligência computacional em hardware dedicado. Assim, tem-se a aplicação de técnicas de aquisição de dados, processamento de sinais e inteligência computacional em estudos de diferentes modelos de microcontroladores e processadores digitais de sinais, permitindo a aplicação de sistemas inteligentes em abordagem de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) para aplicações industriais. Adicionalmente, através dos sistemas inteligentes embarcados, tem-se armazenamento em nuvem para o monitoramento remoto e diagnóstico de falhas em máquinas elétricas in loco, desagregação de perfis elétricos, como subprocessos industriais e de cargas, e aspectos relacionados a problemas de Qualidade de Energia Elétrica (QEE).

EQUIPE

Coordenadores:

Bolsista Produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico – DT2

Bolsista Produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico – DT2

Pesquisadores Associados:

Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari (UTFPR – Campus Cornélio Procópio)

Prof. Dr. Tiago Henrique dos Santos (IFPR – Campus Arapongas)

Prof. Dr. Gustavo Henrique Bazan (IFPR – Campus Jacarezinho)

Prof. Dr. Bruno Augusto Angélico (USP – Politécnica)

Prof. Dr. Augusto Matheus dos Santos Alonso (USP – São Carlos)

Prof. Dr. Oscar Duque-Perez - UVA/Espanha

Prof. Dr. Daniel Morinigo-Sotelo - UVA/Espanha

7. Laboratório de Automação e Controle de Processos (LACOP)

Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 14

DESCRIÇÃO DO LACOP

O LACOP está vinculando aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP e, possibilita aos pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado o estudo de práticas relacionadas à automação industrial em geral. Este laboratório tem como foco as seguintes linhas de pesquisa: (i) Uso de Inteligência Artificial em aplicações industriais; (ii) protocolos de comunicação industrial; e (iii) Estudo de gêmeos digitais.

A fim de atender às constantes demandas da indústria moderna por eficiência, confiabilidade e produtividade, a primeira linha de pesquisa trabalha com Inteligência Artificial para detecção de anomalias em processos industriais diversos. Em resumo, estuda-se a extração, seleção e o processamento de variáveis inerentes ao processo para a classificação de eventos indesejados no processo produtivo com sistemas inteligentes.

A troca de informações promovida pela comunicação entre equipamentos e sistemas ciberfísicos é peça fundamental para a Indústria 4.0. Assim, destaca-se como segunda linha de pesquisa do LACOP, estudos dos protocolos de comunicação industrial (os tradicionais Fieldbuses e os baseados em Ethernet de tempo real), conceitos de digitalização e conectividade.

Uma das tecnologias habilitadoras da quarta revolução industrial pode ser caracterizada como gêmeo digital. A representação virtual do mundo físico por meio de modelos digitais e a interação entre esses dois ambientes constitui a terceira linha de pesquisa desenvolvida.

EQUIPE

Coordenador:

Prof. Dr. Guilherme Serpa Sestito


Pesquisadores associados:

Prof. Dr. Wesley Angelino de Souza

Prof. Dr. José Carlos Marinello Filho

Prof. Dr. Paulo Rogério Scalassara

Prof. Dr. Wagner Endo

8. Laboratório de Controle (LabControl)


Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 20


DESCRIÇÃO DO LabControl

O Laboratório de Controle está localizado no Centro Integrado de Pesquisas em Controle e Automação (CIPECA) e vinculado aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP. O LabControl tem disponibilidade de computadores para simulação, osciloscópios, sistemas de aquisição de dados e plataformas de mecatrônica. Desenvolve pesquisas em sistemas de controle automático, com um interesse particular no desenvolvimento de algoritmos para resolver problemas de controle. Os pesquisadores associados ao LabControl se dedicam ao desenvolvimento de métodos de otimização para sistemas de controle automático, bem como na identificação, estimativa e modelagem estocástica de processos em tempo real. Recentemente, o LabControl tem intensificado investigações relacionadas aos métodos baseados em dados e aprendizado de máquina aplicados aos problemas de controle, tais com aplicações em mecatrônica, atuadores e sensores, sistemas automotivos e energias renováveis.


