Página Inicial
/
Área Acadêmica
/
Docentes
/
Roberlei Alves Bertucci

Roberlei Alves Bertucci

Publicado 3/28/2017, 12:10:59 PM, última modificação 8/8/2023, 1:50:58 PM
Linha de Pesquisa: Materialidades do sentido e suas tecnologias

Atuais interesses de pesquisa

Diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como:

  • Sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro
  • Descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas
  • Aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais

Projeto de Pesquisa atual: Anotações, leitura e escrita: estratégias computacionais (resumo)

O projeto analisa o impacto que ferramentas de anotação digital causam no ensino-aprendizagem da leitura,  com o intuito último de viabilizar o uso de uma ferramenta de mediação de leitura. O domínio de recursos multimidiáticos tem sido visto como um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem da leitura na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação, tanto no ensino presencial quanto a distância. 

Orientações em andamento

Mestrado

  • BOUCINHAS, Aline. A correção textual-interativa como estratégia no processo de construção de sentido em texto do Enem. (prev. 2024) 
  • BRELAZ, Elane. Anotações em ambiente digital: mediação e impacto na escrita. (prev. 2025)
  • BUSATO, Lucas Granado. Anotações em ambiente digital: mediação e impacto na leitura. (prev. 2025)
  • DAL PRÁ, Luana. A incorporação dos gêneros digitais nas propostas de redação nos concursos vestibulares. (prev. 2023)

IC / TCC / Extensão

  • BOAVA, Beatriz. Fake news: a utilização do gênero notícia na prática docente (prev. 2023)
  • LAUREANO, Scarleth. Quatro passeio pelo bosque das implicaturas. (prev. 2023)
  • MARTINS, Aniellen Piton. Anotações em ambiente digital: relações entre leitura e variáveis textuais. (prev. 2024)
  • OBRZUT, Karina. Correção e Máximas Conversacionais: uma pesquisa longitudinal. (prev. 2023)
  • OLIVEIRA, Lívia Cabral. "Quando se é normal": autismo e inadequação linguística. (prev. 2023)
  • PRANDEL, Amanda. Ensino de língua portuguesa para alunos com Transtorno Espectro Autista: revisão bibliográfica (prev. 2023).
  • SILVA, Matheus Petris da. Anotações em ambiente digital: relações entre leitura e variáveis extratextuais. (prev. 2024)