Home
/
Sobre o PPGEQ

Sobre o PPGEQ

Publicado 2/2/2017, 9:53:31 AM, última modificação 12/7/2018, 1:18:55 PM

O Curso de Mestrado em Engenharia Química da UTFPR do Câmpus Apucarana tem como objetivo geral promover o aprimoramento científico de diplomados em cursos de graduação nas áreas da Engenharia Química, Química, Tecnologias, Engenharias e áreas afins, visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados a realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação sistemática de processos e produtos que possam ser aplicados diretamente no desenvolvimento da região.

Área de concentração: Desenvolvimento de Processos

A Área de Concentração em Desenvolvimento de Processos destina-se à qualificação de recursos humanos de nível superior na pesquisa básica, formação de novos pesquisadores e profissionais aptos a desenvolver novas tecnologias nas áreas de abrangência da Engenharia Química, com foco em Processos de Separação e Bioprocessos. O curso oferece uma sólida formação nas ciências básicas da Engenharia Química, bem como disciplinas afins, visando proporcionar aos profissionais titulados uma visão abrangente do entendimento dos processos em micro e macro escalas e o desenvolvimento de soluções de caráter tecnológico associados à Engenharia Química e áreas correlatas.

Linhas de pesquisa

Engenharia de Bioprocessos
A linha de pesquisa Engenharia de Bioprocessos integra conhecimentos da engenharia química com a bioquímica para a obtenção de novos produtos, muitas vezes utilizando-se de recursos naturais disponíveis. Nesta linha são desenvolvidos processos industriais que envolvem o cultivo de células microbianas, animais e vegetais, bem como processos enzimáticos para a obtenção de moléculas de interesse nas mais diversas áreas. Nesta linha, um dos focos principais e de extrema importância é o desenvolvimento de tecnologias, procedimentos e metodologias analíticas com alta eficiência de purificação e recuperação de bioprodutos que possuem alto valor agregado, como principalmente os farmacêuticos. Adicionalmente, esta linha também pode estar relacionada à nanobiotecnologia para o desenvolvimento de sistemas para encapsulação de compostos com características bioativas. Ainda pode-se destacar o desenvolvimento de rotas tecnológicas utilizando a catálise enzimática para a obtenção de biocombustíveis, maximizando sua produção a partir da caracterização e otimização de biocatalisadores.

Engenharia de Processos de Separação
A linha de pesquisa Processos de Separação tem por objetivo o estudo e o desenvolvimento de tecnologias para a caracterização, purificação, concentração e recuperação de matérias primas e produtos em diversas áreas da engenharia Química. Os processos de separação convencionais e avançados são aplicados no desenvolvimento sustentável e melhoria de processos para o tratamento de sólidos, líquidos e gases. A linha contempla o desenvolvimento de projetos em áreas diversas da engenharia de processos químicos, como processos de separação baseados no equilíbrio de fases e transferência de massa, bem como a modelagem e simulação para a otimização dos processos.