EQUIPE

Coordenador:

Prof. Dr. Alessandro do Nascimento Vargas

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ-1D


Pesquisadores:

Prof. Dr. Cristiano Marcos Agulhari

Prof. Dr. Marcio A. F. Montezuma

9. Laboratório de Prototipação (LPROT)


Local: UTFPR-CP/CIPECA

Sala: 11


DESCRIÇÃO DO LPROT

O Laboratório de Prototipação está localizado no Centro Integrado de Pesquisas em Controle e Automação (CIPECA), o qual é vinculado aos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP (Mestrado e Doutorado). O LPROT tem como finalidade atender a comunidade acadêmica da UTFPR-CP na confecção de placas de circuito impresso com simples e múltiplas faces, as quais são destinadas à construção de protótipos experimentais visando atender aos projetos de alunos de graduação (Trabalhos de conclusão de curso e Iniciação científica), alunos da pós-graduação (Trabalhos de dissertação de mestrado e teses de doutorado) e de pesquisadores associados ao PPGEE-CP.

EQUIPE

Responsáveis:

Prof. Dr. Sérgio Augusto Oliveira da Silva

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq – PQ-1D

André Feracin

Tecnólogo em Automação Industrial - UTFPR-CP


INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DE PESQUISA DO PPGEE-CP

1) LABORATÓRIOS DE PESQUISA

1. Laboratório de Eletrônica de Potência, Qualidade de Energia e Energias Renováveis – LEPQER 1 (sala 10 - CIPECA);

2. Laboratório de Eletrônica de Potência, Qualidade de Energia e Energias Renováveis – LEPQER 2 Microrredes (sala 18 - CIPECA)

- Área física disponível total (LEPQER 1: 75 m2 e LEPQER 2: 75 m2)

Equipamentos Compartilhados:

- 6 Computadores em rede;

- 12 Kits de desenvolvimento em DSC (Digital Signal Controller/Texas Instruments);

- 1 Equipamento para testes hardware-in-the-loop (Typhoon Hil 402)

- 8 Placas de aquisição de dados (National Instruments);

- 1 Analisador de qualidade de energia monofásico (Fluke 32B);

- 1 Analisador de qualidade de energia trifásico (Fluke 435);

- 1 Wattímetro (Yokogawa WT 3000);

- 2 Osciloscópios digitais com quatro canais isolados (Tektronics);

- 1 Osciloscópio digitais com quatro canais isolados (Fluke);

- 2 Osciloscópios digitais com 02 canais não isolados (Tektronics);

- 1 Fonte de tensão CC (0-400V/10A);

- 1 Fonte de tensão CC (0-30V/3A) (Minipa);

- 1 Fonte de tensão CC (0-30V/5A) (Minipa);

- 1 Fonte de tensão CA com fluxo de energia unidirecional (4,5 KVA);

- 6 Pontas de prova de corrente AC e CC (Tektronix);

- 22 Painéis Solares Fotovoltaicos, 245Wp;

- 1 Emulador Eólico (5 KVA);

- 1 Emulador Fotovoltaico (1,0 KW);

- 2 VARIAC Trifásico (4,5 KW);

- 1 VARIAC Monofásico (1,0 KW);

- 7 Inversores de tensão monofásicos 3 KVA (Semikron);

- 8 Inversores de tensão trifásicos 5 KVA (Semikron);

- 4 Conversores CC/CC (3 KW);

- 1 Sistema Fotovoltaico Monofásico com Conexão com a Rede (245 W);

- 6 Instrumentos de medição: multímetros/amperímetros de bancada (Minipa);

- 4 Instrumentos de medição: multímetros/amperímetros de bancada (Yokogawa);

- 1 Medidor de Indutância e Capacitância;

- 10 Bancadas de desenvolvimento de projetos;

- 3 Estações de Solda;

- 2 Furadeiras;

- Cargas elétricas (Resistências, indutâncias e capacitâncias);

- Placas de condicionamento de sinais de tensão e corrente;

- Softwares de simulação de circuitos elétricos e eletrônicos;

- Softwares para a elaboração de layouts de placas de circuito impresso;

- Componentes elétricos/eletrônicos: Transistores, diodos, transdutores de corrente e tensão, circuitos integrados, disjuntores, contatores, dentre outros.

3. Laboratório de Telecomunicações e Processamento de Sinais - LTPS (sala 08 - CIPECA)

Equipamentos:

- 2 computadores em rede;

- 8 microcontroladores ESP32.

4. Laboratório de Processamento de Sinais e Aplicações - LPSA (sala 15 - CIPECA)

Equipamentos:

- 5 computadores em rede;

- 1 kit de desenvolvimento de controle didático de nível e temperatura (Datapool);

- Analisador de Rede e de Impedâncias E5061B (Agilent);

- Sistema de aquisição de dados 34970A com 40 canais (Agilent);

- 1 Kits de desenvolvimento para FPGA Altera DE-2;

- 2 Kits de desenvolvimento para FPGA Altera DE-0;

- 1 Kit de desenvolvimento para microcontroladores PIC18 (Exsto);

- 1 Kit de desenvolvimento DSP TMS320 C6000 (Spectrum Digital);

- 1 Kit de desenvolvimento DSP TMS320 C5000 (Spectrum Digital);

- 8 Kits de desenvolvimento DSP TMS320C5515 USB stick (Spectrum Digital);

- 2 Kits de desenvolvimento para microcontroladores MSP430 USB stick (Texas).

5. Laboratório de Controle e Otimização de Sistemas - LACOS (sala 09 - CIPECA)

Equipamentos:

- 2 computadores em rede;

- 1 kit de desenvolvimento de controle didático modelo servo-mecanismo 2208 (Datapool);

- 1 Kit didático de ensaios de controle torcional (ECP);

- 1 kit didático de ensaios de controle de giroscópio (ECP).

6. Laboratório de Sistemas Inteligentes - LSI (sala 19 - CIPECA)

Equipamentos:

- 9 computadores em rede;

- 1 Workstation Lenovo com teclado e mouse;

- 2 Nobreaks APC;

- 1 Gerador de funções BK Precision 4017B;

- 2 Fontes CC Minipa 30V/3A;

- Fonte de Alimentação Powerbras mod. 1310 - 300Vcc/10A;

- 7 Multímetros digitais;

- 1 Multímetro digital de bancada;

- 1 Estação de solda ESD 80-220;

- 1 Osciloscópio 4 canais isolados (Tektronix);

- Ponteiras de prova de corrente e tensão (Tektronix);

- 1 placa de aquisição de dados 40 kS/s por canal (National Instruments);

- 1 placa de aquisição de dados 250 kS/s, 16 bits (National Instruments);

- 1 kit de desenvolvimento didático para microcontrolador PIC 16F877A;

- 1 kit de desenvolvimento didático para DSPIC 33FJ128BP modelo Sigma (Exsto);

- 1 kit de desenvolvimento DSP TMS320F28335 (Spectrum Digital);

- 1 transdutor de torque modelo CoMo Torque Type 4700A (Kistler);

- 2 máquinas CC de 2KW 2000rpm (Varimot) e um dínamo tacmétrico tipo BR11 (Varimot) com refrigeração forçada através de um motor de 1/3 de HP 220/380 V (WEG) tipo BN112S;

- 1 sensor de velocidade 10 a 30 VDC tipo 8.5000.80354.2000 (Kubler);

- 1 motor de indução trifásico assíncrono 2 CV 220/380 V (WEG);

- 1 motor de indução trifásico assíncrono alto rendimento plus 1 CV 220/380 V (WEG);

- 2 motores de indução trifásico assíncrono 1 CV 220/380 V (WEG);

- 1 painel trifásico para acionamentos de máquinas elétricas;

7. Laboratório de Automação e Controle de Processos - LACOP (Sala 14 - CIPECA)

Equipamentos:

- 2 computadores em rede;

- 1 Placa cRIO-9004/cRIO-9104 LabVIEW FDS Feixe com os seguintes acessórios: módulo controlador NI cRIO-9014, módulo de entradas digitais NI 9423, módulo de saídas digitais NI 9472, módulo de entradas analógicas NI 9215, módulo de saídas analógicas NI 9263, módulo para sensores de temperatura NI 9211, módulo de saídas digitais NI 9474, módulo de entradas analógicas universais NI 9219, módulo de saídas analógicas NI 9263;

- 1 Software LabVIEW Construtor de aplicativos para Windows;

- 1 Placa de aquisição 9401, 8-Canais, 100 ns, Módulo entrada/saída TTL (National Instruments);

- 1 Planta Industrial Didática (FESTO) composta por 4 malhas de controle (temperatura, pressão, nível e vazão), 5 reservatórios de acrílico, 4 bombas centrífugas, 4 sensores de temperatura, 2 sensores ultrassônicos, 3 válvulas proporcionais, 1 sensor de pressão, 2 resistências de aquecimento, 1 sensor de vazão, 8 válvulas solenóides, 18 válvulas manuais, 9 sensores capacitivos de proximidade, fontes de alimentação e tubulações Festo;

- 1 Controlador Lógico Programável - Fabricante Altus, com os seguintes acessórios:

módulo UCP PO3247, módulo de Ethernet PO7094, módulo de entradas digitais PO1000, módulo de saída digital PO2022, módulo de entradas analógicas PO1212, módulo de saídas analógicas PO2132.

8. Laboratório de Controle (LabControl) - (Sala 20 - CIPECA)

Equipamentos:

- 5 Computadores em rede;

- 2 Osciloscópios Tektronix;

- 3 Fontes DC 32V;

- 1 Gerador de funções;

- 1 Amplificador de sinais;

- Componentes eletrônicos para construção de placas.

9. Laboratório de Prototipação - LPROT (sala 14 - CIPECA)

Equipamentos:

- 2 Computadores em rede;

- 1 Prototipadora Microfresa de circuitos impressos (LPKF);

- 1 Forno para finalização das placas de circuito impresso.

10. Centro de Experimentação Ninho de Pardais - NIPAR (Bloco Ninho de Pardais)

Equipamentos:

- 15 Computadores em rede;

- 5 Notebooks;

- 10 Kits de robótica mindstorms;

- 10 Kits arduíno;

- 2 Fontes DC 32V;

- 4 Osciloscópios Tektronix;

- 1 Osciloscópio 4 canais isolados Tektronix DPO 7354C;

- 2 Geradores de funções Tektronix;

- 1 Analisador lógico Tektronix TLA 5202B;

- 2 Multímetros de bancada Minipa;

- 1 Impressora 3D Stratasys OBJET24.

11. LSI 2 – Laboratório de Métodos Inteligentes para Acionamentos de Máquinas Elétricas (Sala I102 – Bloco GHI)

Equipamentos:

- 8 Monitores de apoio;

- 1 Projetor multimídia Benq;

- 1 Multimetro Digital;

- 1 Osciloscópio Tektronix TDS 1012;

- 1 Variador de tensão trifásico;

- 1 Fonte CC Minipa MPL 3303;

- 1 Inversor de Frequência WEG CFW10;

- 1 Bancada de ensaios de Máquinas Elétricas;

- 1 Bancada de medidas elétricas;

- 1 Bancada de acionamento/ensaio de máquinas elétricas com inversor WEG CTW 04;

- 1 Bancada de máquinas com volante inercial;

- 1 Bancada freio de Foucault;

12. LEPQER 3 – Laboratório de Pesquisas de Fontes Chaveadas e Conversores de Alto Rendimento (Sala I105 – Bloco GHI)

Este laboratório encontra-se em reestruturação. Já possui mobiliário e instalações elétrica e de rede. Os demais equipamentos e materiais estão em fase de upgrade e aquisição.


2) LABORATÓRIOS COMPARTILHADOS COM A GRADUAÇÃO NA ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

1. Laboratório de Automação (sala S004)

Equipamentos:

- 14 Termômetros bimetálicos - 0 a 200 ºC;

- 6 Manômetros de 0 a 20 kgf;

- 17 Transmissores de pressão;

- 1 Inversor de frequência;

- 3 Calibradores de corrente/tensão com display LCD Digital;

- 1 Planta didática de emulação de processos de automação industrial para ensaios de nível, temperatura e vazão (SMAR);

- 3 Autotransformadores;

- 12 Multímetros;

- 4 Osciloscópios;

- 6 Fontes de alimentação DC tripla reguladas;

- 14 Computadores em rede;

- 1 Planta pneumática;

- 10 Controladores lógicos programáveis com módulos digitais e analógicos;

- 10 Medidores industriais de pressão, nível e temperatura (Foundation Fieldbus);

- Rede de comunicação Foundation Fieldbus.

2. Laboratório de Integração e Síntese (sala S009)

Equipamentos:

- 8 Fontes de dois canais 0 a 32 VDC;

- 8 Osciloscópios Tektronix;

- 8 Multímetros portáteis Minipa;

- 4 Geradores de sinais BK Precision;

- 2 Geradores de sinais Victor 2000;

- 4 Estações de solda.

3. Laboratório de Eletrônica Analógica (sala S101)

Equipamentos:

- 6 Osciloscópios;

- 8 Geradores de função;

- 6 Bancadas didáticas;

- 7 Multímetros;

- 6 Fontes de alimentação dupla simétrica;

- 7 Computadores em rede.

4. Laboratório de Eletrônica de Potência (sala S105)

Equipamentos:

- 6 Osciloscópios;

- 17 Computadores em rede;

- 7 Bancadas didáticas;

- 5 Fontes de alimentação com 04 displays em cristal líquido marca Instrutherm;

- 6 Multímetros.

5. Laboratório de Prototipagem (sala S106)

Equipamentos:

- 6 Bancadas didáticas;

- 1 Soprador térmico, pistola de ar quente;

- 12 Multímetros digitais True RMS AC;

- 4 Fontes de alimentação DC simétricas;

- 1 Ponte RLC;

- 3 Furadeiras de bancada.

6. Laboratório de Sistemas Embarcados (sala S109)

Equipamentos:

- 14 Computadores em rede;

- 10 Kit microcontrolador placa com PIC 16f628a e fonte de alimentação placa gerador amc plus c/ soquete n Csoc, cabo rj12, fonte de alimentação;

- 14 Sistemas de desenvolvimento série: 4711 - microcontroladores neo201 plataforma de desenvolvimento para micro controladores;

- 7 Sistemas didáticos série: 6162 - de microcontroladores xm118 modulo didático para microcontroladores PIC18f;

- 1 Analisador lógico;

- 6 Fontes de alimentação DC.

7. Laboratório de Controle Clássico (sala S201)

Equipamentos:

- 9 Computadores em rede;

- 8 Kits didáticos de controle de posição e velocidade (Datapool);

- 8 Kits didáticos de controle de temperatura e nível de líquido (Datapool);

- 16 Sistemas de aquisição de sinais (Daq 6008/09 National Instruments);

- 8 Osciloscópios;

- 8 Fontes de alimentação simétrica DC.

8. Laboratório de Processamento Digital de Sinais (sala S204)

Equipamentos:

- 6 Transdutores;

- 25 Computadores em rede;

- 18 Transformadores de corrente (marca kron)

PPGEE/PPGAEE em imagens

 Os laboratórios do PPGEE localizam-se dentro do Bloco CIPECA. Os ambientes contam com equipamentos avançados, de última geração, para apoio das pesquisas desenvolvidas. Cabe ressaltar que as pesquisas desenvolvidas pelo PPGEE estão fronteira do conhecimento, fato atestado pelas inúmeras publicações científicas e patentes depositadas pelos seus pesquisadores.

Fig. 0: Entrada do CIPECA.

Fig. 1: Corredor do CIPECA.

Fig. 2: Corredor do CIPECA.

Fig. 3: Sala de Estudos do CIPECA.

Fig. 4: Equipamentos relacionados ao controle de processos.

Fig. 5: Equipamentos relacionados a Máquinas elétricas.

Fig. 5: Equipamentos relacionados a Máquinas elétricas.

Fig. 6: Equipamentos relacionados a Eletrônica

Fig. 7: Equipamento relacionado a Energia renovável

Fig. 8: Painel solar com seguidor solar (efeito Girassol). Produz eletricidade para recarregar bateria. Controle eletronico baseado em logica nebulosa.

Fig. 9: Controle automatico de um Giroscopio

Fig. 10: Controle automatico de equipamento torsional

Fig. 11: Bancada em laboratorio de controle

Fig. 12: Bancada em laboratorio de maquinas eletricas

Fig. 13: Motor brushless usado em um Drone 

Fig. 14: Laboratório de controle no CIPECA.

Fig. 15: Equipamentos do Laboratório de Eletrônica de Potência.

Fig. 16: Equipamentos do Laboratório de Eletrônica de Potência.

Fig. 17: Equipamentos do Laboratório de Eletrônica de Potência.

Fig. 18: Equipamentos do Laboratório de Eletrônica de Potência.

Fig. 19: Tela de simulador de turbina eolica - FAST NREL

Reportar erro